A História das músicas dos Animes – parte 1

Por: Giuliano Peccilli

             A trilha sonora quando criada para um filme ou uma série, muitas vezes é decisiva, tornando aquela série, inesquecível ou 

não. No Japão não é diferente, quando se fala em anime song ou com a contração de ambas as palavras, anisong, expressões usadas para se referir a músicas de anime.

Sendo Naruto, Dragon Ball Z ou Sawamu, a animação japonesa não é algo que deve exclusivamente a sua arte diferenciada do resto do mundo, mas a um processo de criação de diversas empresas, sendo gravadoras, estúdios de animação, emissoras, patrocinadores, agências, para a elaboração daquela série em especifico. Lógico que com os anos, a tendência só foi se tornar mais complexo o processo de criar uma série de sucesso, mas engana-se que hoje anime seja algo que deve ser apreciado apenas por fãs do gênero, principalmente formado por crianças e adolescentes, no ocidente exclusivamente falando. Uma coisa que vale ressaltar que as musicas de animes, como qualquer produção musical, sofre influências, por sua política, influências externas e mesmo de cantores que trazem consigo sua bagagem musical. No caso das anime songs exclusivamente falando, elas começaram como cantigas infantis, sendo que com o tempo acabaram tendo outras influências, tornando o que elas são atualmente.

Bravura e Heroísmo

             A música das produções de anime, principalmente nas décadas de 50 e 60, carregam em suas letras, toda um heroísmo, demonstrando toda uma proclamação de sentimentos em torno dos personagens daquele série.




            No Brasil, mesmo algumas canções tendo sido traduzidas, muitas mantiveram no original, e tanto animes como o gênero live action, o país foi invadido por produções nipônicas nessa época. Sendo National Kid, Ultraman, Super Dínamo, Sawawu, Princesa e o Cavaleiro entre outros clássicos que puderam ser assistidos em sua maioria na extinta TV TUPI, temos exemplos de canções que pareciam influenciadas principalmente de Cantigas infantis, e principalmente realizavam seu objetivo, fazendo muitos adultos saberem as letras daquelas músicas até hoje, mesmo tendo se passado vários anos.




Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto, e gostaria de saber se existe alguma fonte de literatura que você tenha se baseado para escrever esses textos???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.