A História das músicas dos Animes parte 2



O surgimento do rei das anime songs e a influência da música Enka

Passamos para os anos 70, época que começou para as primeiras grandes influências musicais desse gênero musical, com a entrada de artistas como Mojo, Ichiro Mizuki, Akira Kushida, Mitsuko Horie, Isao Sasaki entre tantos outros. Vale lembrar que entre eles, o que fez história para o gênero, foi o cantor Ichiro Mizuki, que cantou mais de 1.000 músicas para o gênero. Não é a toa que ele é chamado de Aniki, o rei das anime songs. Entre os clássicos que Ichiro Mizuki cantou, destaca-se: Mazinger Z, Koutetsu Jeeg, Combatller V, Lupin III, Captain Harlock, Babel 2 entre outros.

Outra grande influência musical para o gênero, foi a Enka, música tradicional japonesa. A música Enka é a antiga música popular japonesa, no qual você põe todo o seu sentimento ao cantar. Declamando o que você sente, em forma de protesto, confissão, ressentimento. Normalmente as cantoras de música Enka se apresentam, vestindo quimonos. Sendo a musica popular e tradicional do Japão, a música Enka, era referência para grandes cantores naquela época, não sendo a toa sua influencia tanto indireta como diretamente, gerando cantores especialistas nesse gênero musical que trouxeram essas características a anime songs, como Mojo e Mitsuko Horie. A música Enka acabou perdendo mercado dos anos 80 em diante, com a força de gêneros como rock ganhando força no Japão, além do surgimento do termo jpop, remetendo a músicas desde eletrônicas, hip-hop e baladas românticas.

Vale destacar que durante o governo de ocupação por parte dos americanos, após o fim da segunda guerra, também gerou influencia cultural dos EUA e do ocidente em geral no Japão, sendo uma delas na música, sendo refletida nas décadas seguintes. Nos anos 60, uma das influências foi o Carnabeats, que era bandas do estilo Beatles, enquanto na década anterior, a grande influência também estrangeira veio de música romântica, estiloao do cantor Elvis, sendo bastante imitada, tendo fãs até hoje na ativa, como Isao Sasaki. Para quem não o conhece, esse famoso cantor de anime songs e no Brasil, conhecido como Professor Nambara em Jaspion, faz cover do Elvis no Japão, vestindo até roupas que lembram o eterno rei do rock.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.