Está série é daquelas que você tem uma grande surpresa de ser muito boa, sendo que não haviam comentado dela antes com você. Chego a dizer que o dorama Engine de longe é uma das melhores séries japoneses que tive a oportunidade de assistir.

Tendo uma excelente fotografia e trazendo para o universo dos doramas, as corridas, vemos carros na pista, as famosas garotas em trajes mínimos, como também pilotos dando seu melhor para chegar ao seu melhor tempo.


Outro ponto fortíssimo é a música tema do seriado “I can see clearly now” do cantor Jimmy Cliff, enquanto a musica do protagonista é a “Angel” do grupo Aerosmith (recentemente veio tocar no Brasil). Optando por duas músicas de artistas bastante conhecidos no mundo inteiro, eles acertaram em cheio, tornando-se ideais para a imagem que o seriado quis transmitir.

É assim que começa a história de Jiro Kanzaki, um piloto da Fórmula 3000 que tem o sonho de chegar na Fórmula 1. Sendo segundo piloto, Jiro arranja uma briga com o piloto “cabeça” de seu time, após uma batida aonde Jiro queria o ultrapassar e ganhar a corrida. O resultado da briga é sua demissão e volta para o Japão depois de cinco longos anos fora.

Uma nova vida

Jiro ao chegar no Japão, percebe que as coisas não estão mais como ele as deixou. Sua casa virara um orfanato, aonde seu pai e sua irmã são os donos. A Casa do Vento têm doze crianças e ele terá que trabalhar na casa, caso queira morar ali de novo. Ele acaba descobrindo que sua irmã, Chihiro voltou a morar com o pai, por causa do divorcio, no entanto não entende o porquê do seu pai, Takeshi, ter aberto um orfanato.

Ele conhece a professora que cuida das crianças, Tomomi Mizukoshi que o define como um péssimo exemplo para as crianças, mas acaba descobrindo que pode estar profundamente errada. Além dela, o professor Motoichiro Torii também não gostou nada da vinda de Jiro na casa. Uma das pouquíssimas pessoas a seu favor é a cozinheira Eiko Ushikudo.

As crianças e o orfanato

Tentando refazer sua vida de piloto, ele vai até seu antigo treinador, mas não é tão bem recebido, nem por ele e nem por sua ex namorada, a Eiko Ushikubo. Tendo 27 anos e tendo deixado todo mundo falar sozinho, quando tentou carreira internacional, Jiro percebe que mesmo com a festa feita por sua antiga equipe, ele está sozinho nessa nova etapa da sua vida.
Daisuke é o garoto revoltado da turma. Com luzes avermelhadas no cabelo, ele é um adolescente que teve problema com os pais, mas mesmo não assumindo, gosta da família que ganhou no orfanato se preocupando com todos ali.

Harumi é uma das garotas mais bonitas da turmas, tendo por volta de 16 anos, seus pais se divorciam, fazendo ela não ter uma boa relação com sua mãe. Independente, ela tenta sair do orfanato, quando encontra um namorado disposto a se casar com ela.
Tooru e Aoi são irmãos e vieram para o orfanato, depois que seu pai foi preso ao matar a própria esposa. Tooru não sabe, mas Aoi mesmo pequena conhece toda a história, mesmo fazendo de conta que não sabe quando Tooru desconversa.

Shuhei é uma criança problema, tendo um histórico de quatro orfanatos, todos os seus pais adotivos o devolvem por ele não demonstrar sentimentos.

Shunta perdeu seus pais muito cedo, assim indo parar no orfanato. Ele é muito amigo do Akira, como também desenvolve uma bela amizade com Jiro, gerando muitos momentos engraçados.

Akira é um garoto que costuma sempre inventar histórias, não achando graça na verdade, ele acabou se tornando conhecido por suas mentiras. O pai de Jiro acredita que essa “qualidade” dele pode o tornar um grande escritor no futuro.

Morio é um garoto acima do peso que veio parar no orfanato numa promessa que seu pai voltaria quando estivesse consolidado num emprego e bem de si. Bêbado e gerando maus tratos, o pai de Morio não aceitou o fracasso na profissional descontando em seu filho.

Nao é uma garota que deseja se tornar um ídolo, tendo o pai no hospital e a mãe trabalhando excessivamente, ela decidiu ficar por um curto período de tempo no orfanato.

Yukie é uma garota tímida e chora sempre, por não ter tido o carinho dos pais. Ela é a mais sincera do grupo. Ela é muito amiga da Misae, que a fez melhorar e se tornaram grandes amigas.

Misae é a mais velha do grupo, ela está estudando para o vestibular. Ela foi abandonada pelos pais, hoje ela toma conta das outras crianças e tem como melhor amiga, a Yukie.

Nanae é a mais nova do grupo, tendo poucos anos de vida, veio de uma gravidez inesperada entre jovens. Ela se tornou o xodó do orfanato sendo sempre paparicada.

O rival

Jiro quando retorna ao Japão e fala com seu treinador, ele também encontra um piloto em seu lugar. Com uma fama sendo construída e egocêntrico, ao perceber que Jiro quer ocupar um espaço que é seu. Hiroto Sugawara não irá permitir tão fácil, logo afirmando que são seus patrocinadores que bancam aquele lugar, não havendo espaço para veteranos.

Com certeza, essa rivalidade dos dois é um dos pontos altos da série. Jiro chega a pedir ao treinador mais uma chance, deixando ser chantageado por Hiroto que sugere uma corrida entre os dois.

O resultado é uma corrida acirradíssima com Jiro ganhando e humilhando o jovem piloto. O treinador desconversa a aposta da corrida, ofercendo o emprego de mecânico ao Jiro. Uma forma “honrosa” dele ainda pertencer à equipe. Seria pegar ou largar.

Mecânico ou piloto?

Por essa, Jiro não esperava. Eiko fala pra ele uma frase que é quase um soco no estômago: “Tornar-se mecânico é aceitar que não será mais um piloto e deixar a paixão de guiar um carro de lado”.

Aceitar ou não aceitar? Acreditando que isso seja apenas um teste do treinador, ele decide aceitar o convite de emprego do seu antigo treinador, virando o novo mecânico da “Ichinose”.

Brigas

Tudo começa a ruir no orfanato, quando Tooru para evitar que sua irmã Aoi saiba a verdade sobre seus pais, espanca companheiros de escola que provocam revelar a verdade. O fato chega as mães vizinhas da casa, que começam a protestar o orfanato.

Senão fosse por isso, Harumi anuncia que vai se casar, assim deixando o orfanato e a escola, mas o noivo muda de idéia, fazendo o problemático Daisuke sair de casa e esmurrar o ex namorado da Harumi. O fato chega a ouvidos da região, fazendo mais uma vez os moradores acreditarem que deve ser fechado o orfanato por estar gerando péssimos cidadãos. A solução da vizinhança é obrigar aumentarem o aluguel da casa em 4 vezes, assim obrigando eles a fechar o lugar, mas não será tão fácil com Jiro estando na casa.
Jiro decide mais uma vez pedir pro treinador, para entrar numa corrida e com o prêmio pagar o orfanato para pelo menos seis meses. Assim começa o arco final que nós despede de Engine. Será que Jiro conseguirá o prêmio depois de tanto tempo parado?

Elenco

Essa série entre as formulas de sucesso é ter um bom elenco. Repleto de atores e atrizes de sucesso, essa série reúne diversos rostos conhecidos e vocês irão entender a seguir.

Comecemos pelo ator e cantor Takuya Kimura que interpretou o piloto Jiro Kanzaki. Ele é membro da banda Smap, uma das bandas mais conhecidas do Japão. Como não poderia ser diferente, ele atua magnificamente nesse dorama, sendo responsável também pela audiência estar acima dos 20% com o “Efeito Takuya”.

No papel da professora Tomomi Mizukoshi, a atriz Koyuki faturou o prêmio de melhor atriz no 45th Television Academy Awards. Entre os destaques dela aqui no Brasil, vale sua atuação em O ultimo samurai com Tom Cruise e Eragon.

Outra atriz que merece destaque é a a Matsushita Yuki, que fez a irmã do Jiro, Chihiro Kanzaki. Tendo entre outros destaque, o dorama Sekai no Chuushin de, Ai wo Sakebu, aqui ela atua como irmã mais velha sendo sempre uma conselheira.
Entre as crianças tem o ator mirim Yuto Nakajima que fez o garoto Shuhei. Ele também atuou no dorama Nobuta wo Produce, como irmão mais novo do personagem Shuji. Ele participa de duas bandas mirins: a J.J Express e a Tap Kids.

O personagem Shunta Kanemura foi interpretado pelo ator mirim Komura Yuta. Ele também pode ser visto no dorama Kiken na Aneki com a atriz Itoh Misaki (de Densha Otoko dorama).
A Harumi Hida foi interpretada pela Erika Toda. Ela fez a Mariko, namorada do Shuji no dorama Nobuta wo Produce. Ela também fez Death Note 1 e 2, aonde interpretou Misa Amane. Por fim, ela também atuou em Hana Yori Dango 2.

A atriz Ueno Juri fez a veterena do orfanato, a Misae Hoshino. Entre seus destaques ela atuou no filme engraçadissimo Swing Girls, sobre um grupo de estudantes bagunceiros que querem formar um grupo musical sério da escola. Ela também atuou no dorama premiadíssimo Nodame Cantabile.
A tímida e chorana Yukie Ninomiya foi interpretada pela jovem atriz e modelo Kaho. Entre seus doramas, está também premiado Sekai no Chuushin de, Ai wo Sakebu.

Tooru, o irmão super protegido de Aoi, foi interpreto por Daiki Arioka. Ele fez uma participação especial no tokusatsu Gaoranger, além de ser companheiro do Yuto na banda mirim J.J Express.

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli