Essa é uma série bem diferente e especial, para quem já está acostumado aos doramas atuais. Produzida em 1996, Long Vacation, foi o primeiro grande Hit do ator e cantor Takuya Kimura que virou sinonimo de sucesso depois disso. Já falamos de outras fabulosas séries dele por aqui, como Beautiful Life e Hero que tiveram o efeito Takuya na suas respectivass audiências.

Direto do tunel do tempo…

Voltando ao ano de 1996, a série tem toda uma característica anos 90, principalmente na roupa e nos cabelos dos personagens. Talvez para alguns, 1996 nem pareça tão longe assim, mas na hora que você ouve “La La La Love Song” cantada pelo dueto entre Toshinobu Kubota e Naomi Campbell, e surge na tela os personagens Senna Hidetoshi e Minami Hayama, difícil não se sentir deslocado.

Agora preste atenção, isso é só nos primeiros minutos, diferente de animes no qual sentimos a “data” na forma da animação utilizada na série, por sua vez doramas é mais percepetivel justamente por causa estar ligada a aquele contexto especifico. Não deixe de acompanhar, por causa disso, Long Vacation é uma série de um roteiro afinadíssimo e com uma trilha sonora marcante feita pela banda Cagnet, que torna essa série à favorita internacionalmente.

Minami, uma noiva deixada no altar.

Senna Hidetoshi dá aulas de piano numa escola da região e nem passou por sua cabeça que justamente aquele dia, tudo iria mudar na sua vida. Minami Hayama vestida de noiva, pressente algo errado ira acontecer no dia de seu casamento, correndo para o apartamento de seu “noivo”, dando de cara com Senna. Lendo uma carta deixada por ele, ela descobre que ele fugiu com uma garota, no dia do seu próprio casamento, deixando a pobre Minami, sozinha no altar.

Minami toma uma atitude drástica que é mudar para o apartamento de Senna. Sem lugar para morar já que com o casamento, ela abriu mão de sua carreira profissional e de sua casa, Senna a aceita, não sabendo que isso mudaria para sempre sua vida pessoal.

Tendo 31 anos, Minami sabe que sua carreira como modelo está em crise justamente por sua idade e que seu casamento seria uma excelente despedida do meio. Voltando a agência, ela é questionada realmente por causa disso. Sua melhor amiga, a Momoko Koishikawa, também modelo da agência

Conhecendo a tímida Ryoko.

Senna tem uma paixão platônica pela belíssima Ryoko Okusawa, que também trabalha na mesma escola de musica que ele. Tímida e sempre correta, Ryoko nem desconfia que Senna não queria apenas uma amizade com ela, mas justamente por também ser tímido, não consegue nem convidá-la para sair.

Bom, ele não conseguia, agora com uma presença feminina em casa, Minami ensinara todos os truques de como ele deve conquistar Ryoko. Sem perceber, seus truques serão viraram contra si mesma, apaixonando-se pelo próprio Senna.

Senna, o azarado.

A Minami tornando-se cada vez mais intima na casa de Senna, o batiza de Ayrton, numa referencia ao grande piloto brasileiro, Ayrton Senna. Fato curioso é que a série brinca muito com essa referencia, como também com Doraemon, quando Minami chama Senna assim, por sua forma robótica de tocar piano.

Senna vive a crise de seus 24 anos, por não ter tido sorte nem no amor, muito menos em sua profissão. Desejando tornar-se um pianista profissional de alguma orquestra mundial, Senna não conseguiu superar sua timidez de tocar ao um público, questionando se deve realmente continuar a investir nisso. Tendo Minami em casa, ele realmente não sabe se isso é uma solução ou mais um problema em sua vida, só que ele nem saberia que junto a Minami, as coisas só iriam se tornar mais estranhas.

O irmão de Minami e o pentágono amoroso

Mais perdido que a irmã, Shinji vem com sua namorada Rumiko para a cidade da Minami. Shinji é um talentoso pianista que leva a vida sem responsabilidade nenhuma, juntando dinheiro apenas quando vence no Pachinko, um jogo popular no Japão utilizado em cassinos locais por lá.
A entrada dos dois personagens na trama é o que realmente dá o sal a mais na relação “amorosa” formada por Ryoko, Senna e Minami. Shinji começa a trabalhar num como garçom em uma boate junto da Rumiko, convidando Minami para visitar ele em seu novo emprego. Minami convidando Senna e Ryoko, com a intenção que os dois fiquem juntos. Shinji se apaixona a primeira vez por Ryoko e convida ela fazer um dueto em dois teclados na boate. Surpreendendo a todos, Senna percebe que Shinji não está sendo bonzinho com a Ryoko apenas por ser amiga da Minami, mas estava com segundas intenções.

Mais tarde, Rumiko bate no apartamento de Senna perguntando sobre o paradeiro de Shinji, já que ele prometerá levar Ryoko para sua casa em segurança. Rumiko e Senna descobrem mais tarde que naquela noite, Ryoko e Shinji se beijaram.

Ryoko conta a Minami e Momoko sobre a noite com Shinji, sendo que as duas nem acreditam que Ryoko nunca havia beijado outro homem, interpretando que a garota teria ido bem mais longe que um mero beijo.

Enquanto isso, Shinji conta a verdade a Rumiko e pede para que ambos não se machucarem mais nessa relação, assim terminando com ela. Rumiko que ama Shinji não acredita no que está ouvindo, assim formando pentágono amoroso.

O contra ataque de Senna

Minami decide ensinar táticas ao Senna para recuperar o grande amor de sua vida, perdido ao Shinji. Ela nem percebe que a cada novo truque, ela se apaixona mais e mais pelo Senna.
Senna consegue um encontro com a Ryoko, no entanto como ambos são tímidos, o encontro não empolga muito Ryoko que pede distância de Senna.

Enquanto isso, Minami procura um novo emprego, depois que foi demitida da agência de modelos. Tetsuya Sugisaki, fotógrafo que tirou fotos dela recentemente, a pede em namoro como também oferece emprego para ela como assistente dele no estúdio fotográfico. Como deu parar perceber, a entrada dele na série, faz a série ter um hexágono amoroso.

Recapitulando os relacionamentos amorosos, Minami começou a namorar Tetsuya, mas na verdade ainda gosta de Senna, que gosta da Ryoko, que por sua vez gosta do Shinji, e por último, sua ex-namorada, Rumiko, ainda é apaixonada por ele.

Senna e Minami

Senna e Minami numa recaída se beijam fazendo Minami se sentir culpada pelo namoro com Tetsuya. Senna se sente péssimo por Minami não o aceita como namorado, e ser chamado de “irmão” por ela. A própria Minami não consegue tirar da sua cabeça o Senna, e Momoko ironiza Minami sobre qual dos dois, ela salvaria, caso um barco afundasse com os dois dentro.

Minami decide que irá se casar com Tetsuya, assim para fugir de seus sentimentos pro Senna, opta por se mudar. Ela também se sente incomodada com a idéia de Tetsuya ser divorciado e ter um filho de outro casamento, não sabendo se é realmente isso que ela deseja para o futuro de sua vida.

Enquanto isso, Shinji não conseguindo ficar na mesma casa que a Rumiko, pede para Senna dividir o apartamento com ele, ficando no mesmo quarto que era de sua irmã.

A batalha final de Senna e Ryoko

Professor Sasaki que sempre encorajou Senna para entrar em competições e superar sua timidez de tocar em publico, sugere tanto Ryoko como Senna, a competirem uma vaga numa orquestra nos EUA. Os dois aceitam, entrando em profundo treinamento para conseguir passar nesse concurso. Senna por nunca ter arranjado nada profissional, além de ser professor de música, decide que aos 24 anos de idade, se ele não conseguir passar, irá tentar outra carreia em sua vida.

Senna estava disposto a quebrar sua barreira com a sociedade e no dia de sua apresentação aos juizes, ele escolhe a música que lhe faz lembrar de uma pessoa especial. Senna passa para a próxima etapa do concurso, como também sabe quem realmente ama.

Ryoko também passa sem problemas para a segunda etapa do concurso fazendo a relação dos dois ficar ainda mais estremecida.

Quem irá vencer o concurso? Como fica a história do hexágono amoroso? Só assistindo essa incrível série. Long Vacation ganhou 10 prêmios do Television Drama Awards, sendo o destaque da temporada, como toda razão.

Elenco

Estrelado pelo Takuya Kimura, no papel de Senna “Ayrton” Hidetoshi, foi a consagração do ator no hall de grandes estrelas em doramas. Takuya também é membro da boy band SMAP e foi a partir de Long Vacation que sua presença tornou-se referência de boa audiência. Em Long Vacation, o episódio final, por exemplo, obteve 36,7%, extremamente alto para um país que mede sucesso da série, acima dos 20% de audiência. Não é a toa que Takuya virou realmente um fenômeno nos doramas desde então.

Outro destaque da série foi a Tomoko Yaguchi, que interpretou a Minami Hayami. Sua interpretação com o Takuya, formando a dupla Senna e Minami foi afiadíssima, tornando super natural a relação dos dois sob o mesmo teto.

A garota tímida Ryoko Okusama foi interpretada pela atriz e cantora Takako Matsu. Esse foi o primeiro dorama entre outros que ela contracenou com o Takuya, como Love Generation e Hero. Ela é uma cantora de jpop da BMG Japan e na época de Long Vacation, ela estava começando sua carreira musical.

Prêmios da 9th Television Drama Academy Awards para Long Vacation

Melhor drama: Long Vacation

Melhor ator: Kimura Takuya/ Hidetoshi Senna / Long Vacation

Melhor atriz: Yamaguchi Tomoko / Hayama Minami / Long Vacation

Melhor ator coadjuvante: Yutaka Takenouchi / Hayama Shinji /Long Vacation

Melhor atriz coadjuvante: Inamori Izumi / Koishikawa Momoko / Long Vacation

Melhor iniciante / Revelação: Matsu Takako / Okusawa Ryoko Long Vacation

Melhor roupa outfit: Yamaguchi Tomoko/ Hayama Minami / Long Vacation

Melhor roteirista: Eriko Kitagawa/ Long Vacation

Melhor elenco: Long Vacation

Melhor abertura: Long Vacation / La La La Love música de Toshinobu Kubota com Naomi Campbell


A história por detrás da música de Long Vacation

A música La La La Love cantada por Toshinobu Kubota e Naomi Campbell figura a lista da Oricon, como uma das músicas mais vendidas de todos os tempos. O sucesso dessa incrível canção atravessou o tempo e sua mais recente versão é a da cantora BoA no álbum Best of Soul.

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli