Crítica | Summer Snow


“Verão de 1951,
O 1º submarino japonês, o “Kuroshio”, faz seu primeiro mergulho fora do Estreito de Tsugaro.
Quando o holofote brilhou da janela para as trevas do mar, foram avistadas pequenas partículas, como bolinhas de algodão.
Foi registrado como se aquilo fosse neve.
Eu quero ver isso pelo menos uma vez, centenas de metros abaixo, nas profundezas do mar, pura e branca… Summer snow (neve de verão).”

Natsuo Shinoda dá uma breve explicação sobre seu sonho, abrindo o seriado com esse pequeno texto. Summer Snow é um dorama muito difícil não se apaixonar a primeira vista, primeiro por sua trilha sonora extremamente romântica, que cria uma atmosfera perfeita prepara para se deliciar com uma ótima história. Quem assina a trilha sonora é Zamfir com a música tema de Summer Snow , enquanto no encerramento à música Natsumo Osama é composta pela banda Kinki Kids.

Composto de 11 episódios, exibidos entre julho e setembro de 2000, esta série foi uma das mais populares entre os fãs de doramas. Composto de uma simplicidade impar, Summer Snow ensina o dia-a-dia da família Shinoda e como às vezes a “simplicidade” é boa e deve ser curtida nos pequenas detalhes da vida.

A família Shinoda é formada por Natsuo que assumiu a função de pai, depois que os pais faleceram, assim abrindo uma empresa de reparos e vendas de bicileta, na garagem de sua casa. Além do irmão mais velho, temos Chika Shinoda, a única garota da família, que ás vezes é dona de casa, mas em outras é uma estudadente colegial. Por fim, conhecemos o Jun Shinoda que é o irmão do meio e tem problemas de surdez, assim sendo o mais frágil da família.

Natsuo não se perdoa, pois causou a surdez do irmão. Quando os dois eram menores, ele não queria levar seu irmão mais novo pra brincar, assim deixando o brincar sozinho num balanço. Jun foi empurrado forte por Natsuo, assim fugindo em seguida, mas desiste de brincar com os amigos, ao ouvir o choro do seu irmão mais novo. Deparando-se com o irmão sangrando nos dois ouvidos, descobriu posteriormente que Jun perdera a audição. A culpa fez dele procurar alguma forma de sentir a dor do irmão, assim encontrando no mar, o silêncio semelhante a dor do irmão.
Todo domingo, Chika prepara o almoço dos dois, assim Natsuo e Jun partem para mergulhar no mar e fotografar o que eles encontram por lá.

Num dia, Jun começa a ter um relacionamento virtual com uma estranha moça e Natsuo o encoraja deles se conhecerem. Jun marca com ela numa fonte próxima de onde mora, mas a moça acaba descobrindo e não aceitando o problema de surdez dele, acusando que ele mentiu para ela. Natsuo que havia até então juntado dinheiro, para o casal jantar fora, acaba percebendo o quanto à sociedade é preconceituosa. No dia seguinte, ele quando paga o financiamento da loja, percebe que o nome da recepcionista é o mesmo da garota que deu o fora no irmão, assim falando um monte para ela. O que ele não sabia, que tudo foi um mal entendido, Yuki Katase era o nome da amiga da garota que usou esse nome como apelido para conhecer o irmão de Natsuo. A verdadeira Yuki mesmo levando uma bronca de graça por culpa da amiga acaba se apaixonando por Natsuo. Ela compara sua situação de frágil no banco com a do irmão do Natsuo, já que todos do banco sabem do seu problema de coração.

Enquanto isso, Chika tem um caso com o melhor amigo de Jun, o Hiroto Suetsugu. Aproveitando da surdez do irmão e das vezes que a casa fica vazia no final de semana, Chika e Hiroto abusam da sorte e acabam encontrando um grande problema, a gravidez. Hiroto nunca foi bem visto por Natsuo, pois cabula na aula e está envolvido com uma gangue da região, assim obrigando Chika e Hiroto a optarem por um aborto.

A falta de dinheiro faz Hiroto aceitar o plano da gangue que atuava numa série de assaltos em idosos. Ele tenta, mas fraqueja, assim sendo procurado pela polícia. Além disso, chega o momento de Natsuo desconfiar algo de estranho entre Chika e Hiroto, quando este descobre sobre a gravidez, ele não se faz de rogado sobre a opção de aborto.

Chika não acredita que os outros decidem por ela sobre a vida que guarda em seu ventre, ela decide ter o bebê. Natsu e Hiroto a apóiam sabendo que a vida profissional dela está acabada ao tomar essa decisão, assim indo até a família de Hiroto para anunciar sobre o bebê.

A família de Hiroto não aceita bem a notícia, definindo que Natsuo e sua família desejava extorquir dinheiro deles. Uma briga em casa, agregada a esse motivo e a falta de interesse dele sobre a escola, Hiroto foge de casa, assim decidindo construir uma nova vida com Chika.

Natsuo o aceita e o ensinar em como consertar as bicicletas, assim permanecendo em casa. Pra evitar qualquer problema, Natsuo ordena que Hiroto durma no seu quarto e não no quarto de sua irmã.

Enquanto isso, Natsuo e Yuki começam a sair como dois namorados, após Yuki se apaixonar pelo mar, igual Natsuo. Os dois sempre tentam se beijar, mas algo inesperado sempre acontece. Yuki não conta para Natsuo sobre seu problema do coração, por não querer sentir pena do cara que ela ama, fazendo assim ele descobrir da pior maneira possível. Yuki é hospitalizada por causa do desgaste com as aulas de mergulho. Natsuo é reeprendido pelo pai dela que não aceita a falta de cuidado que ele teve com sua filha.

A gangue que Hiroto faz parte, não aceita o abandono dele, assim extorquindo dinheiro dele. O auge da briga da gangue com o Hiroto é quando eles invadem a casa e loja do Natsuo e a quebram inteira. Eles prometem que pode piorar as coisas pro lado do Hiroto, caso ele não participe de num assalto em um cassino. Como podem ver, a série é repleta de altas emoções e enquanto mais a história avança, os personagens se encontram cada vez em situações mais complicadas, tornando assim Summer snow, uma série bastante especial. Natsuo ficara com a Yuki? Chika terá seu bebê? São algumas perguntam que só assistindo a série para serem respondidas.

Elenco estelar

O sucesso da série Summer Snow não se deve apenas um bom roteiro. Lógico que Summer Snow por mais triste que a série possa parecer, tem seus toques de humor, principalmente por parte de Natsuo. A atuação e a escolha de um bom elenco fez está série se tornar tão especial na televisão japonesa.

Natsuo Shinoda foi interpretado pelo Dohmoto Tsuyoshi, vocalista da banda Kinki Kids que canta o encerramento da série. Summer Snow abriu caminho para outras super produções que o jovem cantor e ator entrou nos anos seguintes.

Yuki Katase teve no papel a atriz Ryoko Hirosue, que é bastante popular em doramas e filmes. Ela dividiu as telas com Jean Reno (de Código da Vinci e o jogo Onimusha 3) no filme Wasabi, lançado em 2001 pela Columbia Pictures.

Hiroto Suetsugu foi interpretado pelo Tsubasa Imai que não época ainda não fazia dupla com um certo Tackey, mas dois anos depois eles formariam a dupla Tackey & Tsubasa, bastante popular entre os fãs de jmusic.

Jun Shinoda foi interpretado pelo Shun Oguri que já comentado em algumas matérias anteriores, estrelou as séries GTO, Densha Otoko, Gokusen e Hana Yori Dango 1 e 2.

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.