Crítica | Geisha Boy


Estreando a parte de resenhas de filmes, vamos falar um pouco de um filme bastante antigo, mas que tem tudo haver com a cultura pop japonesa, o Gueisha Boy. Produzido em 1958, o filme produzido pelo ator Jerry Lewis, mostra um pouco do Japão pós-guerra, pela visão americana.

O Filme

Wooley é um mágico que não está indo muito bem nos EUA, por isso aceita ir pro Japão animar os soldados americanos. Atrapalhado, o mágico tenta levar clandestinamente o seu coelho nessa viagem, porém tudo da errado, inclusive derrubando o general em cima da atriz Lola Livingston, gerando um mal estar dentro das Forças Armadas.

A tradutora Kimi Sikita leva seu sobrinho no aeroporto, já que não tinha com deixar. Lá, eles vêem Wooley derrubar e arrancar o vestido de Lola sem querer, fazendo o pequeno Mitsuo rir da cena. Kimi fica surpresa, já que seu sobrinho não ri há muito tempo, assim vai atrás do Wooley e apresenta seu sobrinho a ele. Mitsuo pede se Wooley pode ser seu pai, ele fica comovido, mas diz que não pode ser um pai para o garoto.

Confusões

No vôo, Wooley faz amizade com a Sargento Pearson, mas ela acaba gostando dele, não gostando nada que Kimi e seu sobrinho não saem do lado dele.

Isso sem contar que o namorado de Kimi, um jogador japonês de Baseball, decide ir atrás de Wooley, achando que ele é amante dela.

Para se vingar do Wooley, a Pearson decide enviar ele para a Coreia, já que ela esta farta de perder quem ama para garotas orientais.

Wooley acaba tendo que fazer algumas apresentações no meio da guerra, sendo que muitas vezes tinha que fugir para que os soldados não pegassem seu coelho para cozinhar.

De volta ao Japão

No país, Wooley reencontra o Mitsuo que decide mostrar as belezas do Japão para o mágico americano. Andando pelo país, vimos cenas em Kyoto, como também uma hilária cena, de Wooley olhando o Monte Fuji e de repente aparecer as estrelas da Paramount numa alusão ao logotipo da empresa.

Tendo passado o período dessa turnê no Japão, Wooley sabe que precisa voltar aos Estados Unidos, assim tenta se afastar do garoto. No dia da despedida, Mitsuo aparece com uma mala, mas Wooley tenta expulsar o garoto, mesmo assim Mitsuo acaba viajando clandestinamente dentro da mala do mágico.

Nos Estados Unidos, Wooley é procurado pela policia por ter trazido clandestinamente um garoto nipônico. Fugindo, Wooley acaba usando a mesma idéia do garoto e viaja clandestinamente para o Japão.

Por lá, Wooley decide ficar, começando uma carreira de sucesso como mágico, ao lado de Mitsuo e Kimi.

Curiosidades

O filme foi rodado de 16 de junho a 7 de agosto de 1958, sendo que sua estréia nos cinemas foi em 23 de dezembro de 1958.

Entre as participações especiais, está o time de baseball The Los Angeles Dodgers, que Wooley leva Mitsuo pra assistir no Japão.

O filme tem bastante diálogos em japonês, para quem conhece o idioma, fica a dica, já que a maioria das falas não tem tradução.

Mostrando um Japão já ocidentalizado e sem muitas caricaturas, Geisha Boy é um filme que respeita a cultura japonesa e chega a ter adapta-lá a moda americana, para ser entendida.

Esse não é um dos melhores filmes de Jerry Lewis, porém vale para quem gosta do Japão, justamente por mostrar um país bastante diferente do que ele é hoje. Vale lembrar que outros filmes como 007 Só se vive duas vezes, mostra um Japão bastante diferente e até sombria comparada aos dias atuais.

O filme foi lançado no Brasil como O Rei dos mágicos, porém para escrever essa matéria decidi usar o nome original que tem mais haver com a proposta do filme.

 

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu pessoalmente gosto muito do 007 – só se vive duas vezes. Era um dos que eu mais gostava de ver na infância, de ficar acordado até tarde da noite para assistir. Mas olhando bem, ele realmente remete aos mangás de ação adulta do começo dos anos setenta – até porque estes se influenciariam bastante nos filmes de bond, que eram moda.

  2. Ah, sim, de repente você pode procurar os filmes da série Nemuri Kyoshiro – que são totalmente influenciados pelos filmes de james bond. Só que com samurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.