Crítica | Hana Yori Dango 2

Hana yori dango é um dos doramas mais conhecidos pelo público que curte shoujo aqui no Brasil. Estamos voltando a falar desse maravilhoso universo.

Tudo maior…

Desde o primeiro minuto, sabemos que a série evoluiu em todos os pontos. Com o sucesso da primeira temporada, vemos uma série muito mais rica visualmente, como também uma trilha sonora ainda melhor, isso sem mencionar que o primeiro episódio é um especial de 2 horas rodados em Nova York.

Entre as mudanças na série, veio na trilha musical com a substituição da música Planetarium da Ai Otsuka, por Flavor of live da cantora Utada Hikaru. No lugar da canção “Wish” a banda Arashi fez a canção “Love so sweet” para suceder seu sucesso anterior.

Escolha dos fãs fez a diferença

Outro detalhe que fez diferença, foi que a série Hana yori dango 2 foi criada a partir de uma enquete por parte dos produtores do programa. O público japonês pode escolher as melhores cenas do manga que faltaram na primeira temporada, para serem adicionadas nesta. Isso gerou uma “salada” mista para quem acompanhou o manga e assistiu a segunda temporada.
Dorama parecendo manga

Talvez um dos únicos pontos negativos da segunda temporada foi usar narrativas visuais que transformaram seus personagens extremamente caricatos como nos mangas. Um dos personagens que mais sofreu com isso foi Domyoji Tsukasa que tinha ataques de alegria com reações totalmente nonsense que só caberiam ao manga e não ao live action. Por exemplo, quando Domyoji e Makino destroem um prédio fazendo um buraco num apartamento velho e caindo no apartamento vizinho abaixo. Esses fatores destoaram e muito a série em relação da primeira temporada, não mantendo assim um padrão.
Vamos a história (Spoiler para quem não viu Hana Yori dango 1)

Lembram como acabou a temporada anterior? A série acabou com Makino beijando Domyoji que foi estudar em Nova York, mas ele prometeu voltar. Como continuaria esse romance agora que eles foram separados? Vamos as respostas.

Abrindo o ano de 2007 com um especial de 2 horas, vemos Makino andando no Time Square, aonde não consegue se comunicar em inglês para encontrar o Domyoji que ela não vê há mais de um ano.
Utilizando-se de um sistema de flashback, acabamos voltando no tempo justamente no fim da série em dezembro de 2005. Assim, podendo ver o que realmente aconteceu com Makino nesse período que ficamos longe da personagem. Entre os destaques é a formatura do F4 (sem Domyoji) como também a abertura de um restaurante em homenagem ao F4 no lugar da antiga cantina.

Makino segue sua vida sem Domyoji, sendo convidada num reencontro de amigos de sua antiga escola. Ela encontra grandes amigos do passado, como também se sente realmente bem com eles.
A relação Makino e Domyoji acaba “muchando” com o decorrer do tempo, mas tudo muda quando inesperadamente aparece um aviso do F4 no armário da Makino, enviado supostamente pelo próprio Domyoji. A vida da Makino vira um inferno de novo com esse estranho aviso. Desmascarando aquele que ousou imitar Domyoji, Makino consegue desfazer o mal entendido, mas ainda não compreendendo o porque Domyoji não conversar mais com ela.
No fim de 2006, o pai de Makino ganha uma passagem para Nova York que não se fazendo de rogado, entrega à filha para encontrar o seu grande amor do outro lado do mundo.

Em Nova York, acabam roubando todas as coisas de Makino, além disso, ela arranja problemas com um grupo de bandidos. Eles ameaçam a bater nela com uma bola de basquete, faz Makino gritar por socorro por Domyoji. Ela é surpreendida pelo galã Rui que a salva do bando, como também a levando para jantar. Acabamos descobrindo que Rui nunca desistiu do amor da Makino, apenas preferiu respeitar a decisão dela em ficar com o Domyoji ao invés dele.
Encontrando finalmente Domyoji, Makino descobre que ele mudou e não a ama mais. Sendo líder de um grupo de garotos americanos que também agem como guarda costas dele. Com muito custo, Makino acaba conseguindo uma conversar a sós com ele, mas ela apenas confirma o que ela realmente já sabia, tudo havia acabado entre eles.

Rui consegue para ela, tudo que a roubaram quando ela chegou na cidade, assim conseqüentemente ambos retornam ao Japão.
De volta ao lar, Makino recebe um convite do aniversário do Domyoji, enviado pela mãe do próprio. Como nós sabemos, Kaede Tsukasa foi uma verdadeira víbora na primeira temporada. O que ela estaria aprontando? A resposta viria na noite do jantar, aonde Domyoji retorna ao Japão por curto período, sendo anunciado o noivado dele com a também milionária Shigeru Okawahara. Além disso, para pisar ainda mais na Makino, a mãe de Domyoji, propõe um duelo musical entre Makino e Shigeru, fazendo seus típicos planos para afastar de vez Makino de seu filho. Assim acaba o episódio especial de 2 horas que dá inicio a segunda temporada.
Um quadrado amoroso?

A série ganha reforço com a personagem Shigeru, carismática, ela quer se tornar a melhor amiga de Makino, assim conhecendo mais o Domyoji. Rui percebendo que Makino não está mais namorando Domyoji, também começa investir nela, após se distanciar da Shizuka Toudo. Está dada a largada para o quadrado amoroso, aonde Shigeru tenta fazer Domyoji esquecer Makino, enquanto Rui fazer o mesmo com Makino.

Vale lembrar que não conseguimos sentir raiva da Shigeru, a personagem cativa o público em querer ser a melhor amiga da Makino. Suas intenções são verdadeiras e mesmo encontrando muitas vezes Makino e Domyoji em situações embaraçosas, Shigeru faz de conta que não sabe de nada. O verdadeiro mal da Shigeru só começa a aparecer quando ela percebe que está perdendo a guerra para Makino, e olha chegamos a ver isso quase perto do fim da série.
Dia dos namorados

A série abre destaque para se aprofundar personagens secundários, assim vemos algumas pontas soltas da última temporada, como o romance entre a Yuuki Matsuoka e Soujiro Nishikado, respectivamente a melhor amiga de Makino com um dos F4. Esse romance ganha até um triângulo amoroso, com a entrada de um antigo amor de Soujiro.
Nishida

Um dos destaques da série, que também é a um aprofundamento do que foi explorado na temporada anterior. Aqui vemos um pouco mais da relação do “serviçal” Nishida com a família Tsukasa e a Makino. Tendo as funções de mordomo e motorista da mãe de Domyoji, a Kaede Tsukasa, ele sempre torceu para seu “patrãozinho” ficar com a Makino.

É ele que vai sempre vai avisar um ao outro, quando algo de importância acontecer com um deles. Por exemplo, quando Makino desmaia por trabalhar demais, é o Nishida que avisa Domyoji em plena festa de oficialização de noivado com a Shigeru. Faendo ele correr desesperado para hospital, largando o noivado.
Segredos

Makino acaba descobrindo que a verdadeira razão do Domyoji ter se afastado dela, foi um comentário infeliz que ele fez para mídia americana que levou o grupo de sua família ir a quase falência.
Kaede tentando reestruturar a empresa, faz um pronunciamento que avisa a demissão em massa. Um dos melhores amigos do Domyoji, o Ken Uchida, se suicida, após a demissão dada pela empresa. Não conseguindo encarar isso de frente, Domyoji se afasta e tenta reverter isso, por isso seu afastamento com a Makino, logo no começo da série.

Enquanto isso, uma das maneiras encontradas por Kaede foi o casamento dele com a Shigeru, herdeira de um grande grupo internacional de petrolifico, assim gerando uma fusão das duas empresas.

Só que isso tudo muda completamente nos últimos capítulos, Domyoji encontra um cara igual ao Ken nas ruas em Tóquio. Correndo atrás dele, Domyoji acaba descobrindo todo segredo de sua mãe. Todo trauma foi um plano ambicioso preparado pela própria Kaede para seu filho. Ameaçando Ken, Kaede oferece um emprego bem longe de seu filho, mas para isso, ele teria que fazer tudo que ela mandar. Sua ordem? Simular sua própria morte na frente de Domyoji o traumatizando para o resto da vida. Assim, Ken simula estar pobre por ter sido demitido da empresa e como mendigo, ele se jogar do alto de um prédio, fazendo Domyoji não se perdoar.
Antes do fim

Quando estamos realmente confiantes que o seriado caminharia para seu final, acontece um acidente na vila de pescadores que os pais da Makino agora estão morando e trabalhando. Domyoji cai tentando salvar Sussumu, irmão de Makino, e perde toda a memória referente a ela.
Acordando num hospital, Domyoji não reconhece Makino, perguntando se ela era namorada do Rui. A tratando mal e não a respeitando nem um pouco, Domyoji parece ser o mesmo personagem da primeira temporada, logo começo da série.
Makino mesmo assim, vai diariamente para o hospital e nem imagina que irá ganhar uma rival por lá, a Umi Nakashima. A garota que faz amizade com todos no hospital, na verdade é uma víbora e faz de tudo para Domyoji se apaixonar por ela esquecendo de vez a Makino.
Será que Makino conseguira superar mais esse obstáculo em sua vida?
Músicas

Como foi comentado antes, as músicas de Hana Yori Dango 2 conseguiram ser superior a trilha sonora da temporada anterior. E isso repercutiu-se nas vendas também, ambos os singles conseguiram a colocação de 1º lugar da Oricon.

Flavor of life, além de obter o primeiro lugar da Oricon, conseguiu ser durante meses o single mais baixado do Itunes japonês. O top 5 do Itunes japonês, permaneceu inalterado por meses, sendo merecidamente para a cantora Utada Hikaru.

No caso da banda Arashi, a exposição do grupo nessa época se devia a dois motivos. O primeiro foi logicamente o Matsumoto Jun em reprisar o papel de Domyoji em Hanadan 2, mas o segundo foi a divulgação do filme Cartas de Iwo Jima, aonde o membro da banda,
Kazunari Ninomiya participou dessa fantástica produção.
Flavor of life – Makino e Utada Hikaru. Coicidência?

A música tema do casal Makino e Domyoji foi um grande sucesso durante o primeiro trimestre do ano. Tendo em sua letra, uma conotação perfeita para a separação de ambos, acabou na mesma época em que a Utada Hikaru anunciou sua separação com o diretor Kazuaki Kiriya. Alegando falta de comunicação, Kazuaki pediu para os fãs continuarem apoiando a ela.

Coicidência ou não, a música cabe perfeitamente a situação pessoal da Utada naquele momento, levando a crer que a música talvez seja baseada em sua vida pessoal e não apenas para os personagens de Hana Yori Dango 2.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.