Crítica | GTO


Possivelmente vocês já ouviram falar do manga do manga de GTO e do anime, mas a menos famosa das três é uma das melhores adaptações no segmento de novelas no Japão. Exibido entre os meses de julho a setembro de 1998 no Japão foi uma das séries mais vistas por lá, chegando a ter 35,7% de audiência. (sendo que um seriado para ser considerado sucesso precisa apenas passar dos 20%, uma marca bastante difícil de ser ultrapassada).

Constituída de 12 episódios, mais um especial e um filme, a série GTO foi exibida na TV FUJI. Mangá criado por Tohru Fujisawa foi adaptado para o dorama por Yukawa Kazuhiko, que também escreveria posteriormente o dorama Majo no Jouken, que tem alguns atores da mesma equipe de GTO. A direção do programa ficou por conta do Masayuki Suzuki que ficou bastante famoso com o dorama Long Vacation. No elenco, temos a estrela Takashi Sorimachi, que além de interpretar o protagonista Eikichi Onizuka, ele canta o tema de abertura “Poison”. Para a doce professora Fuyutsuki Azusa, temos a incrível Matsushima Nanako, que segundo a mídia especializada japonesa, aonde ela aparece é sinal que o seriado será um sucesso. Já comentamos dela aqui, por ela ser a jornalista do filme Ring, que posteriormente no remake seu papel seria imortalizado pela atriz Naomi Watts, na versão americana, como também na atuação dela nos doramas Gokusen, Hana Yori Dango e Majo no Jouken, feitos posteriormente a GTO.
Na série, sabemos que Onizuka pertence a uma gangue de motoqueiros e que fez uma faculdade de terceira, por isso só conseguiu empregos baixos como limpador de janelas, nunca se tornando um professor, como era o seu real sonho. Quando surge a chance de virar um verdadeiro professor, ele agarra com unhas e dentes.
O vice-diretor Uchiyamada Hiroshi considera Onizuka, um perdedor completo, após fazer entrevista de emprego. Numa demonstração de bravura ao salvar dois alunos de uma expulsão, a diretora Sakurai Akira faz uma aposta com o vice-diretor, em que qualquer passo errado do Onizuka, este mesmo irá se demitir.

A professora de inglês Azusa, ao ver as dificuldades do Onizuka, decide ajudar, mas ao ver que ele tem umas recaídas pervertidas, sempre briga com ele. Além disso, Onizuka enfrenta um dilema maior, a sala não o aceita como professor, sendo a sala mais perigosa da escola.

Para difamar o professor, uma das coisas que os alunos aprontam é uma montagem em que o professor aparece nu com duas moças, sendo chicoteado, assim espalhando essa foto em forma de um pôster por toda a escola. O vice-diretor se enfurece com Onizuka, sendo um de tantos motivos para demitir, mas por fim tudo é desmascarado. Onizuka chega até a pedir ao autor da montagem, que fizesse uma montagem nua da professora Azusa, para fins particulares.
Onizuka enfrentaria uma crise ainda maior, quando a sala se junta e decide não freqüentar as aulas dele, até ele ser demitido. Assim, todos os dias, eles trocam a sala de aula para ir num karaokê próximo. Neste caso, o diretor da um prazo até as férias, para Onizuka conseguir trazer as coisas ao normal de novo.

Ele não ira desistir do sonho de ser um professor, ou melhor um Great Teacher, assim tentando conquistar aluno por aluno. Mesmo com chantagens por parte dos alunos, como uma das alunas ficar de calcinha e sutiã na casa do professor e tirarem fotos pra o difamar, ele sempre resolve sozinho ou acionando a gangue dele.

Independente disso, ele também encoraja diversos alunos a seguirem seu próprio caminho, assim fazendo a jovem Nomura Tomoko a sair da sombra de sua melhor amiga. Ela ganha estilo próprio e até se tornando uma grande atriz, assim deixando a escola para ir numa especializada no segmento.
A série torna mais densa, quando Onizuka para proteger dois alunos seus, bate nos alunos de uma escola rival, não tendo outra alternativa, o caso torna principal notícia da mídia japonesa. Por causa do aluno ter o pai na área da educação, a escola é vendida para a escola rival, para esta ser demolida, enquanto os alunos serão absorvidos pela outra escola. Como a outra escola realmente é melhor, a associação de pais e mestres não questiona, assim desejando apenas o afastamento de Onizuka do cargo de professor.

A serem informados que serão demitidos, todos os professores seguem seu caminho, sem estimulo de lutarem por seus empregos. Azusa que depois de ver uma amiga que virou aeromoça e enquanto ela seguiu o sonho de seu pai, decide largar a profissão de professora.

Numa tentativa vista como desesperada, Onizuka entra na escola com seus alunos, assim sendo divulgado para todos os cantos do Japão que ele seqüestrou os próprios. Um jornalista entra na escola para mostrar ao vivo o seqüestro e se depara com Onizuka vendo um vídeo que a ex-aluna Nomura Tomoko havia enviado para a classe, assim percebendo que nunca houve seqüestro nenhum. Todos os professores depois de uma reunião com a professora Azusa, decidem lutar e se transformar em Great Teacher.

#SPOILER#

O seriado encerra, sendo revelado que tudo não passava de um processo de corrupção dentro do sistema educacional, assim voltando ao normal. A diretora Sakurai Akira decide abrir mão do seu cargo, assim fazendo Uchiyamada Hiroshi assumir o cargo que tanto almejava.

Onizuka que até então flertava com Azusa, faz ela abandonar a profissão de aeromoça e ambos terminam numa noite amor. Diga-se de passagem, a primeira noite de amor dele, assim encerrando a série.


O especial começa com Onizuka se tornando extremamente famoso, assim indo trabalhar numa escola só de garotas, aonde conhecemos a irmã gêmea e também diretor de Sakurai Akira, a Sakura Akira. Essa escola torna-se um sonho de consumo para Onizuka, mas graças a uma péssima recepção das alunas por o outro professor estar se casando, assim abrindo mão do cargo, ele precisa enfrentar tudo de novo. Nesse especial, também conhecemos o pai da professora Azusa, e tendo Onizuka pedir a todo custo, a aprovação dele para se casar com sua filha.

O filme viria em 1999, no qual Onizuka vai para uma cidade de interior. Uma cidade falida por um parque de diversões que não deu certo, todos ali não sentem mais prazer pela vida. Onizuka enfrenta uma difícil missão, além disso, uma jornalista o confunde com um membro da gangue dele que foi preso há alguns anos atrás, assim o caçando a todo custo. Onizuka chega a mostrar uma camisinha com o número 2, fazendo alusão o quanto foi especial à noite de amor com Azusa, no seriado.
Após o seriado

Takashi Eikichi e Matsushima Nanako, respectivamente os professores Onizuka e Azusa começaram a namorar depois do seriado. Eles se casarão em 2001, fazendo um anúncio para jornalistas. Atualmente ambos tem uma linda filha.

Takashi ainda seguiu carreira de cantor e ator, vendendo relativamente bem o single Poison da série Great Teacher Onizuka. Um fato curioso é que o anime do GTO, muitas das expressões faciais do personagem Onizuka foram baseadas nas expressões que o ator fez no dorama.

Matsushima Nanako no ano seguinte a GTO, fez a professora Michi da série Majo no Jouken, no qual ela se apaixona pelo aluno Hikaru Kurosawa. Aqui ela faz uma professora de matemática e a temática do seriado é drama. Além do roteirista ser o mesmo, aqui a atriz Shirakawa Yumi que fez a diretora Sakurai Akira, interpreta a mãe da Michi.

Takashi também foi garoto propaganda da Toyota após o seriado. Assim podendo ser visto diversas campanhas que ele estrelou no Japão ao lado dos carros da Toyota daquela época.

Um dos atores que deu mais certo no mercado de doramas foi Oguri Shin que interpretou Yoshikawa Noboru em GTO. Entre as series que ele atuou, podemos destacar Summer Snow, Densha Otoko, Gokusen, Hana Yori Dango 1 e 2, Detective Conan e atualmente está gravando Tokyo DOGS.

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa é uma rara adaptação de mangá que funcionou. Não precisaram desfigurar os personagens em prol dos atores de modo geral. Mesmo as mudanças me pareceram mais em prol de síntese. O anime ainda é melhor, mas a novela não se saiu mal.

  2. Nunca tinha visto esse post…Talvez devido à época de seu lançamento!
    GTO foi a série (vi o anime, depois esse live) que me ajudou a decidir o que queria ser pro resto da vida!!! Um Ero-teacher!!! AHUAHUHAUHAUHU SQN!
    cheguei até a ler o mangá de quando ele é um desajustado, que é muito engraçado também!
    Quando ele ajuda a primeira mocinha, que tem os pais separados, dormindo em quartos separados, eu pensei "É isso, pra isso que eu serei um professor!!!"
    Série emocionante, anime sensacional de engraçado e uma lição de educação para todos!
    Valeu Jwave, sei que nem serei notado maaaass, obrigado por me lembrar disso, parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.