Salve salve galera! Meu nome é Stunts, e aceitando o convite do Giuliano, estou aqui para trazer a vocês um pouco de automobilismo ligado a cultura Japonesa.

Como bom amante de carro, sei que é do Japão que vem uma boa parte dos bons carros do mundo, fabricados pelas nipônicas Honda, Toyota, Subaru, Isuzu, Mitsubishi e etc…

A minha primeira “pincelada” nesse universo enorme é sobre o Drift

Traduzindo a Wikipédia: Drift é uma “derrapagem” controlada e intencional… 130_0312_01_z mazda_rx7_and_toyota_corolla front_drift_view

Essa vertente do automobilismo nasceu e cresceu fortemente no Japão e é de lá que vem os maiores representantes desta arte; tanto carros como pilotos.
A primeira exigência para se praticar o drift, obviamente é ter um carro, mas não qualquer carro, e sim um carro com tração traseira (a força do carro é gerada pelas rodas de trás), coisa rara aqui pelo Brasil, mas pode ser encontrado em carros mais antigos como Opala, Chevette e o bom e velho Fusca!

Existem varias formas de fazer o carro derrapar… Freando, acelerando forte na entrada da curva e tirando o pé dentro dela, puxando o freio de mão na curva, reduzindo a marcha… Enfim, não vou ensinar ninguém a “driftar” hehehe

O drift ficou conhecido aqui no Brasil, mais fortemente, após o filme Velozes e Furiosos 3, Desafio em Tokio (em inglês é Tokyo Drift, muito mais legal, mas ninguém entenderia o nome né…) que, apesar de usar os clichês da cultura japonesa e alguns efeitos especias não tão especiais assim, teve sua “coreografia” feita por um dos maiores pilotos de drift do mundo e um dos pioneiros no esporte:
Keiichi Tsuchiya , que inclusive faz uma ponta à lá Stan Lee no filme como um pescador que vê os treinos de Sean (Lucas Black) na cena do porto… Keiichi Tsuchiya

Em mangás/animês temos o Initial D que é um mangá feito por Shuichi Shigeno e publicado na Young Magazine da editora Kodansha desde 1995.

Initial D

Enfim, isso foi só uma pincelada nesse mundo aonde os Japoneses dominam no automobilismo… Em breve volto com mais automobilismo ligado ao mundo nipônico.

About Stunts

Ferrarista, estudante de Marketing, saudosista da Rede Manchete e da época que tinham peitinhos na Sessão da Tarde

View all posts by Stunts