Gaooooo!!! Tobikakare… Gaooooo!!! Kuraitsuke… Gao! Sakebe! Gao! Taose! GAO! GAO! GAAAAAAAAAAAAA…

Calma, gente! Este colunista não enlouqueceu (ainda! xD), e nem está no Porque Sim (o Juba lembra bem dessa época… xP) Este é só o início da música de abertura de Hyakujuu Sentai Gaoranger, tema da nossa matéria de hoje. Então, sem mais delongas… vamos lá!


Hyakujuu Sentai Gaoranger (Esquadrão das Cem Feras Gaoranger) foi a 25ª produção da linhagem das séries Super Sentai, e sucedeu Timeranger, que vocês viram na minha matéria anterior. Foi produzido e exibido na TV Asahi entre 2001 e 2002, e rendeu, ao todo, 51 episódios e dois filmes: Gaoranger – The Movie: Hi no Yama, Hoeru! (O Rugido da Montanha de Fogo) e o crossover Gaoranger vs. Super Sentai, que comemora os 25 anos do gênero, onde os Gaorangers encontram heróis de outras gerações. Há ainda, no ano seguinte, um encontro deles com os seus sucessores, o Esquadrão dos Ninjas do Vento Hurricanger.


Gaoranger mistura momentos engraçados e tensos, mas sempre na medida certa. Possui um enredo de fantasia, mas com um fundo ecológico, fazendo menções à natureza e até mesmo a Gaia, deusa da terra (simbolizada pela sacerdotisa Tetomu). Mesmo os monstros são criados a partir de objetos descartados, o que inclusive gera algumas criaturas bizarras e pitorescas, desde monstros vestidos de noiva até óculos, ônibus e um aparelho de karaokê (!!!). Enfim, Gaoranger é uma série bastante divertida e interessante. Vale a pena conferir.



A HISTÓRIA


Uma noite tranqüila na cidade de Tokyo. Até que, de repente, dois monstros aparecem e começam a atacar. Imediatamente, os Gaorangers – ainda sem o quinto integrante – intervém e lutam contra as criaturas. Próximo dali, ocorre um desfile em um parque de diversões. O impacto da luta é tão forte que acaba assustando um elefante que participava desse desfile, e o deixa fora de controle. Ele vai pra cima dos espectadores.

Mas, antes que uma tragédia acontecesse, aparece um jovem veterinário, Kakeru. Para a surpresa de todos, ele consegue acalmar os ânimos do elefante com facilidade.

De dentro da Gao’s Rock (a base de operações dos Gaorangers), a sacerdotisa Tetomu, líder dos guerreiros, assiste à cena através da Fonte da Vida, e imediatamente, a intuição lhe vem à mente: o quinto Gaoranger finalmente apareceu.


Seguindo as orientações de Tetomu, os quatro Gaorangers – Gaku, Kai, Sotaro e Sae – vão de encontro a Kakeru. Sem muitas palavras, eles o pegam e resolvem colocá-lo à prova. Deixam-o no Animarium – uma gigantesca ilha flutuante em forma de tartaruga, lar dos Power Animals, gigantescos animais protetores dos Gaorangers – e o lançam à própria sorte.

A princípio, Kakeru não entende bem o que se passa por ali… até que se depara com o Gao Lion (o leão), e recebe dele a Gao no Hoju – uma esfera de cristal com a qual os Gaorangers invocam os Power Animals. De fato, a intuição de Tetomu estava certa: Kakeru era a pessoa que ela estava procurando para completar o grupo.


Imediatamente, Tetomu traz Kakeru para a Gao’s Rock, e apresenta a ele seus companheiros. E ressalta: daquele dia em diante, ele será um Gaoranger. E sua missão será, juntamente com os outros quatro, defender a Terra da ameaça dos Org – seres demoníacos que agem com o intuito de destruir toda a vida do planeta. Kakeru recebe de Tetomu um dispositivo de transformação, o G-Phone, com o qual também pode se comunicar com seus companheiros. De imediato, os Org voltam a atacar, e os Gaorangers, agora completos, partem para a batalha. Chega a hora do Esquadrão das Cem Feras rugir em defesa da vida na Terra!


Durante a série, surge ainda um lobo solitário que se une ao grupo e se torna o sexto membro da equipe: é Tsukumaru Oogami, o Gao Silver.





PERSONAGENS:





Kakeru Shishi/Gao Red: O Leão Flamejante (Shakunetsu no Shishi). Trabalha como veterinário, e tem a capacidade de entender os animais e de se comunicar com eles, através de uma espécie de telepatia. Tentou fazer o mesmo com os Org, mas sem sucesso, e acabou descobrindo que eles não possuíam alma. Determinado a proteger toda a vida na Terra. Seus Power Animals são o Gao Lion, o Gao Gorila, o Gao Kong e o Gao Falcon.





Gaku Washio/Gao Yellow: A Águia Nobre (Kokou no Arawashi). Foi o primeiro dos guerreiros a ser escolhido por Tetomu. Antes disso, era piloto da Força Aérea, e foi considerado desaparecido em ação. De início, não aceitou bem a escolha de Kakeru como líder, mas aos poucos foi se acostumando com a idéia, e se tornou muito próximo a ele. Insiste em orientar os guerreiros a se tratarem pelas cores ao invés dos nomes, para que os Org não descubram suas reais identidades. Seus animais são o Gao Eagle, o Gao Bear e o Gao Polar.





Kai Samezu/Gao Blue: O Tubarão Enfurecido (Dotou no Same). Um jovem entregador de pizza (traz uma de mussarela pra mim! xD). Tem muita energia e um temperamento impulsivo. Detesta ser tratado como criança, apesar das atitudes. Controla o Gao Shark e a Gao Giraffe.





Sotaro Ushigome/Gao Black: O Bisão de Aço (Hagane no Mogyuu). Ex-lutador de sumo, trabalha como assistente em uma floricultura. É o mais forte dos Gaorangers, e possui um temperamento calmo e gentil. Tem um fraco por mulheres. Seus Power Animals são o Gao Bison, o Gao Rhino e o Gao Madillo (de armadillo – tatu).





Sae Taiga/Gao White: A Bela Tigresa (Uruwashi no Byakko). Estudante colegial, é a única mulher do grupo, e também a caçula. Muito inteligente, aprendeu a lutar graças a seu pai, um professor de artes marciais. Se preocupa muito com seus companheiros, especialmente Kakeru, a quem ajuda sempre que possível. Seus Power Animals são o Gao Tiger, o Gao Elephant e o Gao Diaz.





Tetomu: É a sacerdotisa-shaman, mentora dos Gaorangers. Herdou esse posto de sua tataravó, Murasaki. Manteve-se adormecida por milhares de anos, até os Org reaparecerem para atacar nosso mundo. Vive na Gao’s Rock, e, além de poderosa, também é uma excelente cozinheira.





Yabaiba: Um dos Duques Org. Completamente insano, é mestre no manuseio de facas e espadas. Cria uma grande rivalidade com Gao Yellow ao longo da série.


Tse-tsé: A outra Duquesa Org. Mestra em feitiçaria, tem o poder de reviver os monstros Org, e transformá-los em gigantes. Possui um ódio profundo por Gao White, simplesmente porque esta a chamou de “vovó” em determinada ocasião.





Shuten: O primeiro Highness Duke, que assume a liderança dos Org. Possui vários olhos, e é extremamente temperamental. Possui um machado como arma principal.





Ura: O segundo Highness Duke. Afeminado (pra não dizer outra coisa… =P), tem obsessão por colecionar coisas belas. É quem desperta Loki, que vem a se tornar um inimigo feroz para os Gaorangers. Usa um leque como arma.





Rasetsu: O terceiro Highness Duke. Possui várias bocas, e um apetite voraz. Trata os Duques Org como se fossem lixo. Armado com uma faca e um garfo gigantes (!!!).


CURIOSIDADES:

– A atriz Rei Saito (que faz a vilã Tse-tsé) fez o papel da Sailor Plutão nos musicais de Sailor Moon, entre 1995 e 1998.


– Outra que participou de musicais de Sailor Moon foi Takemi, que interpreta a sacerdotisa Tetomu. Em 1998, ela foi a Sailor Galáxia.


– Gaoranger é a série que possui o maior número de mechas de todos os sentais. São, ao todo, 23 Power Animals (levando em conta os que aparecem na série. Há ainda o Gao Panda, que aparece somente em um CD drama), fora as combinações (gattai). Originalmente, seriam 100 (como o próprio título da série sugere), mas não foi possível encaixar todos eles dentro da série. Também, haja episódio pra tanto bicho!


– Gaoranger foi a base da produção de Power Rangers: Força Animal, nos EUA. Este foi o primeiro título da franquia com a assinatura dos estúdios Disney, que haviam adquirido a Saban International, produtora original dos Power Rangers. Em relação ao enredo, pouca coisa mudou em relação ao original, a exemplo do que foi feito em Força do Tempo, adaptação de Timeranger.



FICHA TÉCNICA

Hyakujuu Sentai Gaoranger / Esquadrão das Cem Feras Gaoranger


Produção: TV Asahi/Toei Company


Exibido: de 18/02/2001 a 10/02/2002


Total de Episódios: 51 (+2 movies)


Elenco:


Kakeru Shishi/Gao Red: Noboru Kaneko


Gaku Washio/Gao Yellow: Kei Horie


Kai Samezu/Gao Blue: Takeru Shibaki


Sotaro Ushigome/Gao Black: Kazuyoshi Sakai


Sae Taiga/Gao White: Mio Takeuchi


Tsukumaru Oogami/Gao Silver: Tetsuji Tamayama


Tetomu/Murasaki: Takemi


Tse-tsé: Rei Saito


Yabaiba (voz): Koichi Sakaguchi


Loki (voz): Eiji Takemoto


Shuten (voz): Tetsu Inada


Ura (voz): Tamotsu Nishiwaki


Rasetsu (voz, Boca superior): Hiromi Nishikawa


Rasetsu (voz, Boca Inferior): Hidekatsu Shibata


Narrador: Hiroshi Masuoka


Dublês: JAC (Japan Action Club)



Fontes: Wikipedia, Supersentai.com



E, com isto, encerro esta matéria sobre Gaoranger, que é uma das minhas produções favoritas do gênero Super Sentai. Espero que todos tenham curtido! 😉

E aguardem mais postagens em breve…


Até a próxima! Yaruki manman daze!!!



(Agradecimentos a Silas Ferreira “Aniki”, que colaborou com esta matéria)

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos