Saudações, amigos! Eu sou o Daniel “Sheider”, e hoje estou estreando minha coluna aqui no J-Wave. E, para começar, vamos falar um pouco de tokusatsu… Preparei uma matéria especial sobre Mirai Sentai Timeranger, o super sentai do ano 2000, com tudo sobre a série. Espero que todos curtam!

“Vá além do tempo e do espaço”… Assim começa o tema de abertura de Mirai Sentai Timeranger (Esquadrão do Futuro Timeranger), a 24ª série da linhagem dos Super Sentai – os “super-esquadrões”, tais como Changeman, Flashman e outros – que existe no Japão desde 1975, e perdura até os dias atuais.

Timeranger foi produzido e exibido na TV entre 2000 e 2001, e apresenta vários elementos interessantes, tendo em vista que a série foi lançada praticamente na virada do milênio. A própria temática futurista da série, baseada em viagem no tempo, é bastante sugestiva para a época. Possui um enredo complexo, personagens carismáticos e cativantes, uma excelente trilha sonora (algumas músicas nem parecem ser de tokusatsu) e efeitos especiais bastante caprichados.

Rendeu, ao todo, 50 episódios, além de um especial de TV (contando a história dos Sentais através de uma viagem no tempo) e dois filmes: Timeranger – The Movie e um crossover com o grupo antecessor, o Esquadrão de Resgate Go Go V.

 

A HISTÓRIA

Tudo começa mil anos à frente, no século 30. Lá, várias raças alienígenas de diversos cantos do universo convivem em harmonia com os humanos, e é possível viajar no tempo, para várias épocas. Aqueles que cometem delitos são congelados e colocados em compressão fria, e ficam ali por um determinado tempo. Um destes criminosos, Don Dornero, está prestes a ser enclausurado, quando subitamente recebe a ajuda de Gien, um de seus comparsas, e acaba fugindo para o século 20. No seu encalço, vão quatro recrutas do Instituto de Proteção do Tempo: Yuuri, Ayase, Domon e Sion, além do Capitão Ryuuya. Mas, quando chegam ao século 20, os quatro recrutas têm uma surpresa: Ryuuya, na realidade, era Lila, outra capanga de Dornero, disfarçada. Ela ativa o dispositivo de auto-destruição da Máquina do Tempo onde viajaram, prende o quarteto nela e foge. Mas o plano acaba falhando.

É então que os recrutas encontram Tatsuya, um jovem do tempo atual. A princípio, o estranham, por sua semelhança física com Ryuuya. Mas nesse meio tempo, Dornero e seu bando atacam Tokyo. Nisso, entra em cena o simpático robô-coruja Takku, dando ao quarteto os dispositivos de transformação chamados de Chrono Changers. Mas há um problema: eles só funcionam adequadamente com um grupo de cinco pessoas! Diante da situação, Yuuri não vê outra escolha a não ser pedir ajuda a Tatsuya. Ele aceita e recebe o Chrono Changer das mãos de Yuuri. Inicia-se, assim, a guerra entre os Timerangers e a Família Londarz, o grupo criminoso do futuro liderado por Don Dornero.

Mais adiante, um sexto Timeranger se une ao grupo: o revoltado e ambicioso Naoto, que acaba por se tornar o Time Fire.

 

PERSONAGENS:

Tatsuya/ Time Red: O único dos Timerangers que pertence ao século 20. Trata-se de um jovem gentil e humilde. Oriundo de uma família rica, bate de frente com seu pai, um empresário arrogante que só pensa em dinheiro e na reputação da família, e quer sempre controlar o destino do filho. Para camuflar as atividades dos Timerangers, acaba fundando junto com seus amigos uma empresa de fachada, a Tomorrow Research, que presta diversos tipos de serviço. Apaixonado por karatê.

Yuuri/ Time Pink: Uma policial da Divisão Anti-Máfia. Possui um ódio profundo pelos Londarz, em especial Dornero, responsável pela morte de seus pais. Durona, possui um temperamento difícil, mas vai deixando transparecer seus sentimentos ocultos ao longo da série. Trabalha como detetive na Tomorrow Research.

Ayase/ Time Blue: Um ex-piloto de corridas. É calmo, tranqüilo e às vezes melancólico. Esconde um segredo do grupo, e só o revela a Tatsuya. Na Tomorrow Research, trabalha como motorista.

Domon/ Time Yellow: Lutador profissional. Possui grande força física, e é um tanto esquentado, tanto é que costuma bater de frente com Ayase em alguns momentos. Vive dando em cima das garotas, mas nunca obtém sucesso. É instrutor de defesa pessoal na TR.

Sion/ Time Green: O caçula do grupo, um alienígena de cabelos verdes. Expert em máquinas e computadores, chegando inclusive a criar armas para o grupo. Ingênuo e inocente, protagoniza uma cena hilária com Domon em um dos primeiros episódios da série. Técnico em manutenção de computadores na TR.

Takku: É o robô-coruja navegador da Máquina do Tempo. Auxiliar direto dos Timerangers, é quem passa as informações sobre os monstros e solicita ajuda das máquinas do século 30, quando necessário.

Don Dornero: o líder da Família Londarz. Condenado a 100 anos de compressão fria, consegue escapar graças a ajuda de Gien. Inescrupuloso e bonachão. (a aparência dele lembra um pouco o Dino da Família Dinossauros… xD)

Lila: a única mulher do grupo. Extremamente vaidosa e egocêntrica. Adora dinheiro, jóias e roupas caras. Ótima em disfarces.

Gien: Um robô dourado, cientista do grupo. Contribuiu com a fuga de Dornero no século 30. É ele quem escolhe as criaturas que serão usadas em cada plano.

CURIOSIDADES:

– Na vida real, Mika Katsumura (Yuuri) foi casada com o também ator Yusuke Tomoi, o protagonista de Kamen Rider Agito. Eles se divorciaram no ano passado.

– Timeranger é a primeira série sentai na qual o vermelho não é o líder direto, já que Tatsuya não tem tanto conhecimento do que se passa no século 30. Na maioria das vezes, é Yuuri quem assume as rédeas da equipe.

– Os Time Jets – naves de combate dos Timerangers – são capazes de assumir três formas diferentes: Time Robô Alpha (a principal), Time Robô Beta, e ainda o Time Jet Gamma.

– Nos EUA, Timeranger foi usado como base para a produção de Power Rangers: Força do Tempo. A produção americana é praticamente uma cópia da série original, exceto por alguns poucos detalhes, como a introdução de um vilão novo, Ransik, no lugar que seria de Dornero. E, claro, a troca do elenco japonês por atores americanos…

FICHA TÉCNICA:

Mirai Sentai Timeranger/Esquadrão do Futuro Timeranger

Produção: TV Asahi/Toei Company

Exibido: de 13/02/2000 a 11/02/2001

Total de Episódios: 50 (+ 1 especial e 2 movies)

Elenco:

Tatsuya Asami/Time Red – Masaru Nagai

Sion/Time Green – Masahiro Kuranaki

Ayase/Time Blue – Yuji Kido

Domon/Time Yellow – Tomohide Koizumi

Yuuri/Time Pink – Mika Katsumura

Naoto Takizawa/Time Fire – Shinji Kasahara

Robô Navegador Takku (voz) – Yusuke Numata

Don Dornero (voz) – Ryuzaburo Otomo

Lila – Asami Kuro

Gien (voz) – Koji Tobe

Narrador – Hideyuki Hori

Dublês – JAC (Japan Action Club)

Fontes: Wikipedia, Mundo Toku, Supersentai.com

Por enquanto é só, pessoal. Espero que tenham gostado desta minha primeira matéria.
Até a próxima! 😉

(atualizado em 16/01/2010 às 20:53. Agradecimentos a Michel Matsuda)

 

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos