Crítica | Samurai Sentai Shinkenger – Unidos pela Nação

Cinco jovens guerreiros samurais que defendem a Terra contra demônios ancestrais. Esta é a premissa de Samurai Sentai Shinkenger, a mais recente produção da linhagem dos Super Sentai, que está se despedindo das telinhas japonesas para ceder espaço ao sentai deste ano, Tensou Sentai Goseiger (cujo preview vocês já viram por aqui), que estréia no próximo dia 14.
E, para celebrarmos a despedida dos samurais, nada mais justo do que uma matéria totalmente dedicada a eles. Confiram a seguir. Appare!

Samurai Sentai Shinkenger (Esquadrão Samurai Shinkenger) é a 33ª produção do gênero Super Sentai, e terá seu último episódio exibido pela TV Asahi no próximo dia 7. Até agora, já foram exibidos 48 episódios, e há, ainda, o crossover com seu antecessor Go-Onger, recém-anunciado e já em cartaz nos cinemas japoneses. Shinkenger inovou em alguns aspectos. A começar pelo tema – samurais – jamais explorado pelo universo dos sentai. Assim sendo, incorporou muito do folclore japonês, e da própria tradição dos samurais, figuras tão marcantes do Japão. O visual dos personagens é bastante elaborado (e até um pouco exagerado às vezes) e os efeitos são bem caprichados. E, seguindo a tradição do gênero, possui personagens carismáticos e marcantes. Enfim, mais uma ótima série, que está saindo de cena e escrevendo seu nome na história do gênero.

A HISTÓRIA

Um pequeno grupo de Gedoushuus, seres demoníacos confinados há centenas de anos pelos membros do clã Shiba nas profundezas do rio Sanzu, sai de uma fenda e ataca uma criança. Rapidamente, Takeru, o 18º líder do clã, intervém, transformando-se em Shinken Red e destruindo os inimigos. O guardião do clã Shiba, Hikoma Kusakabe, alerta Takeru sobre o despertar dos Gedoushuu, e o orienta a reunir todos os outros Shinkengers para enfrentá-los. No entanto, o jovem líder dos Shiba ainda acha que pode resolver tudo sozinho.

No rio Sanzu, os líderes dos Gedoushuu finalmente despertam, e se reúnem diante do explosivo Doukoku Chimatsuri, o líder máximo. Ele acredita ter dizimado todo o clã Shiba, e se enfurece quando descobre que um membro do clã ainda está vivo. Resolve, então, enviar um grupo ainda maior de soldados à Terra, para causar pânico e destruição.
Quanto mais desordem os Gedoushuu provocarem na Terra, maior é a possibilidade das águas do rio Sanzu transbordarem e, assim, inundarem o mundo dos humanos, para que os demônios naveguem livremente por ele, e possam dominar o mundo.

Kusakabe toma conhecimento do ataque massivo dos Gedoushuu. Imediatamente, resolve convocar os outros samurais, meio contra a vontade de Takeru. Os outros quatro Shinkengers recebem o chamado, e rapidamente vão ao encontro de Takeru. São eles: Ryunosuke, um jovem ator de kabuki, cuja família têm servido aos Shiba durante muitos anos; Mako, uma bela jovem professora de uma creche; Chiaki, um estudante colegial de temperamento impulsivo; e Kotoha, uma garota esforçada que ajuda a irmã com artesanato em bambu. De início, todos se confundem, por não saber quem é seu lorde que os conduzirá na batalha. Até que Takeru aparece diante deles, e os alerta de que a batalha contra os Gedoushuu não será fácil. E então, o jovem lorde exige uma decisão firme dos outros quatro samurais, pois, se eles não derrotarem os Gedoushuu, certamente morrerão em combate. Sem pestanejar, eles aceitam entrar na batalha, e então, Takeru dá a eles os Shodophones, os dispositivos de transformação dos Shinkengers.
Assim, nasce o Esquadrão Samurai, que lutará contra os demoníacos Gedoushuu e defenderá o mundo dos homens a qualquer custo!

Ao longo da série, um jovem amigo de infância de Takeru se junta ao grupo e passa a ajudar os Shinkengers. Ele é Genta Umemori, o Shinken Gold.

PERSONAGENS

Takeru Shiba/Shinken Red: é o 18º líder do clã Shiba, e líder dos Shinkengers. Foi criado por Hikoma Kusakabe desde a infância, e este reforça-lhe de sua responsabilidade de herdeiro do clã sempre que pode. De início, parece ser arrogante e orgulhoso, mas aos poucos, demonstra ter um bom coração. É corajoso em batalha, e muitas vezes encara as situações com frieza, o que costuma deixar seus vassalos espantados. Controla o elemento do fogo.


Ryunosuke Ikenami/Shinken Blue: herdeiro da família Ikenami, que serve aos Shiba há vários séculos. Em função disso, leva a sério sua obrigação como samurai, e é o mais fiel dos vassalos de Takeru. Como seu pai, é um ator de teatro Kabuki, e sonha um dia se consolidar na carreira. Por ser fiel a seu lorde, costuma entrar em atrito com Chiaki, que não leva tão a sério sua missão como samurai. Domina o elemento da água.

Mako Shiraishi/Shinken Pink: É a guerreira do céu. Linda, graciosa e madura, é a figura materna da equipe. Gosta muito de crianças, tanto é que, antes de se tornar uma Shinkenger, trabalhava em uma creche. Não aproveitou muito bem a infância, por ter sido criada para ser samurai desde então. Procura sempre ajudar e aconselhar os companheiros sempre que pode. Sonha em se casar e se tornar uma boa esposa, e não mede esforços para isso. Será que ela consegue?!

Chiaki Tani/Shinken Green: O samurai da floresta. É impulsivo, temperamental e indisciplinado. Recusa-se a aceitar sua condição de samurai e de vassalo dos Chiba, o que chega a irritar os seus companheiros, especialmente Ryunosuke. Perdeu a mãe muito cedo, e foi criado apenas por seu pai. É o menos habilidoso do grupo, por ter largado seu treinamento no meio. Mas, apesar de seus defeitos, é honesto, e sempre se dispõe a ajudar.


Kotoha Hanaori/Shinken Yellow:
A guerreira que domina o elemento da terra. Trabalhava com a irmã mais velha como artesã, e assumiu seu lugar quando ela adoeceu. É bastante dedicada e esforçada, mas possui uma auto-estima muito baixa, e sempre se acha um incômodo para seus companheiros. Apesar disso, é habilidosa, e não mede esforços para cumprir suas funções em batalha.

Hikoma Kusakabe: é o mentor dos Shinkengers, e também o tutor de Takeru. Foi ele quem convocou os samurais, quando descobriu sobre o ressurgimento dos Gedoushuu, enviando quatro mensagens presas em flechas. Foi apelidado de “Jii” (que significa “velho”, “tio” ou mesmo “samurai”) pelo grupo.

Kuroko: são servos do clã Shiba, que nunca mostram o rosto e sempre se vestem de preto. Realizam diversos tipos de tarefas, não apenas ao redor da base dos Shinkengers, como também juntamente com os próprios.

Doukoku Chimatsuri: O líder máximo dos Gedoushuu. Possui um temperamento explosivo e bastante raivoso. Constantemente é visto enfurecido, na maioria das vezes sem razão aparente, o que o leva a ser cruel até mesmo com seus companheiros. As únicas coisas que o acalmam são o saquê e a música de Taiyuu. Lutou contra os antigos Shinkengers, e foi selado por um ancestral de Takeru. Mas o selo não possuía tanta força por estar incompleto, o que o possibilitou voltar à ativa.

Taiyuu Usukawa: É o braço-direito de Doukoku, e é a única por quem ele demonstra algum tipo de afeição. No passado, era um ser humano, mas transformou-se em demônio por ter sua alma corrompida. Gosta de coisas belas. É sempre vista tocando shamisen (um instrumento tradicional japonês de cordas), e sua música é uma das poucas coisas que acalma a ira de Doukoku.

Hone no Shitari: Um demônio ancião de aparência estranha, com a cabeça parecida com a de uma lula. É o estrategista dos Gedoushuu, e esperou ansiosamente pelo despertar de Doukoku. Enxerga a humanidade como mero objeto de pesquisa, e sempre procura meios de fazer com que o rio Sanzu transborde, para assim realizar as ambições de Doukoku. Roubou textos do clã Shiba para poder aprender sobre o selo que prendia Doukoku, e assim poder libertá-lo.

CURIOSIDADES

– Shinkenger é a primeira série Super Sentai que não teve uma versão americana produzida, graças ao fim da “era Power Rangers”. Após a produção de Power Rangers RPM (adaptação de Go-Onger), a Disney resolveu cancelar a série, devido aos altos custos das filmagens. Para compensar, o estúdio resolveu remasterizar as primeiras temporadas e relançá-las.

– No decorrer dos episódios da série, uma mulher assume a liderança do grupo, e acaba se tornando a primeira líder vermelha da história dos Super Sentai.

– Os Shinkengers também fizeram uma participação especial nos episódios 24 e 25 de Kamen Rider Decade. Foi a primeira vez que um Sentai e um Kamen Rider apareceram lado a lado em uma série de TV.

FICHA TÉCNICA:

Samurai Sentai Shinkenger/Esquadrão Samurai Shinkenger
Produção: TV Asahi/Toei Company
Exibido: a partir de 15/01/2009/ainda em exibição – último episódio irá ao ar no próximo dia 7
Total de episódios: 49 (contando o episódio que irá ao ar no dia 7 – mais o movie Shinkenger vs. Go-Onger, cujo preview vocês viram aqui)

Elenco:

Takeru Shiba/Shinken Red: Tori Matsuzaka Ryunosuke Ikenami/Shinken Blue: Hiroki Aiba
Mako Shiraishi/Shinken Pink: Rin Takanashi
Chiaki Tani/Shinken Green: Shogo Suzuki
Kotoha Hanaori/Shinken Yellow: Suzuka Morita
Genta Umemori/Shinken Gold: Keisuke Sohma
Hikoma Kusakabe: Goro Ibuki
Doukoku Chimatsuri (voz): Rintaro Nishi
Taiyuu Usukawa (voz): Romi Park
Hone no Shitari (voz): Chou
Narrador: Hironori Miwata
Dublês: JAC (Japan Action Club)

É isso, galera. Uma excelente série que sai de cena… e com certeza vai deixar saudade, não só para os fãs de Super Sentai, como para os fãs de toku em geral.
E que venha Goseiger!

Por enquanto é só. Até o próximo post! o/

Relacionados

spot_imgspot_img
Artigo anterior
Próximo artigo
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente foi um dos melhores Super Sentais já produzidos!Talvez eu esteja dizendo isso porque foi o primeiro Super Sentai que eu acompanhei sem ser uma versão "piratiada".Mas realmente Shinkenger vai deixar saudade!!!!!!!!Esperando agora os cinco anjinhos que vem por ai…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.