O fast food de comida japonesa, Sukiya, abriu no Brasil na terça feira passada, sem nenhum grande alarde publicitário. Optou inaugurar sua primeira loja, no bairro da liberdade, ao lado do Mc Donalds (próximo da estação São Joaquim) e dos cursinhos tradicionais da liberdade. O restaurante fica em frente ao Hospital Santa Helena, assim não tem como errar. Saiu do metro e o restaurante está logo ali.

Quando chegamos no local, era mais ou menos umas 13 horas, e estava com fila do lado de fora, de no mínimo 30 minutos, segundo o gerente do restaurante. Na prática, esperamos uns 15 minutos, porém foi meio confuso encontrar o lugar que o gerente avisou que estava vago.

Quando você entra no fast food a sensação que deu, foi estar no Japão, porque estava com a mesma disposição que lá, com uma bancada na frente aonde as pessoas sentam na frente, e varias mesas ao redor da bancada.

Diferente dos fast food tradicionais, no Sukiya você não paga antes, você senta e pede. Fui acompanhado do amigo Marvin (@depoisdocomeco) e ele ficou pasmo com a rapidez, como prometido, o pedido veio em 10 segundos na nossa mesa.

O Sukiya tem algumas combinações baratas, que é um prato pequeno, com salada e refrigerante por 10 reais. Você pode escolher o médio por 12 reais e o grande por 14 reais, caso quiser colocar uma sopa de miso, o valor sobe para 15,50 reais.

A única reclamação que o prato não veio tão quente como no Japão, porém não sei se essa é uma das adaptações pra o público brasileiro ou se foi uma falha no serviço. Os japoneses gostam de prato estupidamente quente, tanto que esse tipo de prato no concorrente, Yoshinoya chega a vir com um ovo cru para ser quebrado em cima da comida e ele já “cozinha” ali mesmo, de tão quente que o prato vem.

O menu nacional também é bem intuitivo e simplificaram várias coisas da matriz japonesa. A conta é dividida por cadeira, assim a comida é anotada pelo “lugar 1” ou “lugar 2”. O pedido é feito igual no Japão, apertado um botão na mesa, que chama o garçom até a sua mesa.

Engraçado foi ver muita gente tirando foto do restaurante, provavelmente porque comia nesse restaurante no Japão. Muitos brasileiros não entendiam nada, do porque aquele restaurante ter tanta fila, e o que era aquele restaurante, que comida era aquela. Outra coisa foi a quantidade de flores na frente da loja, dando os parabéns, muito legal ver isso.

Se você gosta de cultura japonesa e principalmente da culinária japonesa, o Sukiya é uma boa opção para experimentar a sensação de estar no Japão.

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli