Opinião | O fim da colônia japonesa no Brasil

É muito estranho ouvir falar do “fim” da colônia japonesa, depois da imigração japonesa no Brasil tenha completado 100 anos com tanta força. Porém, essa é uma afirmação real que a bastante tempo tem rondado a cabeça de pessoas que trabalham voltadas exclusivamente com esse público por aqui ou no Japão.

Todos nós sabemos que o grande iceberg chamado “crise econômica” colocou em cheque a situação de muitos brasileiros no Japão. A situação ficou tão critica que o governo japonês intercedeu oferecendo dinheiro para os brasileiros voltarem ao Brasil com uma condição, não regressarem ao Japão nesse período caótico por lá.

Os números que até ano passado passavam de 50 mil brasileiros que voltaram ao seu país de origem, por terem sido demitidos no Japão se tornou um dado alarmante e principalmente nos trouxe outro dado interessante.

No Brasil, os primeiros japoneses que vieram por aqui, construíram um “mini” Japão dentro do país, trazendo tradições, costumes, cultura e comida que não existia por aqui. Hoje, esses artigos viraram moda, e alguns ficaram enraizados na cultura brasileira. Porém, os japoneses não queriam aprender português, e fizeram escolas voltados a educação do seu país com o sonho de regressar ao Japão. Como todos nós sabemos, um sonho que não se tornou realidade, já que guerras, política e até a forma de trabalho no Brasil destruíram qualquer tentativa de regressar ao país natal.

Nos anos 90, filhos e netos de muitos desses japoneses, começaram a fazer o caminho inverso e ir ao Japão como dekassegui. O Japão se tornou o segundo país mais importante no mundo e existia uma escassez de mão de obra, o que se tornou uma porta de entrada para descendentes japoneses que não tinham condições pra se manter no Brasil.

Se os japoneses fizeram um “mini” Japão quando vieram pro Brasil, os brasileiros construíram uma “mini” Brasil no Japão. Algo que é bastante criticado pelos japoneses, em que os Brasileiros não se “esforçam” pra aprender japonês e nem aprender os costumes japoneses. Porém, olha a ironia, há 100 anos atrás acontecia a mesma coisa no Brasil, e tiveram que haver interferências políticas, como a do Getulio Vargas, para que a colônia japonesa se integrasse ao país.

O que sabemos hoje, que nas últimas décadas, que a cultura japonesa tão preservada pela “colônia japonesa” na forma de organizações e representações de províncias do Japão, está sendo rejeitada pelas novas gerações. Os descentes como brasileiros gostam e se interessam por outras culturas e foi assim que decaiu o número de interessados em manter vivo o idioma japonês.
Por outro lado, o Ocidente foi invadido pela cultura pop japonesa, o que fez um número de estrangeiros sem vínculos sanguíneos com japoneses, a aprenderem e apreciar o idioma, cultura e costumes japoneses.

E enquanto essa crise, alguns brasileiro consideram que foi o momento ideal do “Japão” se livrar deles, por essa barreira cultural, também se discute o aumento de 1% para 10% a entrada de estrangeiros no país sendo uma das exigências, formação qualificada e saber o idioma japonês. Isso é muito pouco divulgado e comentado, porém na minha opinião é um caminho natural que se o Japão está mudando e passando por uma transição pós crise econômica, a maioria da mão de obra não qualificada será substituída por uma qualificada. Porém isso poderia ter sido menos doloroso, tendo um suporte para adaptação aos brasileiros, que envolveria cursos, formação e aprender o idioma. Parece caro, mas com apoio de ONGs, governo japonês ou brasileiro, muito dessa mão de obra brasileira poderia ter sido assimilada nas empresas japonesas, com condições melhores de trabalho.

Recentemente, tivemos o anúncio do cancelamento da publicação mensal Made in Japan, publicado pela JBC. Sim, uma revista que atravessou uma década, está indo pro caminho virtual, porque o público da revista, aquele descedente ou admirador da colônia japonesa, não está dando conta da publicação.

A Made in Japan é uma revista excelente que sempre trouxe as principais novidades do Japão para os brasileiros. A revista é a cara da editora JBC, que acabou mirando dos públicos depois de um tempo, a colônia com a revista e os jovens interessados pela cultura japonesa pelos mangás traduzidos em português.

Hoje, a editora JBC está reinventando e reposicionando Made in Japan, encontrando o mesmo êxito que sua linha de mangás encontrou. Assim, a revista se torna mais um ponto de que hoje, se a cultura japonesa vive, vive por um público fã da cultura oriental, porém não tem uma tradição em casa, simplesmente por são brasileiros, descendentes de outros povos como portugueses, italianos, espanhóis, e não necessariamente japoneses.

Recentemente, até alguns benefícios como bolsas bancadas por províncias japonesas, para descendentes japoneses que residem no Brasil, estão encontrando dificuldade pela ausência de interessados de ir com tudo pago pra região natal de seus avós. Resumindo, eu já recebi e-mail sobre brasileiros em geral darem sua opinião para que essa bolsa seja aberta a todos e não só a descendente daquela região.

A cultura japonesa vai manter viva, seja por sua tradição dentro dos seus lares, ou por seus festivais pelo Brasil, porém cada vez mais ela será assimilada pelos brasileiros que apreciem sua cultura, tornando mais abrangente como festas de outros povos aqui no país, como festas italianas.

Essa é uma realidade que se torna cada vez mais palpável, nesses próximos 100 anos. Você está pronto para essa nova realidade?

Obs: Essa é a opinião do autor do blog J-Wave, Giuliano Peccilli.

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

5 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, pelo título pensei que todo mundo tava indo embora do BRasil, mas parece ser o contrário.Enfim, concordo contigo. O que você apresentou é um caminho que me parece natural.

  2. Yuri,O título é no sentido que a colonia japonesa vai acabar, porem suas tradições continuaram no país.Acabou o grupo fechado que era a colonia.Existia outras coisas que eu queria colocar no texto, como baladas de colonia que tocam musica normal, pq eles gostam de ficar juntos, mas odeiam musica japonesa, como exemplo dessa rejeição cultural japonesa pelos descendentes, porem eu ia me esticar demais.Espero que tenha gostado do texto.

  3. Antigamente minha família como todas as outras famílias descendentes eram obrigadas a fazer parte de uma comunidade, uma cooperativa, uma associação, etc da colônia. Com o tempo, a maioria se desintegrou, a minha família mesmo, caiu fora há muito tempo e antes de eu nascer, infelizmente.Muitos netos de japoneses não sabem conversar com os seus avós, pois não sabem nem sequer o que significa sayonará. Os ditchans e batchans estão envelhecendo e muitas vezes eles levam a cultura junto para o túmulo, pois parece não haver continuidade na maioria dos casos.

  4. Uma coisa que venho notando no curso de japonês é que, entre os filhos e netos de japoneses, esta cada vez menor o mito do "Japão país perfeito". Conversava com um vizinho meu que voltou do Japão e ele falou muito mal dos japoneses, coisa que escuto de 90 por cento dos descendentes que foram para lá trabalhar. Todas as professoras que tive no Nihongo não gostam nem um pouco de japoneses. (e todas essas pessoas que citei são de família japonesa) Sobre os descendentes se afastarem da cultura, eu acho que, mais do que se afastar da cultura, eles se afastam do sistema que são impostos pelos pais ou avôs. Meu pai foi trabalhador braçal a vida toda, de feira, mercadões e etc, então eu sempre convivi muito com descendentes de japoneses e eu vi algumas coisas bem rigídas impostas para eles. Teve muito conhecido(a) minha que teve muita dificuldade para conseguir casar com alguém que não fosse de família japonesa. Tem um sensei do karatê que não quer mais olhar para a cara da filha dele pois ela casou com um não-descendente. Então, acho que a pessoa cansa e acaba se afastando. Tem esse tipo de situação, tem esse tipo de situação que você citou (da pessoa simplesmente não ter interesse na cultura do país dos pais), entre outras.

  5. Isso é muito chato… mas é algo que venho notando também. Conheço brasileiros que moram no Japão e também passaram por essa dificuldade, sendo demitidos e de certa forma desprezados pelas empresas japonesas. A verdade é que os japoneses são um pouco preconceituosos quanto aos ocidentais e às vezes até mesmo orientais de outros países, e super-valorizam o fato de serem japoneses e tudo o mais.Uma coisa que decendentes de japoneses reclamam muito é a questão da própria identidade. Enquanto estão no Brasil, eles são chamados de "japonês", e quando estão no Japão, só os chamam de "brasileiro". No fim, a pessoa não é aceita por nenhum dos dois lados e boa parte acaba sofrendo um preconceito enorme (e sem motivo) encima disso. Só por causa de um olho mais puxado ou sobrenome diferente.O grande problema dos japoneses é esse preconceito todo com relação aos estrangeiros. Eles poderiam sim ter oferecido diversas maneiras e opções de adaptação aos brasileiros, e desenvolvimento de mão-de-obra. Então temos no Japão alguns brasileiros formados, inteligentes e dedicados, trabalhando em áreas de produção que em nada se assemelham com a especialidade deles…A maioria dos brasileiros que eu conheço, nem conseguem estudar muito por lá. Uma amiga minha até começou um curso para aprender a falar melhor o japonês, mas acabou saindo porque não conseguiu se adaptar ao estilo do curso, até porque eles não facilitavam em nada para os que sabiam tão pouco quanto ela. Acabavam a tratando como se já soubesse falar e coisa assim. Claro que não é sempre assim, mas não se pode negar que os cursos de PT-BR no Japão são bem menos numerosos do que os cursos de japonês no Brasil e em outros países. E a dedicação e interesse do governo pra esse lado, é também muito menor… apesar de todo o histórico de imigrantes Japão-Brasil (e vice-versa) que há tanto tempo conecta os dois países.Ah.. acabei falando demais, mas é uma coisa que me entristece um pouco mesmo. Não sou decendente, mas me sinto muito mais próxima da cultura japonesa do que muitos decendentes que conheço, haha.Aliás, gostei bastante do seu blog, vou acompanhar de agora em diante. =)Na verdade faz um tempo que não acompanho blogs e sites de notícia sobre o Japão (por algum motivo), então acho que agora é um bom momento para voltar a fazer isso. Se me permite (acho que não teria problema XD) também vou adicionar como um link no meu blog, assim eu não esqueço de visitar. LOLAté mais, continue postando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.