Pela primeira vez em sua história, o Festival do Japão incluiu em sua programação uma atração voltada aos adeptos do cosplay. E justamente a maior de todas: a final brasileira do World Cosplay Summit (WCS).
O concurso mundial de cosplay fechou o evento no domingo (18/07), e trouxe, ao todo, nove duplas de cosplayers, que se classificaram em seletivas realizadas nos quatro cantos do país.



Novamente, Kendi Yamai foi o mestre de cerimônias do concurso, a exemplo do dia anterior, quando apresentou o Miss Nikkey. Desta vez, ele surpreendeu a todos, surgindo no palco vestido a caráter, caracterizado de ninja.

Kendi Yamai e seu “cosplay” de ninja

E a disputa foi bastante acirrada. Os participantes realizaram performances bastante criativas e até ousadas, com figurinos vistosos, cenários, efeitos especiais e boas interpretações.
O resultado foi um espetáculo de encher os olhos do público.

Geraldo Cecílio e Renan Aguiar, campeões do ano passado,
fizeram uma performance do anime Full Metal Alchemist

Nathalia Lelis e Gabriela de Lima, como personagens do game Odin Sphere

Maurício e Mônica Somenzari, que já foram campeões mundiais,
com sua apresentação baseada no game Sengoku Musou

Petra Leão e Alessandra Fernandes, com Kimba – o Leão Branco

Tamires Posenato e Renato Lopes, com Fairy Tail

Uma das apresentações mais aplaudidas foi a da dupla Carolina Michelli e Loren Louro, que, com uma performance hilária, interpretaram no palco os personagens Jesse e James, de Pokémon.

Carolina e Loren arrancaram risos e aplausos do público com seu cosplay da Equipe Rocket

Mas quem acabou levando a vaga para a final mundial de Nagoya foi a dupla formada por Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério, que interpretaram personagens do game Valkyrie Profile, com uma performance marcada por fantasias caprichadas e também pela ousadia. Durante a apresentação, Gabrielle levantou vôo no palco (literalmente), deixando o público de queixo caído.


Além das apresentações, o WCS também contou com algumas atrações extras. O grupo Harajuku Lovers realizou um desfile baseado na moda do famoso bairro de Tokyo, e a cantora japonesa Tsubasa e o apresentador Yudi, do SBT, soltaram a voz no palco.

O Harajuku Lovers apresentou a moda jovem do Japão

A cantora Tsubasa, atração internacional do WCS

Yudi Tamashiro também deu o ar da graça no WCS

A final mundial do WCS será disputada no dia 1º de agosto. Gabriel e Gabrielle irão disputar o título mundial com representantes de outros 14 países. O Brasil é o único país que ganhou a competição por duas vezes, e sempre entra forte na briga pelo título.
Parabéns aos vencedores e boa sorte em agosto!

Gabriel vibra na hora do resultado final

Os vencedores recebem a passagem para o Japão…

…e o troféu do World Cosplay Summit

E esta foi a cobertura J-Wave do 13º Festival do Japão. Um evento fantástico, que sempre evolui com o passar dos anos, inovando e sempre agradando ao seu público.
Parabéns à toda comissão organizadora do evento, e esperamos que a qualidade mostrada neste ano possa ser mantida para o ano que vem, e para os próximos conseguintes.

Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima!

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos