Play

Image Hosted by ImageShack.us

Bem vindo ao J-WAVE…

Eu (@juba_kun) ao lado do Calliban (@calliban), Mave (@mavericko) e Darkonix (@darkonix), do Jcast, vamos desmistificar o novo clássico da animação japonesa. Neon Genesis Evangelion foi o animê que mudou a história da animação por lá, criando clichês, gêneros e muito mais.

Evangelion foi produzido em 1995, pela Gainax, com um orçamento modesto, e sofreu altos e baixos na programação japonesa. O que fazer? Inventar formas de conseguir contar uma história, colocando narrativas diferenciadas e uma complexidade que não existia antes.

Hideaki Anno criou uma obra que ficou para eternidade, sendo até hoje um ícone no Japão e sua cultura pop.

Se você acha que já viu tudo, sobre série como Lost, não menospreze Evangelion e escute nosso especial sobre a Tese do Anjo Cruel.

O podcast irá abordar tudo que já foi falado de Evangelion, seja quadrinhos, serie de televisão, filmes clássicos, a quadrilogia nova nos cinemas, jogos e muito mais. Para isso, o podcast foi dividido em duas partes, sendo lançados, nesse sábado e no próximo sábado.

Obs: Semana que vem não vai rolar J-Wave Pocket, justamente por causa da parte 2 do Evangelion.

LEITURA DE E-MAILS
WCS
JBC e seus 9 mangás
Podcast Tatsunoko
Podcast Power Rangers Musical
Podcast Nostalgia Animê Musical

TEMAS ABORDADOS
A história da Gainax
Neon Genesis Evangelion Proposal
Neon Genesis Evangelion – Série de TV

VIDEOS RELACIONADOS
Abertura de Evangelion
Encerramento de Evangelion
Shinji e Asuka no episodio da dança
Luta sincronizada do Shinji e da Asuka

ILUSTRAÇÕES RELACIONADAS

Capa do Neon Genesis Evangelion Proposal com Evangelion-01
Rascunhos dos personagens Ritsuko, Asuka e Shinji I
Rascunhos dos personagens Ritsuko, Asuka e Shinji II
Rascunhos dos personagens Ritsuko, Asuka e Shinji III

As primeiras versões do Eva-00 e Eva-02
http://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2012/03/proposal15nervlayout.jpg

Outras ilustrações
http://a.imageshack.us/img227/7403/proposal343apostolos.jpg
http://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2012/03/proposal32eva01alt.jpg
http://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2012/03/proposal10adam.jpg

INFORMAÇÕES E PESQUISA SOBRE EVANGELION
http://www.evamonkey.com/
http://wiki.evageeks.org
http://wiki.evageeks.org/Proposal

E-MAILS E TWITTER
Gostou? Não gostou? Mande suas críticas, elogios, sugestões e críticas para [email protected]

Quer mandar Twitts? Então siga a gente no Twitter e mande o que achou do podcast @jwavecast

Tempo de duração: 75 min

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli

36 Comments on “JWave #9.99 | Evangelion – Parte 1”

  1. PARABENSMUITO BOMO tema favorece, mas vocês apresentaram informações que eu nunca descobriria se não tivesse escutado o castvlw pelo trabalho, ficou muito bom, vou aguardar o próximo

  2. Estou muito empolgado para houvir o cast, o tema me agrada muito, Evangelion foi o ponto de partida para virar tiete da Gainax, um dos estúdio que sempre sigo as produções, e realmente concordo que Lost realmente foi um marco na cultura ocidental mais Evangelion fez todos votarem os olhos para o pais do sol nascente, e o gatilho para o boom dos anime nos anos 90 q vivia de certo modo esquecidos. Esse epi vou comentar concerteza. Parabéns P.S ia me esquecendo a participação do DArko é um ponto a mais para o cast.

  3. Assisti Evangelion em idos de 98 em exibições feitas por fãs na prefeitura de Santo André em SP, lembrando q naquela época a internet ainda estava engatinhando, o fansuber q legendava era o BAC (Brasil Anime Club) um club de Brasília, e eram muito legais essas exibições, pois assitiamos varias séries que eu conhecia só de revista, uma coisa que me marcou foi que um pessoal fez uma montagem, com trechos do anime Evangelion com o tema da banda Europa e ficou fenomenal, engraçado q não foram só brasileiros que tiveram essa idéia no Youtube hoje vc acha vários vídeos assim, uma baita de uma homenagem rsrs http://migre.me/11hmA

  4. Muito bacana o podcast, galera. Evangelion foi a série que despertou meu interesse no universo dos animes e mangás, bons tempos de locomotion. Parabéns pelo podcast, escreverei mais na parte 2 XD

  5. Parabéns por fazerem um J Wave sobre a obra mais legal de todos os tempos! Evangelion pra mim é como se fosse Star Wars pra muitos outros nerds. O papo foi divertido, teve curiosidades que eu realmente não sabia tipo os esforços incansáveis do Hideaki Anno para finalizar sua obra.Gostei muito dos comentários sobre cada personagem. Não houve nenhum comentário grosseiro, todos falaram muito bem.To ansioso para ouvir o próximo J wave com a parte 2, pois curto muito o mangá de eva e o filme que encerra a série , o the end of evangelion. Queria saber se vocês também irão falar dos filmes da série rebuild? Eu realmente estou amando esses novos filmes de eva.Enfim, foi um pod cast excelente.

  6. Perfeito Pod, inimaginavelmente bom.Vocês são muito bons. Evangelion abre portas pra difusão do anime/mangá em geral, entre amigos que gostam de hq, evangelion (assim como akira e Ghost in the Shel) são sempre lembrados como marcos importantíssimos, mesmo por quem não conhece nada de anime/manga.no mais, ótimo pod.Só posso parabenizá-los.

  7. Queriar só fazer um comentário que não posso deixar passar: Achei muito legal a forma como vocês falaram do Shinji em relação ao Kaworu. Ninguém agiu de forma preconceituosa como muitos fãs de evangelion agem. Parabéns.

  8. Depois de muito tempo sem comentar no cast, estou de volta… Evangelion é um dos meus animes preferidos desde a época da extinta Locomotion.O anime mistura duas coisas que gosto: Sci-fi e Mechas…Depois de ouvir este cast, resolvi de vez procurar a série para download.Valeu galera, por este tema, e aguardo a continuação com muita anciosidade.

  9. caracaaaaaa que cast foda! um dos melhores que eu ja ouvi (e olha que quem ta falando é um viciado em podcasts… trabalhar como faxineiro sem escutar nada de interessante é o inferno na terra)

    pow, vocês não imaginam o quanto evangelion subiu no meu conceito agora que eu sei a historia por traz da produção

    ja era uma obra de arte pra min, agora virou obra prima, ja to "alugando" o anime pra rever e ter uma visão bem mais profunda sobre esse caso unico da animação japonesa

  10. Aaaaaaaah, como é bom re-ouvir o 1º JWave que ouvi…muito nostálgico!
    Esse é o cast que eu mais ouvi e o melhor que vocês já fizeram.

    Uma coisa que só ficou clara no mangá e que vocês não citaram é que a alma da Dona Zepellin esta no EVA-02

  11. Nossa, muitos nós na minha cabeça ouvindo esse episódio! Mais o maior nó foi por parte da voz do ublador brasileiro do Shinji, que pra mim é a eterna voz de Ash Ketchum!

    Acho valido comentar que Evangelion foi o meu primeiro manga, que comprei muito de bobeira em uma banca na praia 😀

    Bem, vou ouvir o proximo e comento tudo junto sobre EVA!

    Abraço!

  12. Vocês devem ter muito orgulho por este episódio. Com toda certeza, o episódio mais informativo em toda podosfera sobre Evangelion. Parabéns, pessoal!

    Ainda não consegui assistir tudo sobre Evangelion… (depressão…)

  13. Nem tenho palavras para definir o quanto gosto desse anime. Nunca li o mangá, mas estou me preparando para adquirir-los em breve, porque não curto ver essas coisas na internet, não há nada melhor do que cheiro das páginas e a alegria de ver seus mangás na estante. Sobre o Neon Genesis do anime, que é o que eu conheço, eu tenho palavras sim… Perturbador, Instigante, Inovador!
    É aceitável a ideia de que não houve boa recepção na época da estréia no Japão, acho que esse nível mais filosófico de entendimento dos medos, do desespero, da perversidade por trás das tecnologia da Nerv não chegaram a maioria das pessoas que não estavam preparadas para as questões científicas, até humanistas ao extremo, de Evangelion. Toda a trama é muito adulta e só me pegou profundamente na segunda vez que assisti e estava mais crescida para entender.
    A fragilidade de Shinji é muito conveniente no contexto e eu não fiquei com aquela bronca dele por suas atitudes ingênuas e infantis, como esse tipo de personagem normalmente passa. As mulheres de Envangelion me cativam a parte, são fortes e inteligentes, e claro que a Misato tornou-se minha favorita dentre todas.
    Parabéns, JWave! Adorei o cast!

  14. Vou te dizer que este desenho é o meu favorito.
    Não sabia que ocorreram tantos problemas. Mas estranhava as animações serem bem paradas. Apesar de que nas porradas eles capricharam na medida do possível.

    Eu adorei o tema.
    Estou certo de que este será o meu cast favorito até o fim dessa jornada de casts.
    Gostei tanto que gostaria muito de estar lá trocando idéias com esses "malucos".

    Parabéns pelo cast.

  15. Parabens pelo cast de Eva muito bom,eu pensava que era só eu que vi o anime na Locomotion e depois na Animax, pq eu nao conhecia ninguem que tinha visto o anime.
    PS:Vcs bem que podia tem falado da dublagem brasileiro que a primeira fica boa ja a segunda e os filmes péssima.

  16. Cara, Evangelion é algo que me intriga bastante desde que assisti há uns dois anos atrás (sim, demorei um bocado pra me convencer e tirar um tempinho). Vários acontecimentos me deixaram confusa e eu ainda assisti o End of Evangelion só muito depois de ter terminado o anime. Ouvir esse podcast me ajudou a entender melhor a origem de toda essa abordagem que história e personagens tiveram, e a influência da depressão do Anno. Com o dinheiro acabando, eu diria que eles entraram num "desperate mode", similar à forma monstruosa da Unidade 01 metaforicamente falando, e resolveram dar tudo de si pra acabar o anime. E valeu muito à pena: Evangelion é o anime com personagens mais humanos que já vi e um dos melhores na mistura de elementos (religião, psicológico, ficção científica e etc). Sempre me irrito com pessoas que só sabem reclamar da atitude do Shinji (muitas não são de brincadeira, ou não aparentam em nada que são), sendo que o que ele faz é extremamente plausível, algo que aconteceria na vida real. E é o que acontece no caso do Kaworu, como vocês já citaram.

    O final, embora confuso, foi algo incrível de se ver. Ver o Shinji quebrar a barreira dos pensamentos negativos e fazer nascer uma nova esperança em meio ao caos foi histórico, embora o fim do End of Evangelion tenha me dado justamente o sentimento contrário. Ótimo trabalho, pessoal. Fiquei até motivada pra rever o anime uma hora dessas, ler o mangá e afins XD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.