As aventuras de Tintim

Essa é uma série que sempre quis postar aqui. e agora, aproveitando que imagens do vindouro filme pipocando pela net,resolvi aproveitar. Então com vocês : As aventuras de Tintim.
Tintim é um personagem criado em 1929 pelo cartunista Belga Hergé.

Ao longo de 23 álbuns e meio (Hergé morreu deixando o 24º incompleto) acompanhamos

as aventuras do repórter investigativo/aventureiro (e tudo mais que possa imaginar) Tintim que percorre o mundo resolvendo mistérios e enfrentando organizações criminosas Sempre acompanhado pelo seu cachorro Milú.

Ao longo das histórias, Tintim vai fazendo amigos que o ajudam em suas peripércias sendo o mais importante (e o meu preferido) o Capitão Haddock que era capitão de um Navio que era usado como ponto de contrabando pelo resto da tripulação.Após Tintim desmascarar os bandidos o Capitão acaba ficando amigo do rapaz e ambos se tornam uma dupla inseparável. A maior característica do Capitão Haddock é seu temperamento explosivo que o faz gritar pra quem quiser ouvir seu bordão clássico “Com mil Milhões de raios e trovões!”

Dupond e Dupont são dois irmãos detetives bem trapalhões que também ajudam Tintim vez por outra. Também merece citação o Prof Girassol,um cientista meio biruta que está sempre inventando alguma coisa que chama a atenção de bandidos dos quais o Tintim tem de livrá-lo.

Por falar nos bandidos,dentre a extensa galeria de vilões, destaca-se o Multimilionário Rastapopoulos.Completamente sem escrúpulos,o Grego não poupa grana para conseguir riquezas maiores nem que precise matar pra isso. Seu aliado mais recorrente é o mercenário Allan Thompsom. Tompsom é inclusive o chefe da quadrilha que usava o navio do Capitão Haddock como ponto de contrabando.

Alguns álbuns de Tintim,como por exemplo “Tintim no Congo” causaram uma certa polêmica pelo modo de retratar os habitantes dos locais visitados pelo repórter.Pra mim isso é uma grande besteira. Esses frescos do politicamente corretos esquecem que as histórias foram escritas em outros tempos bem diferentes disso que vivemos.Mas como sempre polêmicas só servem pra aguçar ainda mais a curiosidade do público. Com o sucesso era inevitável que adaptações para outras mídias surgissem.

Em 1961 tivemos inclusive um filme com atores do “Tintim e o mistério do Tosão de Ouro” e “Tintim e as laranjas Azuis” ambos com Jean-Pierre Talbot no papel título.

Em 1958 a primeira série animada para TV com o personagem foi lançada: “As aventuras de Tintim por Hergé” teve 104 episódio de 5 minutos cada um. Pelo que andei pesquisando as histórias não eram lá muito fiéis às originais Somente 33 anos depois o personagem ganharia outra série animada e assim chegamos às…

AVENTURAS DE TINTIM

Em 1991 as empresas Ellipese Programé e Nelvana, produziram a série mais famosa (pelo menos aqui no Brasil) do personagem Intitulada simplesmente de “As aventuras de Tintin” a série trazia todo o clima de aventura que caracterizava o personagem.Chegou no Brasil pela TV Cultura(na época em que ela ainda exibia coisa que prestava). além da trilha sonora que era ótima, a série chamava a atenção pelo excelente trabalho de dublagem em especial do ótimo Isaac Bardavid que trasmitia todo o temperamento digamos” peculiar” do Capitão Haddock. Oberdan Júnior também fez um bom trabalho com seu Tintin.

A série teve 39 episódios e teve várias das histórias dos álbuns adaptadas dessa vez com mais fidelidade,sendo a minha preferida a “Rumo à Lua. A série fez um relativo sucesso por aqui. Inclusive o box com 9 DVDs contendo a série completa foi lançado no Brasil um tempo atrás e esgotou,se tornando item de colecionador.

Até hoje As aventuras de Tintin continua passando no canal por assinatura HBO Family é realmente uma série imperdível.


AVENTURAS FUTURAS

Em breve Tintim voltará às telas..dessa vez aos Cinemas. Está prevista uma trilogia de filmes com o Personagem. Realizada em computação gráfica com a técnica de captura de movimentos tem na direção a “Fraca” dobradinha de Stevem Spilberg e Peter Jackson. o Primeiro filme estreará já no ano que vem. Quando sair o primeiro trailer podem deixar que darei destaque no Clarim.Enquanto isso quem quiser saber mais do personagem,indico o ótimo site Tintim por Tintim . Lá tem tudo que você precisa saber sobre o personagem. recomendado.

Pra terminar, como sempre fiquem com o vídeo de abertura da série As Aventuras de Tintim com destaque pra bela música.

Publicado originalmente pelo Macgaren no Clarim Diário

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.