Aceitando o convite do Juba vou passar a postar reviews de filmes para os leitores do JWave. Como sou um rato de Cinema para mim será um prazer.

Para começar,o filme que causou muita raiva, revolta, choro,Muitos Xingamentos no Twitter e afins pela internet finalmente desembarcou nessas nossas terrinhas tupiniquins. Mas valeu a pena a espera?PLAYER SELECT!

Scott Pilgrim(Michael Cera) é apenas um rapaz de 23 anos que mora no Canadá e tem uma vidinha até que relativamente normal: Tem uma banda de garagem com a qual sonha fazer sucesso,Namora com Knives Chau(Ellen Wong)uma chinesinha de 17 anos,divide um apartamento com um amigo gay..nada de muito especial pelo menos até conhecer e se apaixonar por Ramona Flowers (Mary Ellizabeth Winstead)uma bela garota que adora mudar a pintura do cabelo.Mas não é por isso que a vida de Pilgrim será cheia de flores,muito pelo contrário;É aí que a vida de Pilgrim vira de pernas pro ar. O problema é que para poder ficar com a garota, Scott terá de derrotar(Na porrada mesmo) os 7 ex-namorados dela que formam a auto intitulada “Liga dos Ex-Namorados Malvados”. E conforme vamos conhecendo cada um deles percebemos que não é só a cor do cabelo que a Ramona gosta de variar já que entre os namorados temos desde um vegetariano convicto,passando por astros de cinemas com egos super inflados ,Gêmeos e até uma garota(Moderninha ela não?).Pobre Scott…

ROUND ONE..FIGHT!

A “batalha ” do filme começou antes do filme estrear no Brasil. Scott Pilgrim vs o Mundo estreou nos EUA em Agosto e não foi bem nas bilheterias.Como o filme é uma adaptação de uma série de quadrinhos fora do Eixo Marvel/DC, tem um nicho mais específico de fãs e acabou não chamando a atenção do grande público.

Com o fracasso por lá a Paramounth Brasil acabou por cancelar a estreia do filme aqui no Brasil foi quando entrou em cena o Thiago Siqueira do site Cinema com Rapadura e do Rapaduracast começou uma campanha no Twitter pedindo que os fãs se manifestassem pedindo a estreia aqui também. Campanha essa que chegou até os executivos da Paramounth e o filme foi enfim confirmado, primeiramente para Outubro, depois sendo adiado para Novembro. O problema é que o filme só foi lançado em três salas aqui em São Paulo(Além de algumas exibições no festival do Rio mês passado) com a promessa de que “depois” iria para outras cidades. Só esquecem que o Blu-Ray do filme já foi lançado lá fora e com a facilidade da compra Online muitos estão optando por essa saída.Isso sem mencionar os downloads. Segundo o Jurandir Filho(também do já citado Cinema com Rapadura) 3.225 pessoas assistiram à Scott Pilgrim no fim de semana de estréia (naquelas 3 salas) enquanto que a legenda do filme teve 14 Mil downloads..Pois é..parabéns aos executivos que sabem mais que todos nós.ROUND TWO!! FIGHT!

Mas deixando a inteligência do distribuidor brasileiro de lado vamos ao que interessa: O filme.

Só avisando que,assim como The Walking Dead,eu não li nada dos quadrinhos de Scott Pilgrim então tudo que eu falar será o que eu vi no filme.

Muitos tratam Scott Pilgrim como uma história de amor,romance e essas besteiras. Eu preferi encará-lo como um filme de aventura nerd sem noção com muita porrada(Se fosse do outro jeito,eu jamais conseguiria ver).

A primeira coisa que chama atenção no filme é a tonelada de citações a games, filmes, músicas e etc(Dizem que no quadrinho isso é elevado à décima potência). Outra coisa que acaba completando a primeira são os efeitos especiais.Caramba! Como são bem feitos.. Onomatopéias aparecem a todo momento dando um clima de quadrinhos, sons de Video-Games trilha sonora bem encaixada complementando o que a cena pede.

Todas as lutas contra os Exs são ótimas e bem desenvolvidas. Gostei em especial a do Lucas Lee, personagem interpretado por Chris “Tocha Humana/Capitão América” Evans.Mas as outras também não ficam atrás.

Quanto aos personagens, Michael Cera está muito bem no papel de Scott deixando-o bem carismático(a meu ver, uma característica imprescindível em um personagem principal). Não fui muito com a cara da Ramona..ok, ela é bonita e tudo mais que vem no pacote, mas eu JAMAIS trocaria a Knives por ela(Fraco por Asiáticas).Por falar na Chinesinha, ela rouba a cena em vários momentos. O resto dos personagens secundários eu achei meio descartáveis. Tanto é que não lembro do nome de nenhum deles.

A parte de humor do filme(que não são poucas) não destoam da história e são de um tipo de humor que ainda me faz rir .Nada como o tipo de humor escatológico que parece fazer sucesso atualmente.FINAL ROUND…FIGHT!!

Mesmo que eu tenha gostado muito de Scott Pilgrim Vs o Mundo,achei o hype criado em cima dele exagerado demais. Claro, o filme é ótimo mas nada que vá mudar sua vida. É apenas diversão descompromissada . O único defeito que encontrei no filme, além da falta de profundidade dos personagens secundários como já dito,é que achei as coisas muito corridas. Me disseram que precisa ler os quadrinhos pra aproveitar tudo. Eu até entendo que é impossível transpor 100% de uma obra quando adaptada para o cinema,mas está aí o Kick-Ass que prova que um filme pode ser competente ao transpor sua história original ao ponto que um “leigo” nos quadrinhos não fique com impressão de que faltou algo.

K.O!

Mesmo assim Scott Pilgrim é um filme imperdível para qualquer um que busque ter alguns momentos de diversão. Se você é fã de romance, pode tentar ver o filme pela ótica romântica que comentei no início quem sabe não aproveitará mais? Mas seja você fã ou não, se tiver oportunidade veja Scott Pilgrim Vs o Mundo.Com certeza não irá se arrepender.

PERFECT!


Postado por Macgaren do Blog Clarim Diário

About macgaren

Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

View all posts by macgaren