Crítica | Incontrolável

Seria apenas mais um dia de trabalho para o veterano condutor Frank(Denzel Washington) e o novato Will (Chris Pine) mas o destino iria mudar aquilo.

Uma falha humana deixa um Trem de carga com 8 vagões de produtos químicos solto nos trilhos sem condutor e em alta velocidade. Como se isso por si só já não fosse preocupante no caminho do Trem descontrolado está curva acentuada a qual um trem naquela velocidade não conseguiria fazer. O risco de descarrilhamento ameaçava a vida de milhares de pessoas.

Depois de algumas tentativas frustradas de deter o Trem Frank e Will vão tentar fazer o impossível.

O roteiro de Incontrolável é baseado em uma história real ocorrida em 2001( Leia aqui ). Claro que no filme eles usam a tática do “aumentam mas não inventam”. No caso real o Trem tinha entre seus vagões apenas 2 com produtos químicos. Tudo bem que já era suficiente pra causar uma tragédia e tanto mas no filme acentuaram isso deixando o Trem com 8 vagões químicos. Mas incongruências históricas à parte o filme é ótimo. Acho que pelo fato do movimento constante e tudo se passando em alta velocidade a sensação de ação ficou bem elevada. o filme tem sequências de literalmente tirar o fôlego.

Apesar de o foco se concentrar mais em Frank e Will várias coisas acontecem ao mesmo tempo ao redor dos personagens. Seja na sala de controle, seja no escritório da Companhia ou nas tentativas paralelas de parar o Trem; tudo contribui para o bom andamento da história.

E a trilha sonora também está muito bem encaixada e como todo o resto ajuda no ritmo incontrolável do filme.

Curioso citar que Denzel Washington já tem “experiência” com Trens já que estrelou o Sequestro do Metrô 123 também do mesmo diretor Tony Scott.

Infelizmente os defeitos do filme estão onde deveria ser o ponto forte: no Clímax.

Passam o filme inteiro chamando a atenção da já citada “curva da morte” para a cena em si ter a maior cara de anti clímax(Obviamente não vou contar o que acontece). Também os efeitos que durante todo o filme são muito bem feitos, justamente na cena chave ficam tão reais quanto promessa de político. Na cena o Trem parece um Videogame. o que chega a incomodar.

Mas se relevar isso o saldo do filme é positivo.

Desde criança eu sempre fui apaixonado por Trens e esse foi o motivo principal que me fez ficar com uma vontade incontrolável de assistir esse filme e devo dizer que não me decepcionei. Não é daqueles filmes pra marcar sua vida mas se tudo que você quer é ir ao cinema e curtir um bom filme de ação “Incontrolável” é uma ótima pedida. Todos a bordo!

Relacionados

spot_imgspot_img
macgaren
macgaren
Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

1 COMENTÁRIO

  1. Imparável foi um filme incrível. A história de dois maquinistas tentam parar um trem não-tripulado levando muito alto teor explosivo dos recipientes que carregam. É realmente um filme emocionante. Obrigado por compartilhar os detalhes do mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.