JWave #43: Detonator Orgun

Bem vindo ao JWAVE…

Essa semana, nós iremos falar de Detonator Orgun, um clássico que passou no US Manga Corps do Brasil, na extinta Rede Manchete. Lembra quando passava alguns animês mais pesados de sexta-feira? É disso que vamos falar.

Juba, Calliban, Mave, e Diogo (MBB Anikenkai) irão falar de uma época que a Rede Manchete fazia qualquer coisa para esticar suas séries, inclusive criando um bloco de filmes e animações para vídeo que eram exibidos às sextas-feiras.

Detonator Orgun foi uma série lançada em 3 episódios no formato OVA (Original Vídeo Animation) e veio com a leva inicial de animações para a Rede Manchete. A série teve design do Kia Asamiya (Nadesico, Corrector Yui, Silent Mobieus, Zeorymer e Dark Angel).

PARTICIPANTES
Juba
Calliban
Mave
Diogo

CORREIOS
Fomos citados no Paranerdia 29: Recomendações de Podcasts.
Ajude o JWave e indique o JWavecast para 10 amigos.
O retorno do JWave Pocket? Se você tem interesse de participar, mande áudios e se você manja de edição para [email protected]

TEMA
US Mangá Corps Brasil
Detonator Orgun

VÍDEO
Comercial de Detonator Orgun na Rede Manchete

Abertura do US Manga na Rede Manchete

E-MAILS E TWITTER
Gostou? Não gostou? Mande suas críticas, elogios, sugestões e críticas Mande e-mails para [email protected]


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

64 respostas a JWave #43: Detonator Orgun

  1. @RonniePedra disse:

    Caraca!!! US Manga!!!! Esperava ansioso por toda sexta à noite! Já estou baixando!

  2. NerdMaster disse:

    CARACA!!! Que saudades de US Mangá!! Detonator Orgun era um dos melhores animes!

  3. HEBER disse:

    Cara e achava que a unica coisa que eu lembrava US Manga e a MUsica + não foi bem assim

  4. Marcio Neves disse:

    Te contar que eu NUNCA vi nada do US Manga, heim? Ouvi falar de vários animes que passaram nesse bloco das Sextas-Feiras da Manchete, mas nunca consegui consegui ver algo no dia. Por consequencia, sempre ouvi falar mas NUNCA assisti Detonator Orgun :D

  5. JunMkI disse:

    Momento nostalgia. Assisti bastante coisa do U.S Mangá na época, mas não me lembrava do Detonator Orgun. Só soube da existência após ler a respeito anos mais tarde na interwebz. Até hoje as tomadas de animação são empolgantes.

    Já que vocês falaram de Detonator Orgun, vocês bem que poderiam falar sobre Tekkaman Blade, série pra TV muito boa da Tatsunoko que passou na mesma época em que Detonator estava sendo lançado. Divide várias semelhanças com Detonator Orgun. É um remake do Tekkaman original dos anos 70, só que com um enredo bem mais dark, assim como foi com Casshern Sins, remake do Casshern original.

    Uma pena que Tekkaman Blade não seja conhecido no Brasil. Talvez nem tanto agora, já que Tekkaman Blade é um personagem jogável no game de luta Tatsunoko vs. Capcom.

    • @juba_kun disse:

      Cara,

      Eu assisti Tekkaman Blade recentemente, por causa de Tatsunoko vs Capcom. Confesso q gostei, mas nao sei se entraria pro JWave como tema, mesma coisa Casshern. Quem sabe, num futuro conseguimos encaixar temas assim.

      Pra mim, Tekkaman é o pai dos metal heroes. Tem muita coisa ali q só foi usado pela toei com tokusatsu no começo dos anos 80.

      abraços.

    • willian disse:

      boa tarde, cara estou atrás do filme do anime Detonator Orgun, lembro que passou a tarde na band a muito tempo atrás, só não me recordo se seguia com o mesmo nome no anime, você tem algum conhecimento a respeito?

  6. marcio roberto disse:

    Caraca maluco, Detonator Orgun. Animes phodastico da época de Us Manga, não tem nostalgia melhor, baixando *__*

  7. Krull disse:

    USA manga foi sem duvidas um marco na TV brasileira, mas e aí, quando vai rolar o pod do genocyber?

    P.s: ate ano passado tinha DO inteiro no youtube(dublado ainda por cima).

  8. A frase de pokémon é "Gotta Catch'em All!" e não "Gonna get'em all".
    Detonator foi um dos animes bons do US manga. Não que seja algo difícil quando se tem algo como Violence jack como competição.
    My recent post Conto- Duelo

  9. Krull disse:

    Puts, agora que fui me lembrar, a saga pesadelo supremo(aquela versão cretina da vinda de galactus no universo ultimate) tem momentos que muito lembram detonador orgum, será que foi um homegem ?????

    • @juba_kun disse:

      Olha cara,

      Eu li essa saga, confesso q achei fraquissima, mas realmente tem pontos em comum. Pode ser uma homenagem, ou não.

      Principalmente q foi um dos animes lançados pra mercado de vhs, na invasao dos animes nos anos 90 e 2000, então tem logica.

      abraços

  10. A princípio minha mente estava assimilando Detonator Orgun com Genocyber até que vi a imagem do cast e caiu a ficha xD
    Eu assisti picado esse animê por causa do horário, pra falar a verdade eu assisti todo o U.S Mangá picado. Culpa da novela =/.
    U.S Mangá deixa saudade, pq foi o único programa do Brasil que teve coragem de exibir animês com nível mais adulto de forma íntegra.
    E vlw o cast pq passei a conhecer melhor esse animê.

    Abs!

  11. zackmalvado disse:

    O US Mangá tem uma grande importância na minha vida. Foi através de um dos animes q passou nele, especificamente o "Zeoraimer" (acho que este era o nome). Eu gostava de cavaleiros, mas era "modinha". Com este anime, com seus temas pesados, sexo, violência e temas, para mim, na época, complexos, passeia apreciar os animes como algo verdadeiramente diferenciado – isso é animação, pensei.

    Pena que hj em dia é tao diicil manter esta impressão.

    • @juba_kun disse:

      Dificil pq a Tv brasileira mudou infelizmente.

      A classificação indicativa trouxe coisas boas, porem ela vetou e estragou muito do q tinhamos acesso. Animação e até filmes da Sessao da tarde foram atingidos com a classificação indicativa, então fica dificil ter essa impressão.

      • Zackmalvado disse:

        Não sei se é a TV brasileira, não lembro de nenhuma série recente que me trouxe um impacto como os animes da década de 1990 e começo dos 2000.

        Talvez esteja ficando velho! Mas é uma pergunta a ser feita, afinal a qualidade artística das produções melhorou ou piorou? Ou fomos nós que mudamos?

  12. zackmalvado disse:

    Doido para ouvir o podcast, mas os servidores nao colaboram!

    Parabéns Jwavers, pelos fans fanáticos!

  13. Tohno Shiki disse:

    Nossa um cast sobre um dos blocos de animação em que a Manchete pega uma porrada de OVA sem assistir e quando vai ver, estamos passando temas políticos, tramas psicológicas, sexualidade, após o seu jantar. O problema se eu me lembro era antes ou depois que passava WW alguma coisa Masters, com a filha do Bruce Lee e o campeão dos campeões Tsunami.

  14. Stunts disse:

    Caraca, eu confesso que lembro vagamente desse anime…
    Mas, vamos lá escutar…

  15. Marcio Neves disse:

    Estou podendo ouvir só agora. E já tenho um comentário: como vocês ousam falar mal da Sarah Regina (cantora do US Manga)? Voz afinada, letra sublime, interpretação única </sarcasm> :D

    E outro: só eu acho o traço do Kia Asamiya uma das coisas mais horríveis que existe (pau a pau com o traço do desenhista de Elfen Lied)?

    (continuando a ouvir…)

    • Tohno Shiki disse:

      Gosto do design do Kia, ele meio que é o Frank Quitely do mangá, enquanto um é desenhar personagens gordinhos, com rostos suaves. O Kia são personagens com nariz pontudo, sobrancelhas finas e mulheres meio vesguinhas.

      É muito de gosto mesmo, eles tem importância mas estética é outra coisa.

  16. Tohno Shiki disse:

    Poxa queria ouvir um podcast sobre o Mel Gibson + Bruce Lee + 199X + Multisocos e reprise de arcos = Hokuto no Ken, aonde os seres mais cabra homi da terra devastada parecem travecos e talvez os criadores do "Manly Tears". A soma entre Priscila rainha do deserto + Mad Max.
    Com a incrível técnica de desenho em animação aonde você desenha e seu amigo fica mexendo no papel, sendo assim a possível causa de eu nunca querer assistir. Somente li o mangá.

    • Krull disse:

      Na verdade hokuto no ken seria mais stallone cobra+bruce lee+ mad max= a melhor coisa que já foi feito no oriente. E dizer que os abomai do HNK parecem travestis é leviano, afinal os personagens de "anaimes" de hoje são muito piores(porque alem da estética, as atitudes também são suspeitas) no hokuto as personagens estão mais pra twistter sister.

      E eu acho o traço do kia bom pra animações, mas no papel fica estranho.

    • @juba_kun disse:

      O pior que eu adoraria fazer um podcast de Hokuto no Ken, mas esse deve ser outro tema proibido pq o Call me odeia até hj por ter recomendado a ler essa série. XDD

  17. rapahaeru disse:

    Procurei bastante casts sobre animes antes e não encontrava.
    Venho acompanhando vocês desde que os conheci pelo nerdcast.
    Apesar de não concordar com muitas coisas ditas, curto o cast.

    Obs : Não sei quem falou, mas no nerdcast disseram que Saint seiya significava, santos de bronze ?
    Não sei se foram voces, ou o @graveheart, mas só pra corrigir, "seinto seiya" significa simplesmente saint = lutador divino ou santo, como queira. e seiya = flecha estelar . Sei (estrela) ya(flecha).
    O trocadilho seiya, não tem nada a ver com bronze.

    Baixando o cast…
    Abraços e continue esse trabalho

    • @juba_kun disse:

      Foi o graveheart que disse.

      Sobre o termo, eu confesso q já ouvi diversas origens, mas como nunca fui muito fã de Saint seiya, eu nunca pesquisei mesmo.

      Nosso podcast nao é bem de animes, mas a gente aborda o assunto.

      Abraços

  18. Drugue disse:

    E lá vou eu novamente tomar um rótulo de “infiel” ou de “pessoa com desvio de caráter”…rs Mas infelizmente eu tenho que dizer que eu não lembro desse bloco de OVAs, não lembro nem do nome do bloco, ou de ter assistido qualquer coisa que passasse nesse horário…rs

    Consequentemente fui escutar o cast sem saber o que esperar, e até que encontrei um OVA interessante, apesar das piadas e zueiras características do JWave as informações e o jeito com o qual vocês destrincharam a história(que também é uma característica do JWave) me fez curtir, mesmo sem ter assistido. Essa parte do jogo me lembrou muito o clássico Ender’s Game (o jogo do Exterminador), sem explicar muito pra não dar muitos spoilers mas realmente me lembrou muito essa obra… agora preciso correr atrás pra assistir esse OVA.

    Vlw pela dica e pelo ótimo Podcast e pode deixar que sem duvidas eu vou divulgar para ainda mais pessoas!

  19. @juba_kun disse:

    Hokuto no Ken tem importancia e tudo mais.

    Eu até gosto da historia e dos personagens, mas a repetição de arcos e historia é absurdo que incomoda. Virou uma piada, mesmo eu gostando e respeitando Hokuto no Ken

  20. Krull disse:

    Off: na leitura de comentários, é citado que nesse novo sentai que esta passando no Japão, aparecem os google five, eu queria saber, eles fazem aquela jogadinha de cachecol super gay que era marca registrada????

  21. Não era nessa época q passava "anjo de mim" com Tony Ramos e dps passava "zazá" na Globo?

    Pq eles foram o culpado de eu n ter conseguido ver U.S Mangá xDDDD

  22. @CogaNerd disse:

    Me deu muita vontade de jogar Super Robot Taisen W. depois que ouvi o cast sobre o Orgun voltei a assistir ele e digo que gostei sim mesmo vendo muitos defeito no anime. é uma pena que por aqui não encontro boneco dele facilmente. Arigatou pessoal do JWave pela ótima nostalgia.

    • @juba_kun disse:

      E ai, Coga.

      Direto do Japão em e nem aí tem Orgun? Então a coisa ta preta.

      Sobre Super Robot Taisen W, eu nunca joguei os jogos recentes, eu parei no super famicom. Perdi muita coisa?

      Obrigado pelo feedback. Um dia ainda temos q gravar podcast com essa conexão Brasil-Japão em…

      Abraços.

  23. Almighty disse:

    Eu era muito novo quando passou U.S MANGÁ-AAAAAA-AAAAAAAAAAAAAAA!!!!!! A única coisa única coisa que me lembro foi de um trecho de Fatal Fury, nada mais. Mas assisti todos os outros anmes que passaram na Manchete.
    Vamos iniciar a campanha SAVE FERRIS, SAVE JWAVE. Não parem, pessoal, vocês são bons. Qualquer coisa, deixem o podcast quinzenal, mas não parem. Este será o ano do JWave, você vão ver.
    Abraço.

  24. @NataliaCoga disse:

    Nossa, confesso q nunca assiti esse anime e ate entao (mesmo conhecendo) nunca havia me interessado em ver!! Acho q e porque eu era (e sou) muito meninina e quando via esses animes com robos achava a coisa mais chata do universo!

    Mas agora que eu ouvi o podcast me bateu uma mini vontade (se fazendo de dificil!!) de ver o anime!

    Parabens Jwave por mais um Podcast de sucesso!!! Uhhhuuuulllllll,kkkk

  25. Sérgio Sampaio disse:

    Olá. Eu havia comentado no podcast do Dragon Ball sobre a voz do Mestre Kame ser a mesma da pessoa que canta na abertura do Kamen Rider Black. Resolvi fazer uma montagem. Espero que gostem: http://www.youtube.com/watch?v=ZKcOA6XkkNw

  26. Rafael Smok disse:

    Vai parecer eresia o que eu vou dizer, mas não acompanhei o US Manga! Não sei, na epoca eu meio que já estava desgarrando dos animes, ja tinha cansado de ver e rever as reprises de Cavaleiros do Zodiaco então não parava muito na Manchete, deve ser pq na epoca tinha colocado TV a cabo em casa então eu meio que via Cartoon o dia todo ehhehe.
    Mas fiquei curioso com Detonator Orgun, e por mais que vcs tenham ressaltado os pontos fracos do anime, vou ver pra tirar minhas conclusões, ou por que sou masoquista mesmo, vi Dragon Ball Evolution mais de uma vez no cinema, aturo qualquer coisa! eheheh
    Abraço!
    My recent post Joguinho Viciante – DOODLE DEVIL!

  27. Eduardo Cosso disse:

    Vamos lá, demorei para comentar aqui, pois estava assistindo aos OVAs 2 e 3 desse anime, o eps 1 tinha assistido fazem duas semanas, porque eu não lembrava muito desse anime. Eu até que curti o Orgun, mas preferia ver animes mais voltados aos baseados em games, Fatal Fury só faltou exibirem o movie, somente exibiram os dois OVAs.
    Sou muito fã do Kia Asamiya, estou louco para ouvir um J-Wave sobre algum anime dele, mesmo que seja sobre Corrector Yui, que era bem tosco. Valeu!!! ^^v
    My recent post Saiu o FARRAZINE 21

  28. @theportal disse:

    Estou evitando ficar comentando nos episódios antigos durante essa maratona, mas não pude evitar de falar: no momento em que a Terra é movida para mostrar o sol, a primeira coisa que eu me lembrei foi daquele episódio do Chapolim, em que ele enfrenta o vampiro e faz o sol nascer adiantando o relógio… =D
    My recent post A Espiral #15 – Os Arquivos Secretos de Sherlock Holmes SOLUCIONADO

  29. RogerWillc disse:

    Excelente! O nível de piadas e insanidades continua "PARA O ALTO E AVANTE!!!!".

    Eu queria muito rever o Detonator Orgum, mas caras… sério. Depois do cast? Não.

  30. Apesar de não me lembrar de US Mangá o episódio foi ótimo e o Call estava impagável.

  31. josnel disse:

    Quem não gosta de Detonator Orgun que enfie os dedos no ** e rasgue.

  32. @rodrigo_x disse:

    Num lembro desse desenho, mas ouvi assim mesmo :P
    E não me motivou a assistir…

  33. Pingback: Otakast #19 – Cavaleiros, Sayajins e a História dos Animes no Brasil | Otakucompany

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>