Crítica | Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13… Para muitos o Dia do Azar, para outros apenas mais um dia comum. Mas para os fãs de filmes de Terror é tempo de fazer aquela maratona dos filmes de um dos assassinos mais conhecidos do Cinema: Jason Voorhees! O que? não o conhecem? ok me acompanhem enquanto relembro os filmes da franquia. E para começar tenho de voltar uma geração:

Sexta-Feira 13 Parte 1 (1980)

Quem conheceu os filmes da Franquia Sexta-Feira 13 mais recentemente e pega este filme para assistir pode ficar surpreso com a identidade do assassino. Sim! Aqui não é o Jason quem mata os pobres monitores que tiveram a péssima idéia de passar uns dias em Crystal Lake mas sim sua mãe: Pamela Voorhees! Anos atrás seu filho Jason, apenas um garotinho na época, morreu devido à negligência dos monitores do acampamento que preferiram “se pegar” do que cuidar do menino.O acontecimento fez a dona Pamela perder a cabeça (ainda não literalmente) e sair matando todos os jovens que só queriam curtir a vida e botar pra fora todos seus hormônios da juventude.Entre as vítimas estava um jovem Kevin Bacon que teve de mudar seu sobrenome para Kevin Presunto.

 

 

Sexta-Feira 13 Parte 2 (1981)

E eis que já no ano seguinte temos uma continuação pra série. Descobrimos que  Jason não havia morrido  e acabou vendo sua Mãe perder a cabeça(agora sim literalmente).

Após ter sua merecida(ou não?) vingança Jason volta pra casa só pra encontrar mais adolescentes infestando seu querido Crystal Lake.Só resta a ele agora continuar de onde mamãe Voorhees parou e fatiar alguns jovens.

 

Sexta-Feira 13 Parte 3 (1982)

Vivendo tranquilo após o final do filme anterior, Jason vê novamente seu lar ser invadido por hordas de adolescentes com os feromônios à flor da Pele. E Jason não tem outra saída além de adicionar mais algumas mortes em seu currículo.

Duas coisas merecerem ser ditas sobre esse filme: Foi a primeira vez em que Jason usa sua Máscara emblemática(ele pegou de uma vítima) e o filme foi exibido em …3D! Pra quem acha que essa modinha é uma novidade , Jason já jogava facas e espremia cabeças até o olho da vitima saltar em direção  do público nos anos 80.Toma essa James Cameron!

Sexta-Feira 13 : O capítulo final. (1984)

Querendo variar o cardápio,Jason se afasta um pouco de seu Lago preferido e é atraído pela presença de mais um bando de adolescentes que estão acampando em um local próximo. Aparentemente ninguém lê jornal por ali pra saber que mortes misteriosas costumam acontecer na região. No meio do grupo estão  Trish e seu pequeno irmão Tommy Jarvis que tentarão por um fim de uma vez por todas no perigoso assassino.

 

Sexta-Feira 13 : Um novo começo 1985

Após matar Jason no final do filme anterior, Tommy cresceu como um rapaz problemático e jogado de uma instituição mental a outra. Quando ele chega numa espécie de colônia penal para malucos parece que finalmente ele terá um pouco de Paz. O problema é que novos assassinatos começam a ocorrer e as suspeitas indicam que Jason pode estar de volta. Espero que ele mate quem teve a brilhante idéia de dar um machado para um doido que estava preso exatamente por comportamento violento.

Sexta-Feira 13 Parte 6 : Jason Vive! (1986)

Após matar Jason na parte 4,Tommy cresceu tendo pesadelos com o assassino.Agora que já é um adulto ele faz o que qualquer um faria: vai ao cemitério violar o túmulo do Jason !Para se certificar que ele realmente estava morto enfia uma pá no peito do defunto. Nesse momento um raio desce dos céus e reanima o assassino. Agora ele matará quem for preciso até voltar pra casa e o pesadelo de Tommy se concretiza…Epa tem coisa errada nisso!

Aqui cabe um comentário: Os produtores realmente queria encerrar o ciclo do Jason lá na parte 4 e planejavam continuar a série com outro assassino como é o caso do filme anterior (e não é Spoiler já que o filme é de 1985. E mesmo porque, não vou dizer quem é o assassino) O problema é que a parte 5 foi um fracasso retumbante nas bilheterias o que fez o pessoal repensar seus planos.Assim resolveram fingir que os eventos da parte 5 nunca ocorreram e voltar com o Jason. Aliás  foi a partir desse filme que Jason ganhou a habilidade de voltar dos mortos já que nos filmes anteriores ele nunca havia morrido(à exceção claro do 4)

Sexta-Feira 13 Parte 7 : A matança continua (1988)

Com Jason acorrentado no fundo do lago, tempos de tranquilidade finalmente voltam a Crystal Lake.Mas tudo muda quando Tina, uma garota com poderes de telecinésia(???) chega ao acampamento com seus amigos. Acidentalmente ela liberta Jason e como sugere o título do filme: A matança continua. Só que agora Jason tem uma vítima que não é tão indefesa assim.

Se eu pego quem achou uma boa idéia trazer uma personagem com poderes mentais pra combater o Jason ele ia ficar pior que as vítimas do vilão.

Como curiosidade,foi nesse filme que Jason passou a ser interpretado pelo ator Kane Hodder que “viveria” o personagem até Jason X .

 

Sexta-Feira 13 Parte 8 : Jason ataca Nova York (1989)

E novamente Jason é trazido de volta à vida. Ele ataca um barco que estava passeando pelo Crystal Lake(Sério! Ninguém lê jornal não?) e após matar o casal que estava a bordo(fazendo vocês-sabem-o-quê)  ele fica à deriva com o barco que acaba indo parar em Manhattan. O lugar é diferente mas as mortes não podem parar.

Esse filme apesar de fraco tem uma das mortes mais engraçadas da franquia: O Boxeador que fica dando socos no Jason até cansar . Quando o Jason resolve dar um soco a cabeça do cara voa longe. Tosco mas divertido.

 

Jason vai para o Inferno.(1990)

O FBI finalmente consegue exterminar Jason e explodí-lo em milhões de pedacinhos. O problema é que  os pedaços são levados ao necrotério e o legista, sem nenhum motivo aparente resolve se banquetear com alguns deles. Resultado? Jason se revela um verme estranho que “pula” de corpo em corpo(??) faznedo seus hospedeiros se transformarem em Jasons(???). O objetivo dele? matar sua irmã que coincidentemente morava por alí e que ninguém nunca ouviu falar.

Esse é de longe o pior filme de toda a franquia na minha opinião. Nada faz sentido!O Jason ser uma “presença”capaz de dominar corpos? Uma irmã?? Ok.

A única coisa que se salva nesse filme são as citações a outros filmes de terror como “A casa dos Myers (Halloween) ,o Necromicon (Uma Noite Alucinante) e a antológica cena final com a mão do Freddy Kruegger puxando a máscara do Jason para baixo da Terra.

 

Jason X (2001)

Quando todos achavam que Jason era um personagem do passado no cinema já que ficou ausente das telas por todos os anos 90 eis que ele retorna!

Logo no início do filme Jason é preso em uma câmara criogênica e esquecido por lá.

O tempo avança para o ano de 2455(!!) quando a Terra se tornou um lugar inabitável e a humanidade tomou o rumo do espaço. Uma equipe de jovens exploradores fazendo pesquisas na Terra acaba descobrindo o assassino congelado (parabéns pra bateria que fez a câmara criogênica funcionar por tanto tempo). Sem saber do perigo, eles levam Jason para a nave. Pronto! é a deixa para que mais um banho de sangue aconteça. Mas se o Jason já era perigoso “normal” o que dizer de um Jason meio robótico à lá Exterminador do Futuro?

Freddy Vs Jason (2003)

Muito tempo se passou desde que Freddy atacou pela última vez e o nome Freddy Krueger se tornou assunto proibido. Como seu poder vem do medo, Freddy precisa lembrar a todos que ele existe.Ele planeja usar Jason para devolver o medo às mentes dos moradores da Rua Elm para e assim conseguir ficar forte o suficiente para voltar a atacar . Mas controlar Jason não é tão fácil como ele imaginava . E o combate entre os dois se torna inevitável.

Muita gente fala mau desse filme mas particularmente acho-o muito divertido.Tudo bem que está mais para um filme do Freddy do que propriamente do Jason  mas ver os dois ícones do terror frente a frente foi fantástico.

 

Sexta-Feira 13 Bem vindos a Crystal Lake(2009)

Na onda de remakes que invadiu os Cinemas nessa última década,Sexta-Feira 13 não ficou de fora e também ganhou sua releitura para os tempos atuais. Algumas alterações como um Jason velocista não agradou muito aos fãs,mas vale a assistida. Mas como acontece em Remakes: Sempre prefira a série original.

A franquia Sexta-Feira 13 pode ter algumas tosquices no meio(se quiserem pular o Jason vai para o Inferno estarão se fazendo um favor) mas é algo que qualquer fã de terror precisa conhecer. Recomendado.

E Feliz Sexta Feira 13 a todos!

Relacionados

Diablo IV | Chega ao Xbox Game Pass

Os fãs da franquia Diablo têm motivos para comemorar,...

Dragon Ball Xenoverse 2 | Novo DLC recebe teaser

Fãs de Dragon Ball, segurem seus kamehamehas, porque a...

Overwatch 2 | Venture chega para testes neste final de semana

Os jogadores de Overwatch 2 têm a oportunidade de...
spot_imgspot_img
Artigo anterior
Próximo artigo
macgaren
macgaren
Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

3 COMENTÁRIOS

  1. OLá, muito boa essa postagem sobre todos os filmes de Jason Voohees. Eu particularmente não gostei nenhum pouco do sétimo (achei uma ideia idiota) e nem de Jason vai para o Inferno (que ficou surreal demais para mim com lendas e rituais…). Mas gostei de Jason X – Jason atacando em um lugar fechado, que medo! – e também aquele onde ele vai a Nova york. Detalhe: não me lembro do segundo.
    Parabéns! ficou muito bom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.