Crítica | Piratas Do Caribe 4: Navegando Em Águas Misteriosas

Jack Sparrow está de volta. Como mostrado no final do último filme o pirata…ops digo, o Capitão pirata continua em busca da lendária Fonte da Juventude. Durante a jornada Jack reencontra Angelica (Penélope Cruz) com quem teve uns “rolos” maus resolvidos no passado.A coisa complica pelo fato da garota ser filha de ninguém menos que Barba Negra (Ian McShane),o pirata mais temido dos Mares.E o vilão também está atrás da fonte da Juventude. Junte à equação o agora corsário à serviço do Rei da Inglaterra(e com uma peruca ridícula) ,Barbossa que precisa encontrar a fonte antes que os Espanhóis o faça e terão uma idéia do que o Jack terá de enfrentar.Devo começar dizendo que esse 4º filme de Pirata do Caribe é o que os dois filmes anteriores passaram longe de serem: Um filme do Jack Sparrow.Então esqueça aquelas 7854 tramas paralelas ou o romance mexicano idiota do Will e Elizabeth(que graças ao Holandês Voador não participam do filme).Aqui o que importa é o Jack. e mesmo tendo personagens novos, o objetivo de todos é um só: Chegar à Fonte. E isso é ótimo! Jack sempre foi (ou deveria ter sido) o personagem principal de Piratas do Caribe e não ficar sendo jogado de um lado pra outro em detrimento do casalzinho pirata sem sal. Ao devolver pro Jack o posto de protagonista, PdC 4 coloca novamente a franquia no curso certo.

Não dá pra deixar de falar das Sereias. essas novas personagens na mitologia da série ficaram muito bem representadas.A cauda delas é um show de CG de encher os olhos.Só perdem em matéria de beleza para a parte de cima. Parabéns a quem selecionou as garotas para os pepéis. Mas se todas são lindas a atriz Astrid Berges-Frisbey que interpreta Serena,a sereia principal da história se destaca.Não me admira que o Missionário Philip,interpretado por Sam Caflin (e outra cara nova no elenco) tenha ficado caído pela peixinho. Eu não me importaria nem um pouco de ser devorado por elas.

Uma coisa que me deixou apreensivo foi imaginar como eles retratariam o Barba-Negra.Se iriam torna-lo muito longe do Pirata Real mas pra meu alívio ele está bem fiel.Claro, deram uma dose de poderes sobrenaturais pra ele mas se levarmos em conta que o Barba Negra real queria passar uma aura sobrenatural para apavorar seus adversários ficou bem caracterizado. Não esqueceram nem da fumaça que emanava de sua barba e que ajudava nessa imagem sombria do Sr. teach .Ah! O único porém foi terem mudado a Jolly Roger (Nome das bandeiras piratas) dele.Mas como a original foi “homenageada” na figura da Proa do Queen Anne’s Revenge então estão perdoados.O maior problema do filme é se tornar muito arrastado em certas partes.Dava pra simplificar algumas coisas aqui ou acolá mas tudo é esquecido quando começam as cenas de ação e vem aos ouvidos a maravilhosa trilha sonora.Sério. Acho a música tema de Piratas do Caribe uma das mais empolgantes do cinema.Ao ouví-la a vontade é levantar e entrar no meio da luta dos personagens.E outra coisa que não engoli é como é que tanta gente conseguiu entrar (e sair)no local da Fonte da Juventude de uma hora pra outra? O modo para se entrar parece ser tão complicado à primeira vista.

Finalizando, o novo Piratas do Caribe não é tão bom quanto o primeiro mas é um ótimo filme. e um bom modo de começar outra trilogia (Que a cena pós créditos dá indícios de que pode ocorrer). Seja bem vindo de volta Capitão Jack Sparrow.

Nota 8

Relacionados

spot_imgspot_img
macgaren
macgaren
Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

5 COMENTÁRIOS

  1. Recentemente compre a trilogia em blu ray.
    Assisti a todos antes da chegada do 4 filme nos cinemas. E quando finalmente assisti o 3 filme, bem, fui logo zarpando para o cinema mais proximo. Sou um grande fã da franquia Piratas do Caribe.
    Adorei a trilogia toda. Sei bem das criticas e das visões que cada um tem, e respeito, mais eu curti muito mesmo a trilogia e da forma que ela foi acabada.
    E agora com este 4 filme eu achei bacana e gostei tambem, mais para mim ficou algo faltando, não sei bem o que. Mais senti falta de algo. A parte das sereias eu achei muito bem feita. E creio que as sereias poderiam ter sido mais envolvida na trama, pois para mim aquele clima da lenda exposta daquela forma, com um tom sombrio e sensual, ficou muito bom. Isso me fez pensar que poderia, sim, as sereias terem mais participação na historia. Afinal tirando o barba negra, elas eram o perigo maior da historia.
    E Johnny Deep, esse não é preciso comentarios. Sempre curto e fico interessado quando teme ele no elenco do filme. E ele sempre vem fazendo bem esse papel de pirata.
    E como foi dito… Esse foi um bom inicio para mais uma trilogia, e quem sabe tambem com o retorno de velhos personagens e o do diretor dos 3 primeiros filmes, que acho que foi isso que faltou para dar aquele filme com um impacto ainda maior.
    Piratas do Caribe, são meus filmes favoritos.

  2. Assisti esse filme final de semana, e meu novamente o gostinho de querer ver mais o capitão Jack em suas aventuras, realmente acho que não supero o primeiro, mas sempre quando vem um filme "inovador" como o primeiro é dificil de superar. Sou grande fã da Trilogia eu e minha esposa compramos a trilogia em DVD, o proximos iremos comprar em blue-ray… um bom filmes para todos… um abraço

  3. Não gostei, um filme escuro , cenas que poderiam ser mais trabalhadas .Para mim que esperava muito achei o filme preguiçoso com um roteiro sem muita ação que se pede muito e que tinha nos filmes anteriores .Senti muita falta do pintel e do caolho que dava uma graça a parte ..e mais elizabete que não era pirata fez muito mais que a tal angelica aff ..bom a fonte ja foi destruida e agora? que resta para o nosso capitão sparrow?uma mulher maluca que fara vudu dele numa ilha deserta ? bom para mim que sou fã não tenho mais esperança que depp volte a fazer jack .. vou imaginar aqui como se ele realment descobriu um jeito mágico de tirar todos aqueles navios da garrafa e fez sua frota e conquistou o mundo assim como meu coração savvy?
    sem mais …

  4. Eu só queria tirar uma dúvida… O que aconteceu ao certo com o misionário? Ele foi ou não devorado pela sereia? Ela não me parecia confiável. ^^

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.