JWave #51 | E3 2011

Bem vindo ao JWAVE…

Chegamos o JWavecast #51que é sobre a maior conferência de games do mundo, a E3 (Electronic Entertainment Expo). O evento acontece todos os anos em Los Angeles e é quando as maiores produtoras de jogos anunciam suas novidades pra 2011 e 2012.

Juba, Calliban, Marvin e Diogo Prado (do MBB Anikenkai) se reúnem numa conversa de bar para analisar cada conferência que aconteceu na E3 e sobre seus anúncios. Tivemos grandes jogos adaptados para o Kinect, o anúncio do novo portátil da Sony e o novo console de mesa da Nintendo.

PARTICIPANTES
Juba
Calliban
Marvin
Diogo Prado

CORREIOS
Participação do Juba no Rapaduracast 237 sobre X-Men First Class
Fanzine do NerdMaster de Yu Yu Hakusho
Superstar K 3 – Se torne um cantor de K-POP na Coréia
Ilustração da ouvinte Daamile do Juba e do Calliban gravando JWavecast

TEMA
Conferência da Microsoft
Conferência da Sony
Conferência da Nintendo

VIDEO
Conferência da Microsoft
http://www.youtube.com/watch?v=IMn255pvP0c
Conferência da Sony
http://www.youtube.com/watch?v=62FBv1e96qY
Conferência da Nintendo
http://www.youtube.com/watch?v=kGJ7Hnry_D8&feature=relmfu
Trailer do Playstation Vita
http://www.youtube.com/watch?v=Ni–QnZkRnw
Trailer do Nintendo Wii U
http://www.youtube.com/watch?v=4e3qaPg_keg&feature=related
E-MAILS E TWITTER
Gostou? Não gostou? Mande suas críticas, elogios, sugestões e críticas Mande e-mails para [email protected]

Relacionados

spot_imgspot_img
Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

57 COMENTÁRIOS

  1. e engraçado um Jwave sobre a e3 depois de um sobre Yu Yu Hakusho , com a nintendo anunciando seu novo console ” WiiU WiiU Hakusho” #tumdumtss no mais ouvindo.

    • Hehe seguindo essa premissa, quando lançarem a versão "Slim" do PS Vita vão chamar de PS Vita Light. XD

      Mas se tratando de nomes, as produtoras precisam investir mais no criativo. Não sei qual foi a ordem de apresentação na E3, mas acho que a escolha dos nomes dos consoles foi feita tipo 1 min depois que o concorrente anunciou o nome deles. Ah mas tudo bem, se for seguir a lógica de nomes whatever, já da pra chutar que o próximo console da microsoft será o XBOX 720, sony PS4 e o futuro sucessor do Wii U vai ser o Wii U2. ._.

  2. Realmente a E# desse ano foi bem morna.

    Tenho certeza que alguém vai pensar que o PS ViSta é da Microsoft. huahuauhau
    Falando sério, qual é a dificuldade em colocar PSP2?

    Outra coisa que a Sony faz todo o ano é aquele maldito video inicial com uma mistureba de trailers de um monte de jogo que eu não sei nem metade dos nomes e demora muito tempo.

    E sobre o Yu Yu Hakusho, minha vida já está entrando nos eixos. 😀

  3. Sobre a Microsoft: não se pode esquecer que o Xbox é apenas um produto (e nem é o mais importante) do catálogo da Microsoft. E como todo mundo sabe ela não se importa em ser a melhor, mas sim a maior, taí o Windows, o Office e o temível Internet Explorer pra provar. Então o que importa para ela não é conquistar um nicho, mas o maior número de pessoas. Tudo bem, que quando começou a trabalhar com consoles a Microsoft investiu pesado no jogador, mas agora que ela já tem um enorme base instalada, está ramificando suas operações e é por isso os gamers se sentem tão abandonados por ela. Por outro lado, apesar de perder jogadores, o Xbox 360 tem conquistado um público muito mais amplo e é visto hoje, principalmente nos EUA, mais como um midia center do que como um videogame, já que ele tem vários recursos como ESPN e Netflix, que faz com que um usuário que nunca se interessou por jogos tenha o console e pague pela Live, que é o mais lucrativo produto da empresa nesta área.

    E, mercadologicamente falando, faz sentido ela apostar suas fichas em algo seguro esse ano: novos jogos para suas franquias mais lucrativas (Halo e Gears of War), conteúdo exclusivo para o maior lançamento do ano (Modern Warfare 3), jogos para Kinect (foi um grande investimento e ainda não deu o retorno esperado). Entendo que o nerd padrão (eu incluso) tenha achado a conferência fraca em relação a jogos hardcore (gostaria muito que a Microsoft investisse em novas propriedades intelectuais, já que as que ela tem hoje em dia [Halo, Gears of War, Forza, Alan Wake, Crackdown e Fable] não me empolgam mais), mas não dá pra dizer que o que eles apresentaram foi ruim, acontece que, diferente das outras conferências, nós não somos o público-alvo da maioria do que foi apresentado. O jogo do Sesame Street, por exemplo, é feito para crianças pequenas jogarem com seus pais, então é óbvio que o jogador padrão de FPS vai achar horrível, mas o jogo é desenvolvido pelo Tim Schafer, não tem como ser ruim… desde que você seja um criança pequena.

  4. Primeiro comentário aleatório, sobre o WiiU: os jogos que foram mostrados como "vão"sair, tinha suas imagens geradas pelo próprio WiiU, sim: Darksiders II, Metro: Last Light, o jogo de Aliens, o Ninja Gaiden 3 (sim, o sangue É SIM do WiiU), entre alguns outros que não lembro agora.
    AGORA, naquele vídeo com um clipe de desenvolvedores onde aparecem imagens de Arkham City e Assassin's Creed Revelations, alí sim era imagens de divulgação das próprias softwarehouses, geradas por outros consoles (as imagens agiram mais como referência visual do jogo sendo mencionado por cada developer). Não achei fail, pois esses jogos AINDA não existem para o WiiU, mas as suas respectivas donas já declararam intenção e interesse em portá-los para ele. Ou seja, podem contar que, daqui em diante, todo jogo multiplataforma (ou seja, que não seja exclusivo de console X ou Y) terá versões para Xbox 360, PS3 e WiiU (e, quiçá, com sorte, quem sabe, talvez, para PC também, como já acontece atualmente).
    Ahh, sim, eles não falaram do console em si porque, de acordo com um dos chefões lá, "é só uma caixa". O grande diferencial mesmo é o controle inovador.

  5. Já há algum tempo me desanimei com os consoles principais da Nintendo. Eles ficavam se garantindo apenas em suas grandes franquias, que são muito boas por sinal, não me entendam mal, mas sem explorar novas histórias. No entanto, parece que eles estão ao menos buscando corrigir isso.
    E até que me provem o contrário a Nintendo é a rainha dos portáteis.
    Abraço para o Daigo.

  6. Já há algum tempo me desanimei com os consoles principais da Nintendo. Eles ficavam se garantindo apenas em suas grandes franquias, que são muito boas por sinal, não me entendam mal, mas sem explorar novas histórias. No entanto, parece que eles estão ao menos buscando corrigir isso.

  7. Antes de tudo, um abraço para o Daigo!
    O Podcast foi legal, mas realmente estava esperando o podcast 2 sobre Yuyu Hakusho. Também quero um 3DS e quero testar o quanto antes o Wii U. Admito que sou um convicto Nintendista que adora jogos casuais e não me importei tanto com os jogos multiplataforma que a Nintendo anunciou pro novo console. E eu tb queria que o novo controle pudesse ser usado com o Wii clássico, mas minha maior decepção é que não é dessa vez que vai sair a Cafeteira da Nintendo. Eu tava muito empolgado com a idéia de jogar, fazer café e o beber sem precisar ir até a cozinha para tal, eu e a galera do Yopinando Shinbun.

    Desculpe o jabá, mas se não se importarem e não editarem, queria que a galero ouvisse o Yopinando Shinbun em http://yopinando.wordpress.com/ e adoraria receber o feedback de vocês do Jwave seja ele bom ou ruim. Até mais!
    My recent post Arakawa under the bridge

  8. Eu tava nos que acompanhavam a streaming da E3 e liveblog da WWDC ao mesmo tempo, e ainda devia trabalhar no mesmo horário, tenso, tava comentando de tudo ao mesmo tempo! XD

    Quanto as conferências das 3 empresas,

    A Microsoft tá investindo num público mais casual, parece que quer englobar o público do Wii com tantos jogos infantis e com Kinect, os jogos hardcore com kinect parecem piada… delay gigante, aquele Star Wars… tenso… Mas o reboot de Tomb Raider tem potencial.

    A Sony com a fragilidade da PSN não anuncionou praticamente nada fora o PSVitta, o pequeno videogame chamou tinha atenção, já que não tenho muito tempo pra ficar em casa e nem gosto dos jogos "tão casuais" da Nintendo, mas já deu pra notar que agora o portátil da Sony quer pescar novamente o mercado de jogadores casuais que o iPhone engoliu. E digo mais, se o arrumarem um jeito do PSVitta rodar o PS2 eu vendo meu rim agora pra comprar um.

    Agora a Nintendo… a apresentação dela com certeza foi a mais foda, a orquestra foi fodaça, o anúncio de Zelda pra delírio da galera rs, o mistério quanto ao novo console, focaram demais no controle novo(que ainda me parece desconfortável pra jogar), mas abre um leque de possibilidades, e pelo menos terá retrocompatibilidade com os acessórios projetados para o Wii, e parece que finalmente a Nintendo vai ter jogos que não são do Shigeru Miyamoto XDDDD, achei meio fail mostrarem imagens de games rodando em outros consoles pra ilustrar… Confesso que ainda não engoli o 3DS, resolução de tela muito baixa, videogame muito grande, e o 3D tão limitado, sei lá.

    Eu comentei que poderia rolar um cast desses e saiu, né?

  9. A conferencia da nintendo foi sem duvida a melhor! fiquei ansioso o dia inteiro. só me lembro da time line com muitos comentários aquela loucura toda. E no final dela senti que valeu apena ter assistido ao vivo com a galera só que ja eram quase 3 da madrugada quando fui dormir, acordei atrasado e até perdi o ônibus do serviço mas cheguei a tempo no trampo. com tudo valeu a pena e quero todos o jogos da nintendo!
    ah e um abraço para o Daigo.

  10. Vou falar que não curti muito esse cast.

    Não me parece ser um assunto que vocês tem muito conhecimento… e como são claramente fanboys, fica dificil dar uma opnião mais impessoal. Embora que isso possa nem ser o intuito do cast haueh

    Uma coisa que o Diogo falou: Ele reclama do Xbox ter sempre outro Halo, outro Gears, outro Fable… A Sony tem outro Uncharted, outro GOW…

    Mas é a MESMA formula que a Nintendo usa até hoje… com ZELDA, MARIO e sua trupe. São os mesmos jogos, inclusive. Apenas atualizando eles para os consoles mais novos.

    Enfim. Por isso que eu sou um PC GAMER haueh PS3 fica no pó aqui em casa.

    Abraços do SAico.

  11. Mais um ano, mais uma E3 e mais uma vez nada de muito conclusivo.
    A M$ como era de se esperar baseou a conferencia inteira no kitnet, foi uma verdadeira decepção, e pensar que eu já pensei seriamente em ter o 360 como meu console hardcore, hoje fico feliz por ter desistido dessa ideia e ter comprado o PS3, não vi a conferencia mais os comentários foram sempre os mesmos, muito kitnet e nada de jogo bom de verdade. Gears e Halo é mais do mesmo e colocar Tomb Raider e Moder Warfare é mega fail né, é tipo dizer "Olha só que bonito e foda o jogo que a outra produtora vai fazer e vai sair pro nosso console!" e a hora que acaba o trailer aparece o logo do PS3 também…rs
    A Sony pecou e muito pela duração da conferencia, diversas partes foram extremamente chatas e massantes, e claro, teve a parte inicial que realente deixou tudo com um clima de velório, só que vamos combinar que foi bacana ela ter tocado no assunto e não ter simplesmente deixado pra lá, já que já foi tudo resolvido, mas até que teve alguma coisa bacana dai pra frente. Uncharted 3(apesar do gameplay ser mais um techdemo do que uma gameplay mesmo) e Resistence 3 vão me fazer gastar grana comprando jogos antigos por que estão absurdamente bem feitos. O PSVita(insira aqui sua piada com Activia) tem um grande potencial, meu medo é o peso que pode atrapalhar muito em um portatil e a duração da bateria, são muitos recursos juntos, isso pode ser problema, mas potencial ele tem e muito, o que ele precisa é de um catálogo descente de jogos, por que o do PSP praticamente inexiste né? Essa tecnologia de "transfering"(continuar jogando no Vita o que você estava jogando no PS3) só vai virar se os dois jogos vierem no mesmo pacote(duas mídias físicas) e com o preço de um jogo normal, ou no caso de você poder comprar apenas uma versão e ela funcionar(por download) no outro console, se não for assim é uma bela furada.
    Agora a Nintendo, Ah a Nintendo. Essa veio com tudo, começou comemorando os 25 anos de Zelda(Os quais renderam uma tattoo como homenagem da minha parte) com dirito a orquestra e ao time do Zelda agradecendo todo mundo por ter jogado, porra isso foi muito foda. O problema foi que pelo menos pra mim dai pra frente foram só promessas, os jogos de 3DS deixaram todo mundo animado com os vídeos fodas e coisas e tal, mas cade a gameplay de verdade, rodando ali no palco pra mostrar todo o potencial dos jogos? O Wii u foi outro que mostrou um pusta potencial e não mostrou nada, ok, bacana ter todos aqueles jogos que levantaram a platéia, aquele techdemo foi realmente impressionante, mas e a gameplay? Cade o povo jogando e mostrando que funciona, mostrando que realmente é tudo aquilo que o povo queria ver? Pra mim a Nintendo, mesmo ficando só na promessa foi a campeã dessa E3, afinal de contas melhor muitas promessas e muita inovação do que mais do mesmo…
    Minhas sinceras desculpas pelo comentário kilométrico, mas quando o assunto são games não tem como eu não comentar tudo isso e mais um pouco.
    Vlw Povo!

  12. Atualizei meus feeds sexta, sabado e domingo e vieram 500 casts da e3, não esperava que vocês fizessem o mesmo. Ainda quero um de dia dos namorados

  13. Não sei se é fail em anunciar o jogo de uma outra produtora. Muitos desavisados poderão achar que o produto é exclusivo SE a concorrente não fizer publicidade adequada, entende? Quanto a Microsoft acho que ela está ainda tirando o investimento do kinect, e também experimentando as possibilidades, mais fraca da E3. A sony poderia ter sido muito melhor, mas nao achei tão fail. A da nintendo me fez pela primeira vez em mais de dez anos de querer comprar um console a fusão de um ipad com um ps3

  14. Fiquei sem PC e nem pude comentar nos ultimos casts D:
    O Wii U realmente me impressionou. Agora é contar os meses até a Sony e a Microsoft copiarem o controle dele. É incrível como as coisas são sempre assim, a nintendo lança e as outras copiam. Engraçado que as ações da Big N caíram após o anúncio do console.
    Ah, e será que rola um cast sobre a Type-Moon? Essa é empresa por trás de Fate/Stay Night, Tsukhime, Melty Blood e o épico Kara no Kyoukai. Ninguém conhece, mas é bom pacas.

    My recent post Projeto Flores- Memória de um dia de verão

  15. Bom, só para comentar que a Microsoft não coneguiu nem apresentar o necessário para o dia. Falou e falou e falou muito do Kinect, além disso não mostrou muita coisa. Sony surpreendeu com o yogurte-portátil: Vita e me fez querer comprar um desses. A Nintendo veio com um Projeto Cafe e mostrou um Starbucks para a galera, de longe e melhor apresentação.

    Falo muito mais aqui na parte 1 (http://ow.ly/5scEz ) e na parte 2 (http://ow.ly/5scFA ) do Action Nerds!
    Abraços!
    My recent post [Review] Fringe – 3ª Temporada

  16. eu ainda nem tenho um ps2 e a nintendo ja tem um projeto de videogame da nova geração wtf?! ashsuaehasuehsae to ficando atrazado

    ótimo cast, n tenho muito o que comentar ja que eu to completamente por fora do mundo gamer atual, o jogo mais recente que eu joguei foi Halo pra pc D:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.