Crítica | Capitão América: O Primeiro Vingador


Em plena Segunda Guerra o jovem e franzino Steve Rogers(Chris Evans)é escolhido para ser a cobaia de um experimento que visa criar um exército de SuperSoldados à serviço dos EUA e assim ele se torna o Capitão América.
Ao mesmo tempo na Europa,Johann Schmidt o líder da Hydra,a divisão científica dos Nazistas está em busca do Cubo Cósmico um artifato místico de imenso poder que dizem ter pertencido ao próprio Odin e que poderia dar às forças do Hitler a vitória na guerra.

Sempre que minha expectativa com um filme fica muito alta tenho medo da decepção caso ele não a atinja. Mas Capitão América: O Primeiro Vingador mantém o ótimo nível das produções do Marvel Studios e arrisco a dizer que é (até agora) o melhor filme desse universo.
Como eu costumo falar: Você reconhece um bom filme quando simplesmente não percebe o tempo passar e as duas horas de filme passam em um piscar de olhos. E o melhor de tudo é que o filme não se torna corrido em momento algum. A história é bem amarrada. E não só a história do filme mas a história que vem sendo contada desde o primeiro Homem De Ferro.
Os efeitos especiais do filme estão fantástico mas gostaria de destacar o “emagrelocimento(Essa palavra nem existe)” do Evans para as cenas do Steve antes do soro do super soldado.É impressionante!Se não soubesse que era um truque teria achado que o ator realmente havia sido alimentado a pão e água para virar aquele filé de borboleta. Uma coisa que me deixava com medo ao olhar imagens do filme era a maquiagem do Caveira Vermelha.Achava a aparência muito falsa mas felizmente no filme ela está perfeita. Por falar no Caveira o Hugo Weaving está perfeito no papel do vilão passando bem a loucura do personagem.
E falando e atores o Chris Evans também calou a boca de muita gente que não acreditava que ele conseguiria dar a imponência que o sentinela da liberdade pede. Mas ele esteve perfeito.


Mas nem só dos dois antagonistas vive o filme. Temos um sempre competente Tommy Lee Jones que é daqueles atores que sempre vale a pena ver. O Dr Arnin Zola(Toby Jones) que rouba a cena algumas vezes(Aliás para os leitores dos quadrinhos: notem a primeira aparição dele). E já que no filme não dá pra usar os Invasores, o Comando Selvagem está lá pra quebrar o galho e isso eles fazem bem e eu particularmente adorei a caracterização do “Dum Dum” Dugan. Até o Bucky(Sebastian Stan), o personagem mais…digamos alterado em relação aso quadrinhos ficou bem feito. E o que mais gostei: não se aprofundaram no romance do Capitão com a “Mocinha” Peggy Carter vivida pela bela Hayley Atwell. Apesar de ter romance envolvido, o filme não fez disso seu carro chefe. E ao menos pra mim isso é um ponto positivo.
E claro que não poderia terminar esse post sem citar a maravilhosa trilha sonora do filme que é composta pelo Alan Silvestri.Tudo bem que ele tem minha gratidão eterna só por ter trabalhado em De volta para o futuro mas e Capitão América ele esteve acima da média. Todas as músicas são bem encaixadas mas vou ter de dizer que a música que mais gostei : Star Spangled Man na verdade foi composta por Alan Menken responsável por várias únicas de desenhos da Disney (olha a parceria Marvel/Disney aí). a música é tão empolgante que dá vontade de sair dançando por aí .(Ainda bem que eu senso crítico não me permite).

Capitão América pode até ter alguns pequenos defeitos(Eu por exemplo tiraria aquele início do filme. acho que sem ele o final seria mais impactante para os que não conhecem os quadrinhos) mas conseguiu adaptar muito bem um personagem com 70 anos de histórias . Nas duas horas de filme tem ação, humor tudo balanceado com uma história sólida.Ah e não posso esquecer os “Easter Eggs” escondidos para os fãs identificarem(Estou me segurando para não comentar u deles)E ao contrário de Thor que no fim é um filme de preparação para Vingadores, Capitão América se sustenta sozinho e ainda faz bem essa “ponte” para o filme do supergrupo que estréia em Maio.Parabéns ao Diretor Joe Johnston.
Agora com licença que vou ali me congelar um pouquinho para que Maio chegue logo. AVANTE VINGADORES!


http://www.youtube.com/watch?v=4t07Ael7OhE

Relacionados

Diablo IV | Chega ao Xbox Game Pass

Os fãs da franquia Diablo têm motivos para comemorar,...

Dragon Ball Xenoverse 2 | Novo DLC recebe teaser

Fãs de Dragon Ball, segurem seus kamehamehas, porque a...

Overwatch 2 | Venture chega para testes neste final de semana

Os jogadores de Overwatch 2 têm a oportunidade de...
spot_imgspot_img
macgaren
macgaren
Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

10 COMENTÁRIOS

  1. Só discordo sobre Thor ser um filme de preparação para os Vingadores e Capitão não ser. Acho exatamente o contrário! O filme do Bandeiroso é o primeiro que realmente mostra essa futura "mistura", enquanto Thor se fecha sozinho, com somente algumas piadas e o Agente Coulson relacionados a outros filmes.

    De resto concordo, esse filme é muito bom, empata com Thor tranquilamente e passa Iron Man 2.
    My recent post PodCrazy se foi…

  2. Bom review. Porém discordo que este é o melhor filme da marvel. Muitos spoilers adiante.

    A primeira metade do filme realmente é excelente. Realmente fotografia, direção efeitos, te colocam no clima de NY dos anos 40, com aquele progresso infinito e tudo "limpinho" e aquela tecnologia retrô.

    O problema para mim foi quando o capitão começou sua turnê na Europa, e, de uma hora para outra, dos palcos para o campo de batalha ele se tornou o supersoldado, de fato, capitão américa.

    Me incomodou MUITO como todo esse processo foi feito através de montagens, como se perdeu oportunidades excelentes de explorar aquele grupo, todo cheio de esteriótipos (o irlandês, o japonês, o francês etc.) mas cativante.

    Porém o que achei mais irritante foi como TUDO se resolveu em estereotipados. Meia dúzia de bases destruídas por um capitão inexperiente e seu bando de soldados estereotipados.

    Realmente custo a acreditar que um personagem tão supostamente cheio de sabedoria e ideais e também experiência é assim porque é assim simplesmente.

    Ademais, alguém lembra qual era o plano do vilão? Será que perdi alguma coisa? Se um bando de prisioneiros desarmados podem detonar uma superbase, que medo poderia causar o plano malígno de mandar UM avião somente para as várias capitais do mundo "inimigo", eu simplesmente esqueci qual era a do vilão.

    Aliais, o sotaque alemão forçado do agente smith está simplesmente horrorível. Culpo má direção.

    Enfim, apesar de não estar com nenhuma expectativa, o filme não me convenceu como "melhor filme da marvel". Ele não é melhor do que thor ou homem de ferro. De toda forma vale pelo fechamento do ciclo que será o lançamento dos vingadores.

  3. Pois é ZackMalvado acho que faltou explicar um pouco mais o Comando Selvagem. Não sei se você acompanha os quadrinhos mas esse grupo não tem relação com o Capitão mas é na verdade liderado pelo Nick Fury. Só usaram o grupo porque usar Os Invasores(aí sim o grupo do Capitão) é inviável devido aos direitos dos personagens estarem com outras produtoras. Acho que não senti falta de explicação porque conheço os quadrinhos as pensando bem você tem razão: o grande público pode esmo ficar perdido em relação àquele bando de personagens aleatórios.

    E pelos comentários quando rever Thor em Blu-Ray vou ver se mudo de opinião sobre o filme.

  4. Engraçado como o público NECESSITA de explicações.
    É por isso que não gostam de Inception ou mesmo Ilha do Medo. Porque no final tem que haver uma explicação disso, daquilo, etc…

    Cito Batman mesmo, o plano do Coringa era explicativo? Não era criar o caos por meio de qualquer coisa. Você estar na Segunda Guerra Mundial e atacar fortemente os EUA é igual a atacar o mundo inteiro (Alô, aulas de história…?!)

    Capitão inexperiente? Aonde? Já que ele foi treinado como um soldado comum antes do teste do soro? ele sabe lutar, porque lhe foi ensinado, mesmo ele sendo franzino.. pessoas que criticam os filmes precisam saber vê-los como um todo, francamente

    • Para mim, o maior problema na película foi a FORMAÇÃO do personagem. Isso é importante para gente como eu, que não tem a mínima obrigação de conhecer o quadrinho (conheço só um pouco do que li na guerra civil).

      Talvez simplesmente a mitologia criada, recriada ou requentada, não faça mais sentido para mim: um soro gerador de supersoldados necessariamente não criaria um herói de guerra EXPERIENTE como o capitão america.

      Igualmente forçado foi o desenvolvimento do antagonista, mas fica o destaque de seu colaborador, que não é unidimensional, como seu chefe.

      E, lógico, é uma crítica sobre um filme que não pode ser comparado com os do Martin Scorsese ou o Cavaleiro das Trevas. São produtos diferentes, você não leva agasalho para uma praia do nordeste, ou leva uma prancha de surf para o Himalaia.

      Veja bem, fui ver este filme com uma pipoca mega-grande, e aqueles ridículos óculos 3d, num cinemão, junto com outros 600 espectadores, e esperava um filme tão "macio" quanto Thor ou Indiana Jones e a Última Cruzada. Mas não foi bem assim.

      E não se pode falar que "o público necessita de explicações" quando estamos tratando de uma obra estritamente comercial, um blockbuster.

      Nisto eu creio que o filme teve falhas justamente no bojo da sua própria proposta, não é que seja um filme terrível, com uma péssima edição. Mas merecia só um pouco mais de cuidado ou talvez um pouco mais de audácia, para atualizar o personagem um pouco, como fizeram com o homem morcego, para que houvesse uma identificação maior com o expectador.

      Acredito que a proposta do filme seria melhor se se tratasse de um filme de origem, eu realmente gostei do camarada Steve Rogers, e queria que suas aventuras fossem retradas com um pouco mais de calma.

  5. Concordo que Cap. foi um filme fechado em si, se apegando mesmo ao personagem, a formação de seu caráter e a criação do mito sobre um homem que pode e deveria ser maior que o próprio Capitão.
    Esse mito que o torna tão detestado mesmo por quem nunca leu nada do herói, e só quem não leu mesmo na verdade para detestá-lo e achar a personagem um mero pau mandado do EUA.
    Gostei que a preocupação foi mínima com os Vingadores e que em momento algum eles deixaram a história dele e de seus coadjuvantes de lado para fazer um mero trailer de 2h05.
    Muito superior a Thor que não ficou nem ao céu e nem a terra e acabou se perdendo e Chris Evans me convenceu, espero que ele consiga se mostrar forte dentro do grupo dos Vingadores como em Capitão América.
    Ótima review.

    OBS: A morte estranha de Bucky não ficou parecendo uma pista que de Soldado Invernal, vem por ai? Espero que seja o plot de Capitão 2. o/

    • Pode ser Erika. É como dizem: Na Marvel: sem corpo,Sem Morte.
      e se o C.A 2 focar nesse Soldado Invernal e manter a qualidade deste Primeiro file já vai,desde já prometer bastante \o/

  6. Concordo com a crítica, mas ainda prefiro mais o Thor…

    No entanto Capitas é um filme que você nem veê o tempo passar…

    Uma continuação podia explorar tranquilamente outros eventos que ele participou na segunda guerra mundial… ou quem sabe explorar/ampliar os eventos do capitas 1 sob o ponto de vista do Caveira Vermelha (assim daria mais profundidade ao vilão).

    Por macgaren

    Mac você também posta aqui?!

    My recent post Van Damme, Travolta e Chuck Norris (!!!) em Os Mercenários 2!

  7. Cara, eu vi o filme e não dava nada por ele. E não é que pela segunda vez essa semana eu queimei minha língua? (A primeira foi com o novo Thundercats)
    Achei um filme divertido, com uma boa dose de ação, introdução do personagem no tempo necessária, sem ser muito corrido nem muito esticado. E o efeito dele franzino foi pavorosamente convicente. Nota 10 para a equipe se efeitos visuais 🙂
    E infelizmente eu não reparei no Easter Egg do laboratório do Stark :-/ (desculpa para ir ver o filme novamente :D)
    Se fosse dar nota para o filme (e não sou disso), eu diria que é 9/10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.