Crítica | Hadashi no Gen

Hoje dia 6 de Agosto a explosão da Bomba Atômica na cidade japonesa de Hiroshima completa 66 anos Para lembrar este dia,conheçam o anime de Hadashi no Gen.

Hadashi no Gen(Gen,pés descalços) é um mangá que começou a ser publicado em 1973 e teve 10 volumes . A história é uma autobiografia do autor Keiji Nakazawa e mostra Gen Nakaoka,um garoto de Hiroshima que teve o Pai, o irmão menor e a irmã mortos durante a explosão. Agora ele está sozinho com sua mãe grávida e precisa dar um jeito de superar a tragédia e continuar vivendo da melhor maneira possível.

Hadashi no Gen já foi adaptado para diversos tipos de mídia  como série de Tv, livros e filmes Live-Action  mas a versão que quero abordar aqui é o anime de 1983.

O Anime é produzido pelo próprio Keiji Nakazawa e segue bem a história do mangá. O que  particularmente me impressionou mais na primeira vez que o assisti a muitos anos atrás é o nível de crueldade mostrado no anime. As cenas das pessoas literalmente derretendo durante a explosão são fortes e chocam.

Mas o atrativo do anime é que acabamos nos afeiçoando com o pequeno Gen que de uma hora pra outra virou o homem da família e precisa proteger sua Mãe e futura irmã.

Conforme a história avança Gen faz amizade com o pequeno Ryuta e uma bela amizade surge entre os dois ao ponto de se tratarem como irmãos.

Na parte técnica o anime cumpre bem seu papel e levando-se em conta o ano em que foi produzido está muito bem feito. Também quero citar a ótima dublagem japonesa. Os dubladores colocam uma emoção a mais nos personagens mostrando como essa história é importante para os Japoneses.

Ao assistir Hadashi no Gen é impossível não traçar um paralelo com Hotaru no Haka(Túmulo dos Vagalumes) já que ambas histórias tem crianças como protagonistas e tratam da luta pela sobrevivência durante a Guerra. Sem entrar no mérito de qual é melhor aconselho a,se possível assistir aos dois. Se vocês gostam de uma boa história com certeza vão gostar.

Mais do que uma história sobre os horrores da guerra ,Hadashi no Gen conta uma história de superação e amizade.  E nos ensina a dar valor às coisas simples da vida já que nunca sabemos como será o amanhã.

Pra quem quiser ir atrás do mangá a Editora Conrad está relançando toda a série por aqui e dessa vez na versão original completa . Vale a pena.

E pra quem quiser saber mais leia este post e escute um podcast com uma entrevista com o próprio Keiji Nakazawa

https://www.jwave.com.br/2009/09/nhk-world-podcast-entrevista-autor-de.html

Abaixo o trecho da explosão da Bomba. Mas aviso que tem as já citadas cenas fortes.

Relacionados

spot_imgspot_img
macgaren
macgaren
Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.