Pela primeira vez em sua história, a banda okinawana Begin fará uma apresentação no Brasil. Será neste sábado (12/11), no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, e tem o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo e da São Paulo Turismo.

A procura pelos ingressos, distribuídos gratuitamente, foi muito grande. Tanto que, logo no primeiro dia, eles se esgotaram em questão de horas. Ao final da manhã do último dia 1°, não havia mais convites em nenhum ponto de distribuição credenciado. Promessa de um grande público no dia.

Atualmente, o Begin é a principal referência da música de Okinawa, e tem como principal característica a mistura harmônica do antigo e do moderno, mesclando composições antigas de Okinawa com o som contemporâneo das guitarras e do teclado. Além, claro, do tradicionalíssimo sanshin – o shamisen de três cordas característico da província de Okinawa. A banda teve seu início em 1988, e é formada por Eisho Higa (vocal), Masaru Shimabukuro (guitarra) e Hitoshi Uechi (Piano), amigos desde os tempos de infância que, após um tempo separados, se reencontraram e passaram a se focar na música. Foram ganhando fama ao longo do tempo – e de 2006 até aqui, lançaram 22 canções, 24 álbuns e 8 DVDs.

Além de apresentar sucessos como “Shimanchu nu Takara” e “Sanshin no Hana”, a banda também terá a companhia dos dois principais grupos de taiko de Okinawa no Brasil: o Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Requios Gueinou Doukoukai. O que, certamente, dará um toque todo especial ao espetáculo.

O show terá início às 15:00hs – os portões do Parque Anhembi serão abertos às 13:00hs. Para aqueles que conseguiram ingresso, solicita-se que seja levada uma lata de leite em pó, que será destinada a projetos assistenciais da Prefeitura de São Paulo.

Maiores informações sobre o show podem ser encontradas no site: www.beginbrasil.com.br

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos