Lançado em Junho no Japão,o filme Gokaiger Goseiger : Suupaa Sentai 199 Hiro Daikessen (Grande batalha decisiva dos 199 heróis Super Sentai). Nessa semana finalmente o dvd foi lançado e assim, o mundo inteiro pôde, finalmente assisti-lo.E querem saber? a Espera Valeu a pena.

O filme começa mostrando a chamada batalha lendária na qual os 34 grupos de Super Sentai enfrentaram o império Zangyack e só venceram ao sacrificar seus poderes que acabam espalhados pelo universo em forma de chaves. O tempo avança e como sabemos pela série, os Gokaiger coletaram as chaves e as usam para utilizar os poderes dos sentais em sua luta contra o Zangyack. O problema é que nem todos os ex combatentes aceitaram bem a perda de seus poderes e fazem de tudo para recuperá-los.É o caso de Arata,Agri,Hyde,Moune e Eri, os membros de Goseiger que acabam entrando em conflito com os Gokaiger na tentativa de recuperar as chaves que os pertencem. Ao mesmo tempo o Império Zangyack se alia ao poderoso e recém ressuscitado Black Cross Führer,inimigo dos Gorangers(o 1º Sentai). Agora os heróis terão de colocar suas diferenças de lado e derrotar o inimigo.

Antes de começar a falar do filme propriamente dito, devo explicar para os que não estão acostumados com o gênero Sentai que, todo ano temos uma nova equipe com sua própria história e personagens.E já faz um tempo que se tornou tradição fazer filmes que juntam a equipe do ano corrente à do ano anterior. É o caso de Kaizoku Sentai Gokaiger(Sentai de 2011) X Tensou Sentai Goseiger(2010). Esse filme tem um atrativo a mais: Comemorar os 35 anos da franquia .E se Gokaiger já vem comemorando essa data magistralmente na série de Tv, era óbvio que o filme não deixaria por menos e seria a cereja do bolo de aniversário.E 199 Hero Battle é exatamente o que já adiantei: uma grande homenagem a um gênero.

A começar pelo respeito aos sentais antigos. ok, não dá pra homenagear decentemente todos os 34 grupos mas souberam usar as pequenas aparições deles para que cada fã reconhecesse seus personagens ali. e usaram bem as características e estilo de luta dos grupos como mostrar os dois Vermelhos dos Sentais que usam a temática ninja (Hurricanger e Kakuranger) lutando lado a lado.E pelo lado do fã brasileiro, as rápidas(e põe rápidas nisso) aparições de Changeman,Flashman,Maskman e Goggle V servem pra ativar aquele gatilho de nostalgia e fazer vibrar.

Por falar em nostalgia, algo que criou muita expectativa(pelo menos pra mim) foram as participações de diversos atores das séries antigas. Dentre os quais o que eu mais queria rever era o Junichi Haruta que interpretou o Goggle Black em Goggle V e que entre outros personagens deu vida àquele que empresta o nick a este que vos escreve. e aí vai minha única crítica ao filme: Essas participações foram muito rápidas e em sua maioria se resumiram a algumas frases apenas.Mas valeu a pena mesmo assim.Talvez por terem se empenhando em homenagear as séries não se dedicaram a fazer uma história muito elaborada para o filme.Em linhas gerais ela se resume à velha fórmula “Heróis uns contra os outros tendo de se unir contra um mal em comum” Em matéria de roteiro ainda prefiro o Gaoranger Vs Super Sentai.

Mas não é porque o roteiro não é lá essas coisas que o filme é ruim. como já estou dando voltas e voltas pra falar a mesma coisa desde o começo do texto,se você é fã de Super Sentai e cresceu assistindo a essas séries com certeza vai se emocionar na cena em que o Daigoro,o DenjiBlue vê um garotinho com um brinquedo do Daidenji(O robô gigante de Denjiman) ou com a população torcendo pelos heróis na batalha final. E falando em robôs, a luta final com todos os mechas dos Sentais é simplesmente de encher os olhos. Aqui vale um comentário rápido: O filme estava previsto pra estrear em Maio mas devido ao Tsunami que devastou o Japão, ele acabou adiado para Junho.Mas diferentemente dos Estadunidense que, após a queda do World Trade Center tiraram todas as imagens das torres do filme do Homem-Aranha,aqui eles não se importam em, mais uma vez destruir a cidade e chovem maquetes nos figurantes.

Gokaiger X Goseiger é um filme pra marcar a história do Tokusatsu. Se as próximas séries terão de se esforçar pra manter a qualidade quando Gokaiger acabar, o mesmo terão de fazer com os filmes. Quando ele termina o fã fica com a sensação de que voltou a ser criança e é difícil tirar o sorriso do rosto.
Totalmente recomendado com “R” maiúsculo!

 

 

About macgaren

Redator da coluna JWave Cine falando das principais novidades do cinema e autor do blog Clarim Diário.

View all posts by macgaren