O Festival do Japão vem se consolidando a cada ano como o maior evento de cultura japonesa da América Latina. E isto pôde ser observado nos últimos dias 13, 14 e 15/07, datas nas quais o evento foi realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Com muitas atrações diversificadas, o evento demonstrou um pouco da rica cultura japonesa ao público que compareceu.
O tema do evento deste ano foi “Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade”. Por meio de palestras e de um espaço dedicado ao tema, o Festival ressaltou a importância e a preocupação com o desenvolvimento humano sustentável, sem prejudicar o meio ambiente.


Uma das principais atrações do evento é a gastronomia das províncias japonesas, trazida por suas respectivas associações. Na praça de alimentação do evento, o público pôde apreciar um pouco destes sabores peculiares.
Nos dias de maior movimento, houve filas em alguns stands da praça.

Autoridades compareceram ao evento para a cerimônia de abertura oficial, no sábado (14/07). Dentre elas, os deputados federais Keiko Ota (PSB-SP), Junji Abe (DEM-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Walter Ihoshi (PSD-SP) – este último veio como representante do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP); os deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB-SP) e Jooji Hato (PMDB-SP); o secretário-executivo do Ministério da Pesca, Brigadeiro Átila Maia da Rocha; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Tsuyoshi Narita; e o também deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), que veio pela primeira vez ao evento, e se mostrou surpreso: “Estou admirado com a magnitude deste Festival e a quantidade de pessoas aqui presentes”, disse Freire ao JWave. “Eventos como este são importantes, pois contribuem para o multiculturalismo, e ajudam as pessoas a compreenderem a diversidade cultural.”
Todos eles participaram da quebra do taru (barril de saquê), ritual tradicional de abertura do Festival.

No domingo, compareceram ao evento o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), e o candidato à prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB-SP).


O Akiba Space, patrocinado pela editora JBC, firmou-se no evento como o espaço da cultura pop japonesa, trazendo games, mangás, cosplay e até algumas novidades em eletro-eletrônicos. Além disso, trouxe também um stand dedicado exclusivamente à moda Lolita, de Harajuku.
O Festival também teve espaços dedicados às crianças e à terceira idade, com atividades diversificadas, como origami, confecção de pipas e culinária (para as crianças), além de atividades físicas e jogos (terceira idade).


Workshops também foram realizados ao longo dos três dias do evento. Dentre as atividades realizadas, estavam a caligrafia (shodô), kirigami, sumi-ê, literatura (haikai), entre outras.

A edição deste ano do Festival do Japão também trouxe algumas surpresas para o público. Pela primeira vez, foi realizado um festival de bon odori, na praça central do evento, onde o público pôde se divertir bastante.


Houve, ainda, uma pré-estreia do filme Corações Sujos, de Vicente Amorim (cujo trailer pode ser conferido aqui), que contou com a presença de alguns atores do elenco, e teve ingressos distribuídos gratuitamente.


E claro, não poderiam faltar as atrações culturais, a dança e o taiko.
Diversos grupos passaram pelos palcos do evento, e mostraram a diversidade e a beleza da cultura japonesa.
Destaque para uma atração internacional, os atores Hayao Tagaya e Hiromi Shimada, pai e filho, que trouxeram para o palco do Festival o teatro Kyogen (teatro cômico tradicional), interpretando a peça “Kaminari”, onde um médico picareta se depara com o deus do trovão, que caiu dos céus e se feriu, e se vê obrigado a tratá-lo.
E ainda, o Grupo Kagura do Brasil trouxe a lenda da monstruosa serpente de oito cabeças, Yamata no Orochi.






Cantores também marcaram presença no evento, como Joe Hirata, Karen Ito e a pequena Melissa Kuniyoshi, do programa Raul Gil.
E ainda, as atrações internacionais Tsubasa e Mariko Nakahira.

E não pára por aí. Outras duas grandes atrações agitaram o 15º Festival do Japão: o Miss Nikkey Brasil 2012, que escolheu a mais bela nikkei do país, e a etapa brasileira do WCS (World Cosplay Summit), que selecionou a dupla de cosplayers que representará o Brasil na final mundial do torneio, mês que vem, em Nagoya.
Estes serão os assuntos das próximas postagens. Fiquem ligados no JWave!
(continua…)