JArte #9: Inspirações do Mangá: Art Nouveau

Muitas das características gráficas do mangá são, na verdade, a digestão de outros estilos e soluções já encontrados anteriormente na História da Arte, misturados às narrativa japonesa. É bastante interessante, para qualquer artista, conhecer as influências das suas influências, os ídolos dos seus ídolos. Assim é possível encontrar um estilo pessoal, e desenhar com mais personalidade!


Uma das maiores influências dentro do mangá shoujô, é a Art Nouveau. Poucos sabem, mas mangakás, principalmente da década de 70 e 80, recuperaram características desse movimento artístico que começou em 1890, principalmente o trabalho de Alphonse Mucha.
 Mucha, como os ilustradores atuais, trabalhava com as artes aplicadas (ou seja, artes decorativas, pôsteres e publicidade), em Paris. Ele teve que criar maneiras novas (para a época) de desenhar as figuras delicadas que eram o foco do seu trabalho, junto dos elementos e formas decorativos, e com uma técnica que permitisse a reprodução do seu trabalho através da litografia (reprodução de desenhos sobre uma matriz de pedra). Assim nasceu a “Art Nouveau”, que por muito tempo ficou conhecida como “Estilo Mucha”.

O seu trabalho era utilizado, principalmente, nos famosos pôsteres franceses de divulgação de peças de teatro e óperas e ainda dentro da publicidade (em rótulos de chocolate, açúcar, chás, doces e até tabaco).

As suas soluções sintéticas para os elementos do rosto, a transformação do cabelo em um elemento gráfico, a suavização do sombreamento e ainda a sua paleta leve, foram características recuperadas por muitas artista de mangás como “Oh My Goddess!”e “Sakura Card Captors.

Nas próximas semanas vamos continuar conversando sobre outros artistas clássicos que influênciaram a estética do mangá e das histórias em quadrinhos.

Você tem dúvidas sobre carreira, portifólio, profissão de ilustrador, ou mesmo sobre os seus desenhos? Mande um email para mim (caio.yo@gmail.com), e talvez suas dúvidas sejam respondidas aqui, em uma das próximas colunas!

Um abraço!

Comentários

comentários


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
  • Pow legal !! gostei dessa Art Nouveau 😀

  • amidamarureborn

    Muito legal. Eu já conhecia bem o Art Nuveau, mas nunca suspeitei que ele havia influenciado o Shoujo.

  • joelma_chan

    ae caio, cê eh a kra do Harry Potter, hein, ou seja, mó gatinho!!!! fiufiufiu e ainda é inteligente e artista….o.O
    sempre gostei de art nouveau, o grupo Clamp o utiliza demais, e eu sou delas. eu desenho mas ainda não estou nesse nível T.T
    vlw pela matéria, realmente interessante.

  • Excelente matéria. Já havia reparado na influência de Mucha em CCS, e em parte foi isso que me fez interessar mais pelo artista e art nouveau em geral. 🙂

  • Rafael Nonato

    Excelente post!! Eu não fazia ideia que o shoujô tinha essa influência