JArte #9: Inspirações do Mangá: Art Nouveau

Muitas das características gráficas do mangá são, na verdade, a digestão de outros estilos e soluções já encontrados anteriormente na História da Arte, misturados às narrativa japonesa. É bastante interessante, para qualquer artista, conhecer as influências das suas influências, os ídolos dos seus ídolos. Assim é possível encontrar um estilo pessoal, e desenhar com mais personalidade!


Uma das maiores influências dentro do mangá shoujô, é a Art Nouveau. Poucos sabem, mas mangakás, principalmente da década de 70 e 80, recuperaram características desse movimento artístico que começou em 1890, principalmente o trabalho de Alphonse Mucha.
 Mucha, como os ilustradores atuais, trabalhava com as artes aplicadas (ou seja, artes decorativas, pôsteres e publicidade), em Paris. Ele teve que criar maneiras novas (para a época) de desenhar as figuras delicadas que eram o foco do seu trabalho, junto dos elementos e formas decorativos, e com uma técnica que permitisse a reprodução do seu trabalho através da litografia (reprodução de desenhos sobre uma matriz de pedra). Assim nasceu a “Art Nouveau”, que por muito tempo ficou conhecida como “Estilo Mucha”.

O seu trabalho era utilizado, principalmente, nos famosos pôsteres franceses de divulgação de peças de teatro e óperas e ainda dentro da publicidade (em rótulos de chocolate, açúcar, chás, doces e até tabaco).

As suas soluções sintéticas para os elementos do rosto, a transformação do cabelo em um elemento gráfico, a suavização do sombreamento e ainda a sua paleta leve, foram características recuperadas por muitas artista de mangás como “Oh My Goddess!”e “Sakura Card Captors.

Nas próximas semanas vamos continuar conversando sobre outros artistas clássicos que influênciaram a estética do mangá e das histórias em quadrinhos.

Você tem dúvidas sobre carreira, portifólio, profissão de ilustrador, ou mesmo sobre os seus desenhos? Mande um email para mim ([email protected]), e talvez suas dúvidas sejam respondidas aqui, em uma das próximas colunas!

Um abraço!

Relacionados

spot_imgspot_img
Caio Yo
Caio Yohttp://www.caioyo.blogspot.com
É ilustrador, colorista, pixelartist, professor de desenho e ainda encontra tempo pra jogar Earthbound. Luta contra as opressões dos briefings, dos prazos apertados e da falta de verba nesse mundo cruel.

6 COMENTÁRIOS

  1. ae caio, cê eh a kra do Harry Potter, hein, ou seja, mó gatinho!!!! fiufiufiu e ainda é inteligente e artista….o.O
    sempre gostei de art nouveau, o grupo Clamp o utiliza demais, e eu sou delas. eu desenho mas ainda não estou nesse nível T.T
    vlw pela matéria, realmente interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.