Japan Experience 2012 – Aproximando o público da cultura japonesa

Neste último final de semana (20 e 21/10) foi realizada a sétima edição do Japan Experience, no complexo cultural da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), localizado no bairro da Liberdade, região central de São Paulo.
Diferente de outros eventos, o Japan Experience traz uma proposta bastante interessante: aproximar o público da cultura japonesa, independente de raça, idade ou origem.
Esta aproximação é realizada por meio de diversas atividades, realizadas ao longo do evento, que permitem que o público interaja com diversos segmentos e elementos da cultura japonesa.


E foi o que se viu durante os dois dias do evento. Diversas atividades foram disponibilizadas para o público, por meio de workshops, onde o público presente teve a oportunidade de aprender mais sobre a cultura japonesa.
Ao todo, dois espaços abrigavam os workshops: no hall principal, atividades como shodô, origami, furoshiki, kirigami, mangá e até maquiagem para orientais, chamaram a atenção do público.

Workshop de Shodô

 

Workshop de Origami
Esculturas em origami expostas no evento

No ginásio, atividades esportivas, como beisebol e tênis de mesa, e artes marciais, como judô e karatê, ficaram à disposição do público.
Além destas, também foi possível aprender sobre danças tradicionais (Yosakoi Soran) e contemporâneas (Matsuri Dance).

Tênis de Mesa

 

Workshop de Judô

 

Karatê/Kobudo

 

Yosakoi Soran

 

Matsuri Dance

Além destes espaços, o evento teve uma área especialmente destinada às crianças, inclusive com exibição de filmes.

Os mascotes do centenário, Keika e Tikara, no espaço destinado às crianças

A gastronomia também foi uma atração à parte – além de diversos pratos típicos, o público também teve a oportunidade de experimentar o famoso Pastel da Maria, eleito por duas vezes o melhor pastel de São Paulo.

O Pastel da Maria foi uma das atrações gastronômicas do evento

E claro, não faltaram apresentações artísticas. No palco do Japan Experience, passaram diversas atrações, como a pequena e talentosa cantora Karen Taira, que, a exemplo de Melissa Kuniyoshi, também está ganhando lugar de destaque no programa de Raul Gil, do SBT.

A cantora mirim Karen Taira

Grupos de dança também se apresentaram no palco do evento, se alternando entre o tradicional e o moderno.
Destaque para o Yosakoi Soran, representado por grupos como o Ishin, e o street dance, trazido pelo Soul Base/Ghetto Jam/The Face.

Biritiba Mirim Yosakoi Soran

 

Ishin Yosakoi Soran

 

Soul Base/Ghetto Jam/The Face - Street Dance

Grupos de taiko também animaram o público presente no evento. Quem marcou presença no palco do grande auditório do Bunkyo foram os grupos Yuushin, Shinkyo Daiko, Kien Daiko e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko – que encerrou o evento no domingo com chave de ouro, em uma apresentação conjunta com grupos de Yosakoi Soran.

Shinkyo Daiko e Kien Daiko em apresentação conjunta

 

Ryukyu Koku Matsuri Daiko

 

Encerramento - RKMD + Yosakoi Soran

E assim foi o Japan Experience 2012. Um evento com uma proposta diferente e inovadora, buscando aproximar de forma mais direta o público da cultura japonesa.
E que venham mais edições nos próximos anos!

Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima!

Relacionados

spot_imgspot_img
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.