8º Nikkey Matsuri – o maior evento de cultura japonesa em área livre de SP

Neste último final de semana (06 e 07/04) foi realizada a oitava edição do Nikkey Matsuri, no Clube-Escola Jardim São Paulo, localizado na zona norte da capital paulista.
O evento já é considerado o maior da comunidade realizado em área livre, e faz parte do calendário oficial do Município.

postnm (1)

O evento foi aberto oficialmente no sábado, e contou com a presença de diversas autoridades nikkeis, tais como os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato, os deputados federais Walter Ihoshi e Keiko Ota, os vereadores Ushitaro Kamia, Masataka Ota e Aurélio Nomura, entre outros.
Todos eles participaram da cerimônia do kagamiwari – a tradicional quebra do taru (barril de saquê) para trazer sorte e boas vibrações para o evento.

postnm (16)

Diversas atrações culturais foram destaque do evento ao longo dos dois dias. Dentre eles, a tradição e a arte refinada da dança folclórica, trazida ao palco do evento por diversas associações culturais, em especial da zona norte de São Paulo.
Além de coreografias mais modernas, como o Matsuri Dance e o Yosakoi Soran.

postnm (15)
Sakura Hanabirá – Tucuruvi
Kasa Odori - Tottori Kenjinkai
Kasa Odori – Tottori Kenjinkai
Kitsune - Yosakoi Soran
Kitsune – Yosakoi Soran
Kaizen - Yosakoi Soran
Kaizen – Yosakoi Soran

O público também pôde conferir demonstrações de diversas artes marciais, como o ninjutsu da academia Nenriki, do mestre Bill; o aikido, com a academia Samuru Aikido, do professor Saulo Martins; o karate e o kobudo de Okinawa, com a Associação Okinawa Kobudo Jinbukai/Jyureikan do Brasil, do mestre Flavio Vicente de Souza; e o judô, que inclusive trouxe atletas vencedores de títulos internacionais.

Ninjutsu - Nenriki Dojo
Ninjutsu – Nenriki Dojo
Samuru Aikido
Samuru Aikido

postnm (24)

Okinawa Kobudo Jinbukai/Jyureikan do Brasil
Okinawa Kobudo Jinbukai/Jyureikan do Brasil

 

A tradicional família Kamia também trouxe sua arte ao palco do Nikkey Matsuri. No sábado, Meiry Kamia e Mr. Kamia divertiram o público com demonstrações de malabarismo e mágica. E no domingo, o consagrado ilusionista Mario Kamia, que recentemente se apresentou na Coreia do Sul, exibiu seus truques para o público.

Mister Kamia
Mister Kamia
Meiry Kamia
Meiry Kamia
Mario Kamia
Mario Kamia

Cantores e bandas também passaram pelo palco do evento. Além dos já conhecidos Joe Hirata e Karen Ito, tivemos uma performance inusitada: Ricardo Nakase, vocalista da banda Uchiná, realizou no domingo um cover do cantor Mikawa Kenichi, conhecido por sua extravagância e excentricidade em suas exibições.
Além da talentosa cantora mirim Melissa Kuniyoshi, que soltou a voz como gente grande no palco. E inclusive cantou ao lado de Karen Ito.

Bruno Maessaka
Bruno Maessaka
Vestido a caráter, Ricardo Nakase fez um cover de Mikawa Kenichi
Vestido a caráter, Ricardo Nakase fez um cover de Mikawa Kenichi
Elaine Hara, ex-integrante da orquestra The Friends
Elaine Hara, ex-integrante da orquestra The Friends
Carmen Fugita
Carmen Fugita
Megumi
Megumi
Joe Hirata
Joe Hirata
Melissa Kuniyoshi, dividindo o palco com Karen Ito
Melissa Kuniyoshi, dividindo o palco com Karen Ito

Dentre as bandas, destaque para a Uchiná, que mistura o som moderno com canções de Okinawa, e a Pop Soul, que trouxe ao Nikkey Matsuri um pouco da música pop asiática

Banda Uchiná
Banda Uchiná
Banda Pop Soul
Banda Pop Soul

E não podia faltar também a animação e a batida forte do taiko. O Himawari passou pelo palco do Nikkey Matsuri no sábado, e trouxe muita energia ao evento.
E, durante os dois dias do festival, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko trouxe a alegria dos tambores de Okinawa, e também um pouco das tradições da ilha, tais como o shishimai – a dança do leão okinawana.
No sábado, o grupo se apresentou ao lado da cantora Karen Ito.

postnm (14)

Himawari Taiko
Himawari Taiko

postnm (33) postnm (2)

Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Karen Ito (ao fundo)
Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Karen Ito (ao fundo)

Além de todas estas atrações, o público também teve diversos workshops à disposição, além de uma boa diversidade gastronômica, com pratos típicos.
Uma forte chuva caiu no início da tarde do domingo – mas não foi o suficiente para desanimar quem estava no evento.

No próximo post falaremos de um ponto alto do Nikkey Matsuri deste ano: a eleição da Miss Nikkey Matsuri, que pelo segundo ano consecutivo, trouxe a beleza oriental ao palco do evento. E contou com uma presença muito especial.
Fiquem ligados aqui no JWave!

A seguir - Miss Nikkey Matsuri 2013

(fotos: Daniel Ramos e Rafael Akira)

Relacionados

spot_imgspot_img
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.