Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza sessão solene dos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Sessão solene na ALESP

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, Kihatiro Kita e dirigentes e lideranças da comunidade participaram na noite desta segunda-feira, dia 17, da sessão solene de homenagem aos 105 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Organizado pelos deputados federais Junji Abe, Keiko Ota e Walter Ihoshi, os deputados estaduais Helio Nishimoto e Jooji Hato, e os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Masataka Ota, o evento unificou os festejos da Imigração Japonesa na cidade de São Paulo, que conta com a maior comunidade japonesa do país.

Auditorio JK
A sessão, realizada no auditório Juscelino Kubitschek, foi presidida pelos  deputados Jooji Hato e Helio Nishimoto, que se revezaram na presidência da sessão. A abertura foi feita com a execução dos hinos nacionais do Japão e do Brasil pelos músicos da Banda da Polícia Militar.

Da esq. p/a dir: o cônsul-geral do Japão Noriteru Fukushima e os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato.
Da esq. p/a dir: o cônsul-geral do Japão Noriteru Fukushima e os deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato.

No seu pronunciamento, Jooji Hato destacou a comemoração conjunta com os deputados federais Junji Abe, Keiko Ota e Walter Ihoshi, com o deputado estadual Helio Nishimoto e com os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Masataka Ota. Ele rememorou a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos (SP) no dia 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

Na sequência, discursaram o vereador Aurélio Nomura, o deputado federal Junji Abe, o vereador George Hato, o vereador Masataka Ota e os deputados federais Keiko Ota e Walter Ihoshi. Todos enfatizaram o sonho e as dificuldades dos primeiros imigrantes que chegaram para trabalhar nas lavouras de café no interior do estado de São Paulo. Relataram a luta, o trabalho e o exemplo daqueles pioneiros que, apesar das dificuldades naturais do idioma, clima e cultura, não se abateram. Ao contrário, com muita determinação, disciplina e união, melhoraram a sua condição socioeconômica e a de suas famílias poucas décadas depois.

Hoje, cerca de 1,5 milhão descendentes de japoneses estão totalmente integrados à comunidade, contribuindo em todos os setores para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Só o estado de São Paulo concentra quase a metade dessa população: são cerca de 700 mil descendentes.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, Kihatiro Kita,  e o cônsul-geral do Japão, Noriteru Fukushima, fizeram um agradecimento especial ao presidente da Assembleia Legislativa do estado São Paulo, deputado Samuel Moreira, e cumprimentaram a iniciativa dos oito parlamentares  pela  unificação das comemorações do Dia da Imigração Japonesa na cidade de São Paulo.

O deputado Helio Nishimoto destacou a presença e o trabalho do cônsul Noriteru Fukushima, com quem teve encontro recente em visita à comunidade Nikkei, no Vale do Paraíba. Reafirmou ainda que a comunidade japonesa tem muitos motivos para comemorar os 105 anos  da imigração ao Brasil. “É uma história  bonita, construída  com muito trabalho, honestidade e solidariedade”, finalizou.

Na sequência, o consul Noriteru Fukushima e as cinco entidades da comunidadenipo-brasileira foram homenageadas: a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo (Kihatiro Kita), a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo (Yoshiharu Kikuti), a Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil – Kenren (Akinori Sonoda), a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil (Fujiyoshi Hirata) e a Aliança Cultural Brasil-Japão (Anselmo Nakatani).

O sr. Akinori Sonoda (à dir), presidente do Kenren, recebe homenagem da Assembleia das mãos do deputado Hélio Nishimoto.
O sr. Akinori Sonoda (à dir), presidente do Kenren, recebe homenagem da Assembleia das mãos do deputado Hélio Nishimoto.

Após a sessão solene, os presentes participaram de concorrido coquetel no Espaço São Paulo, organizado pelas assessorias dos oito parlamentares.

Consul e parlamentares
O cônsul Noriteru Fukushima (3º da esq p/a dir) ao lado das autoridades nikkeis presentes.
(sentadas: a deputada federal Keiko Ota e a sra. Edneia Nishimoto, esposa do deputado Hélio Nishimoto)

(Agradecimentos: Osmar Maeda – Fotos: Yoshio Imaizumi )

Relacionados

spot_imgspot_img
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

2 COMENTÁRIOS

  1. A contribuição do povo japonês para a construção de São Paulo é inegável.
    Isso tanto em relação ao passado, desde sua a chegada a 105 anos, como nos dias de hoje.
    Quem me dera os brasileiros aproveitasse mais os exemplos de dedicação de nossos irmãos nipônicos…
    =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.