Foto: Cultura Japonesa (culturajaponesa.com.br)
Será realizada neste final de semana (06 e 07/07), no bairro da Liberdade, em São Paulo, a 35ª edição do tradicional Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas.
O festival é inspirado em uma lenda antiga do Japão, que conta sobre o romance proibido entre uma princesa tecelã (Orihime) e um pastor (Kengyu), que foram punidos sendo transformados em estrelas e podendo se encontrar apenas uma vez a cada ano.

Tradicionalmente, o evento costuma ser realizado em uma parceria entre a ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – e a Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil. Mas excepcionalmente neste ano, a ACAL decidiu realizar o evento sozinha.
Em uma reportagem publicada pelo jornal Nippak, um dos mais importantes da comunidade nipo-brasileira, o presidente da ACAL, Hirofumi Ikesaki, declarou: “A Associação Miyagi não se manifestou em tempo hábil. Para evitar mais atrasos, incluindo o envio de correspondências para as autoridades, a ACAL decidiu arcar com os custos do evento. Vamos providenciar tudo, desde o aluguel das barracas até a instalação dos enfeites.”
Na mesma reportagem, o presidente da Associação Miyagi, Koichi Nakazawa, declarou: “Existe um acordo entre a ACAL e a Associação Miyagi, mas infelizmente este ano não deu certo.” Nakazawa ainda revelou uma suposta divergência de opiniões: “Nosso objetivo é divulgar a festa em todo o território brasileiro e até em países vizinhos, e não somente na Liberdade”, comentou.

Independente das divergências, a organização do evento espera atrair um público de mais de 100 mil pessoas durante os dois dias de evento.
As atividades se iniciarão por volta das 14:00hs de sábado, com um cerimonial xintoísta próximo ao toori da rua Galvão Bueno. E ao longo dos dois dias, o público poderá conferir diversas apresentações de música, de dança e de taiko, com grupos como o Himawari e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
No domingo, as apresentações se iniciam por volta do meio-dia.

A seguir, confira as informações do evento:

35º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Data: 06 e 07/07
Horário: sábado, a partir das 14:00hs; domingo, a partir das 12:00hs
Local: Praça da Liberdade/Rua Galvão Bueno – Liberdade
(acesso pela estação Liberdade do metrô)
Maiores informações: (11) 3208-5090

(Fonte: Jornal Nippak – Agradecimentos: Yoshio Imaizumi)

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos