Japansul
O Japan Sul 2013, tradicional festival de cultura japonesa, organizado pela União das Associações Culturais de Santo Amaro será realizado neste sábado (5) e domingo (6) no Clube da Eletropaulo, na rua Peixe Vivo, 155, altura nº 3.000 da avenida Atlântica, em Santo Amaro, na zona Sul.

O Festival Japan Sul, conta com o apoio do deputado estadual Hélio Nishimoto, que por meio de emenda parlamentar, tem destinado recursos financeiros, junto à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para esse importante evento cultural da cidade de São Paulo. “Apoio eventos como o Japan Sul, pois esses festivais divulgam a cultura japonesa e resgatam valores importantes como: trabalho, união e solidariedade, marcas da comunidade japonesa no Brasil”, destacou Nishimoto.

Na edição passada, os organizadores calculam que mais de 15 mil pessoas visitaram o Japan Sul nos dois dias de realização, que o torna um dos maiores eventos de cultura japonesa da zona sul de São Paulo.

A Comissão Organizadora está empenhada em ampliar e melhorar a programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses), grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, Edgar Ishida, Ricardo Nakase, Ryu Jackson, exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como cerimônia do chá, origami, kirigami, e shodô.

A novidade é que neste ano, o festival contará com uma estande de frutas e verduras com preço de custo do produtor.

O Festival Japan Sul caracteriza-se por ser focado em cultura japonesa, O evento conta com uma grande praça de alimentação, onde o público poderá saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza etc. Além de sanduiches especiais, doces e sorvetes típicos.

Neste ano, o tema do Japan Sul é União e Paz

O sucesso do Festival Japan Sul deve-se a união dos dirigentes e associados das entidades promotoras que é feita nos meses que antecedem o evento. São realizadas reuniões para definição do tema do festival, das oficinas culturais, das atrações de palco, do cardápio da praça de alimentação e da documentação junto aos órgãos competentes.

O Festival Japan Sul, com a promulgação da Lei 14.815 de 26/06/2012, de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto, passou a integrar o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

SERVIÇO:

4º Japan Sul

Data: 05 e 06 de outubro de 2013, das 10 às 20 horas

Local: Clube da Eletropaulo – Rua Peixe Vivo, 155 (altura do nº 3.000 da avenida Atlântica).

Realização: União das Associações Culturais de Santo Amaro.

Apoio:

Prefeitura da Cidade de São Paulo

Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer

SPTuris – São Paulo Turismo

Secretaria de Estado da Cultura

Consulado Geral do Japão

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo

Instituto Nikkeyweb

Mais informações do Japan Sul no site: www.japansul.nw.org.br


(Agradecimentos: Osmar Maeda)

About Daniel Ramos

Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

View all posts by Daniel Ramos