JWave #168: Sailor Moon – Parte 1

Reproduzir

JWCast 168 Post 2

Foram 15 anos de espera, mas o mangá de Sailor Moon chegou ao Brasil e a equipe do JWave comemora num podcast especial de quase 2 horas de duração.

Criado em 1992, derivado do mangá Codename wa Sailor V, Sailor Moon nasceu já grande. Com animê em produção, Sailor Moon é uma criação da Naoko Takeuchi, produzida para revista Nakayoshi, tendo uma versão de animê pela Toei Animation.

Comemorando 20 anos, Sailor Moon ganhará novo animê em 2014 e uma nova republicação no Japão, além de diversos países do mundo que estão publicando pela primeira vez (Brasil entre eles!).

No JWavecast, Sailor Moon era pra ter saído no seu primeiro ano, mas tivemos tantos problemas que criamos as 3 mil curtidas, mas mesmo assim não conseguimos encontrar um formato para lançar.

Juba, Calliban, Sasuke Rk, Haroldo Lima e Lê Bortot (do SOS Sailor Moon)se reúnem para falar da primeira fase de Sailor Moon.

Podcast realizado em parceria com site SOS Sailor Moon.

PARTICIPANTES





Extra

TEMA
Naoko Takeuchi
Codename wa Sailor V
Sailor Moon
Versão em manga
Versão em animê
Versão em Live Action
Patrine
Maskman
Jem e os Hologramas
She-ra
Meu pequeno pônei
Cavalo de Fogo
Fly / Dragon Quest
Guerreiras Mágicas
Yu Yu Hakusho

Ouça Também
JWave #177: Sailor Moon R – Parte 2
JWave Capa Post SMJWave #194: Sailor Moon S – Parte 3
JWave Capa Post 194

PROMOÇÃO
Promoção do JWave com a JBC concorrendo a 5 exemplares de Sailor Moon Nº1
SailorPromoçãoJWaveFinal1

1-38

INDICAÇÃO

1898691_806004499428996_1980846829_o
Sailor Moon Nº1

ITUNES


Lembre de avaliar o JWave no iTunes

GRUPO JWAVE NO FACEBOOK
https://www.facebook.com/groups/564490263589100/

Comentários

comentários


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
  • Carlos

    o cal voltouo/

  • cabbage

    Opa, saiu o sailor moon, um dos temas mais problemáticos. Na espera por jaspion!
    Quando passava na tv eu não cheguei a acompanhar, vi apenas uns 2 ou 3 episódios na record. Não sei como, mas eu sempre estudava no horário dos desenhos japoneses, fosse de manhã fosse de tarde…
    Gosto quando sai podcast no domingo porque posso terminar de ouvir e já comentar.
    Baixando.

    • Giuliano Peccilli

      Um podcast de cada vez.

      Não conseguimos realizar tantos pedidos assim, por isso Jaspion ficará na geladeira por mais um tempo.

      Obrigado e até o próximo podcast.

  • Danilo Mortari

    Confesso q comecei a assistir Sailor Moon pq passava antes de cavaleros, c não me engano, mas gostei muito e não me lembro de R em diante passando na Manchete

    • Giuliano Peccilli

      Sailor Moon passou na Manchete e suas continuações passaram na Cartoon Network.

      A troca de dublagem foi devido a mudança de emissora, mudança de estúdio de dublagem e na época ninguém sabia que ia passar R na Cartoon. Descobrimos quando passou o episodio 47, invés do 1.

      • Danilo Mortari

        E não me lembro de passar no Cartoon, se não eu tinha assistido

        • Giuliano Peccilli

          Na Cartoon Network a Sailor Moon passava 16hs e Sakura Card Captor passava 16:30.

          Também eram reprisados de madrugada, mas o horário era das 16hs.

          Na época, eu já trabalhava, por isso eu gravei todo SM e Sakura para poder assistir, quando chegava em casa.

          Abraços.

  • cabbage

    cal, shurato!!!

  • Ercy

    E a parte 2, quando sai?

    • Giuliano Peccilli

      Parte 2 sai daqui um mês e meio.

  • Parabéns pelo podcast!! Como fã de Sailor Moon desde a época da Manchete (confesso aqui minha idade), adorei.

    Assim como o Cal, adoro a versão Live Action e não tenho nenhuma vergonha disso XD Acho que a história foi muito mais interessante do que a do anime ou mesmo a original do mangá, apesar de todas as tosquices (desde o CG absurdo e as perucas coloridas até os monstros de papelão). Um dos pontos fortes foi que todas as meninas foram bem exploradas, com um certo background e até histórias próprias, diferentemente do mangá e do anime, que foram basicamente "Usagi e as outras". Fora a história do Milênio de Prata que realmente é muito melhor explicada e aquele modo berserk da Sailor Moon (com aquela harpa do mal) que não existiu em nenhuma das outras versões. E Rei e Minako no Live Action <3

    SEMINÁRIO LAVA-CUCA LOL. XDDDDD E aw, Makoto e o "garoto que partiu seu coração" XD. É uma das minhas sailors preferidas.

    Lembro de assistir os últimos episódios da primeira temporada na Manchete com minha amiga da escola no telefone, as duas chorando… bons tempos. Realmente muito pesados se comparados ao restante da série – na primeira versão que foi ao ar nos EUA eles até cortaram, de maneira que nenhuma das meninas morreu. Aliás, esses cortes/alterações nos EUA foram super polêmicos, nem vou comentar que Haruka e Michiru viraram primas… comparada com a dos EUA, a nossa versão até que ficou decente e mais próxima da original, apesar da dublagem bem ruim da fase R em diante. Se bem que da fase S em diante nunca passou na TV aberta, então não sei como ficariam Haruka e Michiru se esse tivesse sido o caso. Mas numa época em que assistir coisas na internet não era tão fácil quanto hoje, me sinto feliz por ter tido a oportunidade de assistir a série inteira na TV, apesar de ter demorado ANOS. Quase tive um ataque quando anunciaram Sailor Moon voltando no Cartoon Network.

    Li o mangá faz muitos anos, então não lembro direito da conclusão da primeira fase. Gostei muito da discussão de vocês sobre a Beryl e a Metallia, mal posso esperar para poder comprar a versão da JBC e rever esses momentos depois de tanto tempo. E claro, estou ansiosa pelo novo anime que vai estrear este ano!!

    Ri demais no "Já acaba começando mal, e começando com R" XDDDDDDDD realmente, a fase R é a piorzinha, chega a ChibiMoon e a coisa desanda demais XD A primeira fase de Sailor Moon é realmente uma das mais divertidas (minhas favoritas são a primeira e a Stars – provavelmente porque a Rini não aparece, lol), e adoro toda a história da vida passada, do Milênio de Prata, e tudo mais. A fase S é bacana por causa Outer Senshi, mas acho que no fim nenhuma das outras se compara à primeira. E é fato que todas as versões se complementam e cada uma tem seus momentos emblemáticos.

    Enfim, estou muito feliz que esse podcast finalmente saiu, e saiu em momento super oportuno. XD Ainda não acredito que o mangá está finalmente sendo publicado, e certamente acompanharei até o final. 🙂 Não consegui entrar na palestra, mas comprei meu volume 1 no sábado e achei que ficou lindo!! Gostei que Yu Yu será relançado, porém não devo comprar novamente pois já tenho a versão antiga. >.>

    Comentário enooooorme, mas, é como digo aos meus amigos: não me dêem corda quando o assunto é Sailor Moon!! XD

  • LUNATIC

    Jupiter>o resto.
    Baixando…

  • rafael

    nunca vi sailor moon mas mesmo assim ouvi o cast ,quem sabe um dia de uma olhada

  • Alexmachado

    que bacana gente,estava esperando um cast de Sailos ,vou escutar agoraaaaaaaaa….,aprofeitando, jwavei de Kill la kill….

    • Giuliano Peccilli

      Não temos nada confirmado sobre Kill la kill.

      É apenas a vontade do nosso colaborador Buga em querer o tema. Pode rolar, mas ainda não está na nossa lista.

      Abraços

  • Pelo poder do Prisma Lunar (trilha sonora de fundo)! Mesmo sendo um desenho de menina, devo ter assistido pelo menos umas 3 vezes toda a temporada, não acompanhei as demais. Lembro de ficar indignado de como a Serena não conseguia saber que o Darien era o Tuxedo Mask. XD

  • Aslanterna Verde

    "Um caleidoscópio é meu coração, luz da lua guie este amor…"
    Esse troço prega na cabeça….

    Olá Jwavecasters, e Call (o Cow retornou depois do doutorado em Sailor Moon dele)… Sailor Moon, uma obra que aprendi a gostar a duras penas… Quando pequeno, na Era de brilho da Manchete-Kai, tinha um preconceito desse anime ("Ah, Sailor Moon é coisa de minininha, nhê, nhê, nhê"), e ignorava e fuga da extinta TV do seu Bloch no horário do desenho. Aprendi a gostar muito tempo depois, quando não pagava contas e podia assistir Cartoon, e , esperando para ver Dragon Ball, acabava por ver um ou outro episódio, no início sem dar atenção, e aos poucos me prendendo um pouco mais. Me interessei e, como tinha um amigo com aquelas gravações VHS verde e onduladas da Manchete, consegui emprestado e assisti o original Manchete em verde Xuxa nessas fitas, e não é que gostei desse anime. Claro que ainda era um adolescente com aquelas frescuras de vergonhas babacas, e não admitia. E acompanhei via maratonas no CN/Toonami todas as sagas, até STARS. Era longe de ser meu predileto,porém não achava ruim. Não vi o live-action, porém creio que procurarei um dia. Após o cast de vocês me deu curiosidade de conhecer o mangá. Pelo que noto, com mais maturidade agora, Sailor Moon é uma obra ímpar, com muitas características marcantes, e um desenvolvimento ousado para a época… Realmente vale a atenção, e agradeço por terem se dedicado a esse tema. Vou buscar conhecer melhor, pois é uma importante referência a máquina de fazer dinheiro da Naoko Takeuchi …

    Valeu!!!

  • Daniel Seiya Kou

    Muito bom o pod, somente algumas observações:
    -Makoto ficou Lita, nome derivado da palavra lightning;
    -O mangá é mais corrido e o anime tem muito mais filler, pois cada capítulo saía mensalmente na Nakayoshi, sendo assim, eles tinham história para um único episódio e tinham que enrolar por mais 3, uma vez que o anime é semanal.

    • Giuliano Peccilli

      O que não falamos no cast, pq faremos um focado no animê é que Sailor Moon teve uma lista de nome sugeridos pela distribuidora e que foi utilizado em diversos países.

      No Brasil adotamos a lista Serena, Rei, Amy, Lita, Mina, enquanto outros países adotaram alguns nomes bem localizados, como Bunny. Confesso que ainda estranho muito saber que Darien virou Gonçalo em Portugal, pq é extremamente localizado.

      Sobre a publicação, sim, ela sendo mensal, acabou sendo assim. Vale frisar que na mesma época, Sailor Moon e Guerreiras Mágicas dividiam páginas da mesma publicação. Sailor Moon ainda pegou Sakura Card Captor em 1997.

  • Este podcast, tão esperado, virou programa de família aqui…eu e minha filha, pela rua, dividindo os fones de ouvido e nos deliciando com o tema….. Foi o máximo…..

    • Giuliano Peccilli

      Gostaram?

  • vanvet2020

    Oba!! Podcast com esses temas que adoro!
    Uma pergunta: Não sei se já está e eu não estou achando aqui… Saiu a parte 2 do podcast dos Cavaleiros do Zodíaco?

    • Giuliano Peccilli

      Cavaleiros do Zodíaco ainda não saiu a parte 2.

      Pretendemos fazer esse ano.

  • Danilo Mortari

    Valeu a pena esperar todo esse tempo pelo cast foi muito bom, e como o Sasuke disse a Sailor Marte era um trem de doido, tanto no anime como a Kiko Kitagawa, minha Seilor preferida

    • Giuliano Peccilli

      Keiko Kitagawa é sonho de consumo da galera do JWave.

      • Danilo Mortari

        Minha também, vou ter q entrar na fila

  • Não terminei o podcast ainda, mas eu tenho que falar: Vocês estão tão errados sobre a falta de protagonistas mulheres fortes nas séries… Em Fringe tínhamos a Olívia, em The Good Wife a Alicia, em Parks and Recreations a Leslie… Há ainda exemplos em Revenge, nas finadas 30 Rock e Nikita, em GAME OF THRONES pelo amor de Deus D: Isso que eu me lembre agora…

    Por enquanto é isso, volto quando tiver terminado o podcast o//

    • Giuliano Peccilli

      Tenison,

      Não estamos não. Quando falamos em personagens femininos fortes nas telonas, falamos de personagens, como Viúva Negra que mesmo sendo poderosa nas telas, ela não ganha um filme solo.

      Você falou de alguns casos que os personagens femininos tiveram que se reinventar para conseguir seu destaque ao público, como em Fringe e a vingança de Revenge. São personagens que representam o público hoje, mas não vemos uma base de fãs tão forte, como foi o caso de Buffy e Xena nos anos 90. Sempre existirão casos isolados de personagens femininas fortes na mídia, mas destacamos e realçamos aqueles que mudaram e romperam a mídia, trazendo uma mudança de comportamento, além de ser imitado.

      Adiantando, cada podcast de Sailor Moon, iremos sempre trazer obras que inspiraram a Naoko Takeuchi, seja indiretamente ou diretamente. Trouxemos nesse podcast Jem e os Hologramas, além de Patrine, trazendo comentários do que essas séries fizeram em seus países de origem e no Brasil.

      No caso de Patrine, a série foi audiência absurda, impulsionou o gênero, trouxe séries subsequentes no Japão, sendo um verdadeiro sucesso. No Brasil, o fracasso de Maskman, fez que a distribuidora optasse lançar Patrine do que Liveman, e devido a isso Patrine também foi um fracasso, dando sequência a uma série de fracassos em tokusatsu, devido ao excesso de séries do tipo nos nos 90.

      Podemos dizer que Buffy foi um divisor de águas nos anos 90, ao trazer a fórmula do scooby doo gang pra séries de tv. Ela também inspirou uma febre que veio indiretamente com Xena, que nasceu como spin off de Hércules e se mostrou bem mais interessante que a série principal.

      Hoje se discute muito a ideia de que a febre de trazer personagens femininos fortes já passou e que no futuro teremos personagens gays como protagonistas. Ainda acho cedo pra isso acontecer com certa naturalidade, mas já temos séries de nicho nascendo e conquista seu espaço ao vento. Só que isso é discussão para um outro tema.

      Desculpa a resposta muito longa e tente curtir o podcast como um todo. Blz? ^^

      Abraços

      • Hum… É que durante o podcast vocês fizeram um comentário muito mais simplista sobre o assunto. Em todo o caso, entendi o que vocês queriam dizer agora, mas ainda acho que era importante ressaltar que há sim protagonistas mulheres fortes em séries atualmente, elas só não recebem a devida atenção que receberam na década de 90 início dos anos 2000.

        Anyway, sobre Sailor Moon: foi um dos primeiros animes que eu vi – se não o primeiro – e o primeiro que me inspirou a desenhar. Claro, naquela época minhas sailors saíam horrendas, mas faz parte do processo de aprendizagem. No entanto, pelo preconceito enraizado em minha pequena mente de criança não dei a devida atenção ao animê à época, principalmente por meu pai achar errado um garoto da minha idade ficar desenhando menininhas – futuramente ele reclamou que eu não desenhava mais meninas então liguei o f*da-se e comecei a assistir Sakura Card Captors, Corrector Yue (sim, eu gostava dessa naba) e afins… Infelizmente quando o preconceito acabou já não passava mais Sailor Moon no meu saudoso Cartoon Network, então só me resta fazer maratona agora :))

        É o JWave DESTRUINDO meu tempo pra me dar cultura 😀

        Um abraço pessoal o// – pra vocês e para o Daigo! (a campanha ainda vale?)

  • Aslanterna Verde

    Olá a todos,

    Sobre Sailor Moon Ômega, coloque no google e veja o que encontra…. Bem, dou uma dica: http://youtu.be/BqOKv9EwVR0

    Hahahá… Bem, lembro-me que em buscas na internet, vi um Sofoda Card Captors dos últimos anos, o Show das Poderosas Sailors: http://youtu.be/qFtoxtwLmfk

  • Olha só, mais uma vez, tenho conhecimento de uma serie que parece ser muito rico e nunca vi. Fiz esforços de tentar me lembrar, olha que era fã da Manchete e afins, mas por algum motivo, meu cérebro fez algum bloqueio.
    Mesmo assim, as observações “jornalísticas” de vocês e a comunicação bem humorada passou a “imagem” de uma boa série.
    Mas confesso, foi horrível ouvir as músicas de fundos ou de transições de blocos… que isto!!!
    Bem, vida longa para JWAVE !!!

    • Giuliano Peccilli

      Não gostou da trilha sonora ou foi problema de volume?

      Não entendi, mas obrigado pelos elogios.

      Abraços.

      • Estes caras perfeccionistas… por isto que sou fã do jwave…
        O volume estava bom… as musiquinhas no estilo POCOYO que não curti mesmo… he he he

  • fabio 4:20!

    Epic!

  • Amei tanto o cast, que comprei a primeira edição… *-* E lembrei pq eu passei a minha infância toda desenhaaaaando essa drogaaaaaaaaaaaaa!! É o máximo! E o mangá (claro) é mto melhor que o anime! Os tradutores foram muito fofos e mantiveram os nomes e tudo, relembrando os do anime também. Tá tudo lindo!!

  • Pingback: JWave #177: Sailor Moon R – Parte 2 | JWave()

  • Pingback: Punirei você em nome da lua! Ato 2- Sailor Moon- | Tô na Neurose()

  • Pingback: Juuban News: Notícias Lunáticas sobre Marinheiras | SOS Sailor Moon()

  • Pingback: JWave #194: Sailor Moon S – Parte 3 | JWave()

  • Pingback: JWave #194: Sailor Moon Super S – Parte 3 | JWave()

  • Pingback: JWave #252: Sailor Moon Stars – Parte 5 | JWave()

  • aeee finalmente vou tentar maratonar esses podcasts de sailor moon parecem estar recheados de informações. E um balde cheio de informações para alguém como eu deseja conhecer mais do mangá e dos animes.