loguinho

Music Bank é um dos programas musicais mais populares da Coreia do Sul. Conhecido pelos fãs de K-POP de todo mundo, o programa ganhou diversas edições em diversos países.

Criado pela emissora KBS, o programa segue ao estilo do antigo Globo de Ouro da Rede Globo, reunindo artistas mais populares da semana. O programa é exibido para 114 países e leva a onda do K-POP para dentro e fora da Coréia do Sul.

E o que o Brasil tem a ver com isso?

Bom, no dia 7 de junho, Music Bank ganhará uma edição aqui no Brasil, direto do Rio de Janeiro, no HSBC Arena. Sim, uma semana antes do início da Copa, teremos uma edição aqui no Brasil com maiores artistas da Coréia do Sul.

Music Bank Brasil não só acontecerá por aqui, como escolheu a cidade do Rio de Janeiro, conhecida no mundo todo como cartão postal do Brasil. Não seria diferente que é desse cartão postal em que será a sede desse super show.

A “nossa” edição do Music Bank terá sete dos maiores nomes da música pop coreana, que são: SHINee, B.A.P, MBLAQ, INFINITE, CNBLUE, M.I.B e Ailee. Esses artistas têm um encontro marcado com o público brasileiro, em uma única apresentação que entrará para a história do k-pop aqui no nosso país e também no mundo.

Music Bank World Tour

Criado em 2011, a turnê do programa expandiu Music Bank, como também escolhou Tóquio, no Japão, como primeiro local fora da Coréia do Sul para levar seus artistas.

A expansão continuou, passando pela França, Chile, Indonésia e Turquia. Essa nova etapa reuniu nada menos que 120 mil fãs por onde o programa passou.

Agora com a Copa do Mundo, todos os holofotes estão apontados para nosso país, e não seria diferente na Coréia do Sul, assim a KBS escolheu o nosso país para ser a nova mira da onda coreana, trazendo artistas populares por lá para um grande show por aqui.

Mas qual é a do Music Bank Brasil?

Esse grande festival musical, não só levará aos artistas apresentarem seus hits para nós brasileiros,como também seremos homenageados por eles durante a gravação do programa por aqui.

A passagem do programa por aqui é uma oportunidade única, se tratando de um festival que só se realiza uma única edição por país. Por isso, não perca essa oportunidade de assistir o maior evento do k-pop em solo brasileiro.

Algumas informações já divulgadas sobre o Music Bank Brasil

Quando: 7 de junho, às 19h (abertura dos portões às 17h)
Onde: HSBC Arena (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Capacidade: 15 mil pessoas
Atrações: SHINee, B.A.P, MBLAQ, INFINITE, CNBLUE, M.I.B e Ailee
Classificação: Até 13 anos: acompanhados de pais ou responsáveis. A partir de 14 anos: desacompanhados.
Produção: KBS, Music Bank World Tour, Dreammaker Entertainment, Mix Jukebox Comunicação e Eventos e Noix Producciones
Patrocínio: Hyundai Motor
Pré-venda: clientes HSBC, membros de fã-clubes oficias e fidelidade Mix Jukebox
Início das vendas: Em breve
Ingressos: Em breve
Onde comprar: Pela internet, pelo telefone 4003-1212 e nos pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Conheça as sete atrações do festival:

SHINee

SHINee(Divulgação)

Formado por cinco rapazes com pouco mais de 20 anos, Onew, Jonghyun, Minho, Key e Taemin, o SHINee já vendeu 8 milhões de cópias de discos em todo o mundo e impressiona com suas habilidades no canto e em elaboradas coreografias.

O primeiro sucesso do grupo foi “Replay”, um R&B contemporâneo ilustrado por passos bem coreografados. Em seguida, vieram hits dançantes como “Juliette”, “Dream Girl” e “Sherlock”, e outros mais voltados para as batidas eletrônicas, como “Lucifer”, “Ring Ding Dong” e “Everybody”, que ajudaram a consolidar o SHINee como uma das maiores estrelas da música coreana.

Aproveitando-se de sua bem sucedida carreira na Coreia, o SHINee se aventurou pela indústria fonográfica japonesa, onde alcançou o mérito de ser o primeiro artista em 45 anos no país a colocar três singles no topo das paradas por três vezes consecutivas e já lançou dois álbuns de estúdio.

Hoje, o SHINee é sem dúvida um dos maiores nomes da música coreana e um dos preferidos do público brasileiro que acompanha a música asiática. A importância do grupo no atual cenário do entretenimento coreano navega não apenas pelas aéreas da música, mas também da dança, das artes cênicas e da moda.

Veja o clipe de “Everybody”:

B.A.P

BAP(Divulgação)

Um dos maiores nomes da música asiática da atualidade, o B.A.P é um grupo sul-coreano de hip-hop que começou sua carreira no início de 2012, mas logo conquistou um status na cena pop mundial de dar inveja a veteranos.

O B.A.P é formado por seis jovens cantores sul-coreanos, com idade média de 20 anos: YongGuk, Himchan, Daehyun, Youngjae, Jongup e Zelo.

Apesar da pouca idade, a experiência dos cantores em diferentes ramos da música (que vão desde o hip-hop underground até a música folclórica sul-coreana) ajuda a compor o diferencial da banda, que não falha em usar seu talento e carisma para oferecer um som inovador e autentico, com influências do R&B e do rock.

A sigla B.A.P vem do inglês Best Absolute Perfect e deixa claro a ambição do grupo se destacar no mundo do entretenimento – ambição essa que tem sido cumprida com louvor.

O primeiro trabalho do grupo, “Warrior”, que misturou vocais poderosos com um rap habilidoso e agressivo, rendeu para a banda diversos títulos de principal artista estreante da Coreia do Sul em 2012. Outros sucessos do grupo são “One Shot”, “Power”, “No Mercy” e mais recentemente “1004 (Angel)”.

Diferente da maioria dos grupos adolescentes, o B.A.P se destaca com trabalhos autorais que abordam principalmente temáticas políticas e sociais. Com coreografias performáticas e intensas, que traduzem a mensagem de suas canções, o grupo conquista um número cada vez maior de fãs em todo o mundo.

Veja o clipe de “1004 (Angel)”:

MBLAQ

MBLAQ(Divulgação)

O MBLAQ fez sua estreia na cena pop sul-coreana em 2009, apadrinhado pelo megastar Bi Rain. Ao longo de sua carreira, a banda já lançou hits como “Oh Yeah”, “Mona Lisa” e “It’s War”, com álbuns que alcançaram grande rotatividade nas rádios e boas colocações nas paradas de sucesso da Coreia do Sul.

Formado pelos cinco cantores Seungho, G.O, Lee Joon, Cheondung e Mir, além da música, o MBLAQ se destacou na cena do entretenimento coreano com seu carisma e talento em programas de variedade e nas artes cênicas.
A apresentação do grupo no Music Bank Brasil não será a primeira vez do quinteto em terras brasileiras. Em 2011 o MBLAQ esteve no país pela primeira vez para julgar o concurso de dança K-pop Cover Dance Festival. Na ocasião, o grupo apresentou apenas duas músicas no evento, mas a presença da banda em solo brasileiro foi o suficiente para movimentar um número estimado de seis mil pessoas para a Av. Paulista, em São Paulo, onde aconteceu o concurso. A repercussão da visita do MBLAQ a capital paulista chamou a atenção da mídia brasileira, que destacou a “boyband sul-coreana que atraiu uma multidão de dar inveja a Justin Bieber”.

Veja o clipe de “Be A Man”:

INFINITE

INFINITE(Divulgação)

Formado em 2010 pela gravadora independente Woollim, o INFINITE se destaca entre os grupos coreanos com uma sonoridade madura inspirada na new wave dos anos 80. Com sons que misturam sintetizadores, técnicas vocais apuradas e passos sincronizados, a banda conquistou um lugar de respeito na música coreana e é hoje um dos nomes de maior sucesso na Ásia.

Composto pelos sete cantores Sunggyu, Dongwoo, Woohyun, Hoya, Sungyeol, L e Sungjong, o INFINITE começou sua carreira com o single “Comeback Again” e logo lançou sucessos como “Nothing’s Over”, “Be Mine” e “BTD (Before The Dawn)”, com influências de artistas como A-ha, Sting e Culture Club.

Em 2012, a revista americana Billboard, referência mundial em crítica musical, escolheu o single “The Chaser” da banda como a melhor música de K-pop daquele ano, elogiando os sintetizadores, os vocais e os licks de guitarra da canção. Na Coreia, esse sucesso se refletiu em shows com ingressos esgotados em minutos, que resultou na primeira turnê mundial da banda, em 2013, quando o grupo excursionou por 15 países, como Estados Unidos, França, Inglaterra e outros.
Além das referências oitentistas em suas canções, o INFINITE se destaca dos outros nomes da música pop coreana ao investir em sua musicalidade, com apresentações intimistas e acústicas.

Veja o clipe de “Destiny”:

CNBLUE

CNBLUE(Divulgação)

O CNBLUE começou sua carreira como uma banda indie, que tocava nas ruas japonesas, mas logo despontou para as paradas coreanas com o hit “I’m Loner”. A banda aposta em uma sonoridade no maior estilo rock britânico e com influências de bandas como Bon Jovi e Maroon 5.

O quarteto é integrado por Yonghwa (vocais / guitarra), Jonghyun (vocais / guitarra), Jungshin (baixo) e Minhyuk (bateria), que juntos já lançaram seis EPs e um álbum de estúdio na Coreia do Sul, onde são uma das poucas bandas de pop rock que se destacam nas paradas musicais e entre as preferidas do público jovem.

O grupo ainda conquistou uma bem sucedida carreira no Japão, onde já lançou quatro discos, com singles que despontaram entre as principais posições da Oricon, maior parada de sucessos nipônica.

Com hits como “Intuition”, “Love” e “Hey You”, a banda conquistou seu espaço entre os maiores artistas da Coreia do Sul com trabalhos em sua maioria autorais, assinados pelos guitarristas Yonghwa e Jonghyun, principais compositores do CNBLUE.
Veja o clipe de “Can’t Stop”:

Ailee

Ailee(Divulgação)

Nascida nos Estados Unidos e descendente de coreanos, Ailee conquistou fama na internet com covers de artistas como Beyoncé e Whitney Houston. A voz poderosa da jovem chamou a atenção de gravadoras, que logo a lançaram na cena pop coreana.

Vencedora de diversos prêmios de melhor artista estreante de 2012 na Coreia, Ailee vem firmando seu nome na música pop asiática com louvor.
“Heaven” e “You & I” são alguns dos sucessos lançados pela vocalista, que veio ao Brasil em 2013 e conquistou o público com seu talento, simpatia e carisma.

Veja o clipe de “You & I”:

M.I.B

MIB-(Divulgação)

O M.I.B é mais um representante do hip-hop no Music Bank Brasil. O grupo é obra da gravadora Jungle Entertainment, fundada pela lenda do hip-hip coreana Tiger JK. O quarteto é formado pelos jovens KangNam, 5Zic, Cream e SIMS e está na estrada desde 2009.

M.I.B é uma sigla para Most Incredible Busters, nome que também é título do primeiro disco dos rapazes. A empreitada surgiu com uma proposta inovadora no mundo do k-pop, com músicas solos de todos integrantes, o que deixou bem claro o talento de cada um.

O quarteto já lançou dois álbuns de estúdio, além dos EPs “Illusion” e “Money In The Building”. Essa será a primeira oportunidade do público brasileiro conhecer ao vivo o trabalho dos rapazes.

Veja o clipe de “Chisa Bounce”:

Com informações da Assessoria de Imprensa do Music Bank Brasil e da produtora Mix Jukebox

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli