Warner recebe proposta de fusão com a Fox (e rejeita)

Warner-Bros

Sabe aqueles dias que você acorda e não acredita numa notícia? Saiu na Reuters, uma proposta ousada (e rejeitada) que Rupert Murdoch da toda poderosa Twenty-First Century Fox Inc fez ao grupo Time Warner em comprar toda a companhia por nada menos que 80 bilhões de dólares. Estamos falando de 85 dólares por ação do grupo constituído por CNN, Warner, DC Comics, HBO, e tantos outros tipos de estúdios, e áreas que a Warner está presente.

A proposta havia sido feita em junho e mesmo que a Time Warner seja resistente a propostas assim, nem sempre podemos afirmar categoricamente que isso não seja possível. Há 15 anos, tivemos a fusão inusitada da Time Warner com a AOL.

De qualquer maneira, sabemos que a empresa anda se reestruturando e que no cinema está um grande desafio da empresa em se reinventar.

009

Também sabemos que a FOX está numa “briga” com a Disney/Marvel pelas licenças de X-Men e Quarteto Fantástico. De um lado surge boatos sobre o fim do Quarteto nos quadrinhos, enquanto os mutantes estão sendo “adaptados” para inumanos, para resolver impasse.

Uma fusão FOX com a Time Warner faria com que todos os personagens da DC Comics se tornassem úteis e prontos a usar pelo novo grande conglomerado que a empresa se tornaria. Algo que a Disney aprendeu bem com os anos, ao adquirir Marvel e explorando adaptações em animações no cinema com seus personagens e agora está trazendo retorno de Star Wars e de um possível retorno do Indiana Jones.

DC-Heroes

Lógico que a fusão abrange diferentes áreas de interesse da FOX, como estúdios de animação, estúdios de jogos, indo muito mais a licenças de personagens, filmes e séries que o grupo Time Warner possui.

Caso a fusão acontecesse, já foi sinalizado que a FOX venderia o canal CNN pra evitar qualquer problema regulatório, devido a possível monopólio ao possuir o canal Fox News.

cnn

E o que aconteceria no Brasil? Acreditamos que o joint venture entre a Sony e a Fox também seria afetada. Anunciada como “Fox – Sony Pictures Home Entertainment do Brasil Ltda” em 2011, ela poderia mudar no país com a inclusão da Warner.

Mesmo que a Warner fale “não, obrigado”, Rupert Murdoch se mantém como homem mais importante do entretenimento americano e não duvidamos que outra proposta audaciosa seja lançada em breve.

Uma fusão entre a Time Warner e a Fox beneficiaria quem? Queremos saber sua opinião sobre o assunto.

Comentários

comentários


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
  • Acho que a única que se daria bem a médio prazo era a própria Fox pelo menos no ramo cinematográfico, tendo não só os X-Men como toda a DC do seu lado. Infelizmente acho que o Sr. Murdoch não fará outra oferta mas vamos aguardar cenas dos próximos episódios.