17º Festival do Japão – WCS Brasil 2014

wcs_jwave (5)

Prosseguindo com a cobertura JWave do 17º Festival do Japão, falaremos agora da etapa brasileira do World Cosplay Summit (WCS), que fechou o Festival no domingo (06/07) e escolheu a dupla de cosplayers que representará o Brasil na etapa mundial do torneio, em Nagoya, no Japão.
Neste ano, a disputa aconteceu sob um novo sistema: os vencedores deste ano disputarão a etapa mundial do torneio em 2015 – neste ano, quem disputará a final em Nagoya será a dupla formada por Tiago Diemer e Bruno Pazzim, vice-campeões da etapa nacional no ano passado.

Kendi Yamai e Marina Amano comandaram o concurso – como sempre, vestidos a caráter.
Desta vez, usaram cosplays baseados no mangá X-1999 e no game Final Fantasy, respectivamente.

Marina Amano e Kendi Yamai comandaram o WCS Brasil 2014
Marina Amano e Kendi Yamai comandaram o WCS Brasil 2014

O júri deste ano foi formado por personalidades do meio editorial, do meio artístico e também do meio cultural. Destaque para os dubladores Élcio Sodré (o Shiryu de Cavaleiros do Zodíaco) e Tânia Gaidarji (a Bulma de Dragon Ball Z).

Neste ano, doze duplas se apresentaram no palco do WCS. Cada uma delas classificou-se em seletivas realizadas em eventos de diversos estados.
Todas as duplas demonstraram capricho e criatividade em suas apresentações.

Apresentação de Sailor Moon
Apresentação de Sailor Moon
Juno e Gabriel com The Legend of Zelda
Juno e Gabriel com The Legend of Zelda
Diego e Fernando, com sua apresentação do game Fire Emblem
Diego e Fernando, com sua apresentação do game Fire Emblem

Os campeões da etapa brasileira de 2014 foram Diego Pereira Silva e Fernando Henrique Pereira, que apresentaram uma performance baseada no game Fire Emblem. Eles se classificaram para a final do WCS na seletiva realizada no evento Anime Festival BH, em Belo Horizonte (MG).
Apesar de surpresos com o resultado, a dupla revelou que entrou preparada para a competição, e demonstrou bastante consciência: “A gente sempre vem pra vencer, mas sempre sabendo que o nível da competição é bastante alto. Nunca entramos com sentimento de ‘já ganhou’ ou ‘já perdeu’, sempre é uma surpresa”, declarou Diego. “Respeitamos o nível da competição e dos competidores, além do quê, muitos deles são nossos amigos. Viemos com a proposta de fazer o nosso melhor e chegar o mais longe possível, e pra nossa surpresa, conseguimos a vitória”, complementa.
E com esta vitória, a dupla já começa a pensar na final do ano que vem: “Acredito que devemos manter a mesma ideia. Ainda temos que sentar, conversar, afinal, a logística muda um pouco, tem a questão da viagem, etc. A responsabilidade aumenta, mas esperamos fazer o melhor”, disse Diego. “Vamos ter que fazer as devidas melhorias, aprimorar os ensaios, pra levar realmente tudo o que temos de melhor”, complementou Fernando.

Diego Pereira e Fernando Henrique: os grandes vencedores do WCS Brasil 2014
Diego Pereira e Fernando Henrique: os grandes vencedores do WCS Brasil 2014

Um resultado de difícil escolha, mas justo, na opinião de Jo Takahashi, consultor de arte e cultura da Fundação Japão, e também membro do júri do WCS deste ano: “É o sétimo ano que participo do júri. E a cada ano se percebe que a qualidade está aumentando cada vez mais. Este ano a escolha foi muito difícil, inclusive com a participação de representantes de Estados distantes, como Amazonas, Pará. O que mostra que a divulgação da cultura pop japonesa está tendo uma amplitude muito grande, e está reverberando pelo Brasil todo”, declarou Jo ao JWave.
E ele acredita que os vencedores representarão bem o Brasil em Nagoya, no ano que vem: “A participação deles teve uma expressão nova, e isto é algo muito contagiante. Certamente, lá no Japão, eles também terão muito sucesso. O Brasil está muito bem representado por eles”.

As duplas mais bem colocadas do WCS Brasil 2014
As duplas mais bem colocadas do WCS Brasil 2014

A seguir, o resultado final do WCS Brasil 2014:

1º Lugar: Diego Pereira Silva e Fernando Henrique Pereira (MG – Anime Festival BH – Belo Horizonte/MG) – Fire Emblem
2º Lugar: Gabriel Niemietz Braz e Juno Cecílio (SP – Campinas Anime Fest – Campinas/SP) – The Legend Of Zelda: Majora’s Mask
3º Lugar: Gabriela Birchal e Natália Lélis (SP – CosRock Fest – São Paulo/SP) – The Legend Of Zelda: A Link Between Worlds

Prêmio Destaque: Charlles Cardoso e Sabrina Steffens (RS – Animextreme – Porto Alegre/RS) – Vampire Hunter D: Bloodlust

E por aqui encerra-se a cobertura JWave do 17º Festival do Japão.
Até a próxima!

Relacionados

spot_imgspot_img
Daniel Ramos
Daniel Ramos
Sempre presente nos eventos de cultura japonesa que saem nas páginas do JWave.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.