JWave Quadrinhos Turma da Monica Post

Misture a ingenuidade dos Goonies com a ousadia dos protagonistas de Conta Comigo e a coragem dos garotos de A Casa do Espanto. Some a tudo isso as melhores histórias da turma de crianças mais levada que você conhece com um traço acolhedor, competente e belo, e o resultado será essa incrível Graphic MSP, a segunda lançada: Turma da Mônica – Laços.

Os irmãos Vitor e Lu Cafaggi nos trazem uma história tocante: depois de um dia comum de planos infalíveis que, para variar, nunca dão certo, Cebolinha volta pra casa e descobre que seu melhor amigo, o cãozinho Floquinho, sumiu. Como qualquer menino que perde algo valioso, ele fica deprimido até que seus amigos vêm buscá-lo para ajudar a encontrá-lo.

A partir do momento em que as crianças saem de casa para procurar Floquinho, elas passam por todo tipo de apuro, mas sem nunca perder aquilo que têm de mais forte dentro de si: a amizade e a esperança de serem bem sucedidos no final.

Apesar do plot parecer deveras simples, a execução da ideia como um todo nos arranca lágrimas em mais de um momento. O modo como Lu retrata o momento em que Cebolinha conhece Floqunho, bem como quando as crianças se encontram pela primeira vez é algo de encher os olhos de admiração. Vitor não fica atrás em momento algum, brindando tanto os leitores antigos quanto os novos com uma história que não fica longe, em absoluto, das mais clássicas já protagonizadas pela turminha ao longo dos anos.

A trama também está recheada de referências visuais aos anos 80 (quem não se lembra do manual do “Patinho Escoteiro”?) e de lembranças de alguns momentos interessantes de toda a turma. Destaque especial para a história que Mônica conta ao redor da fogueira e que tem seu verdadeiro pai, o autor Mauricio de Sousa, como protagonista.

Vitor já é velho conhecido dos leitores que acompanham a cena independente dos quadrinhos nacionais. Sua tirinha Puny Parker, uma paródia fofa das aventuras de Peter Parker (alter-ego do Homem-Aranha), faz muito sucesso na internet, seguida de seu mais novo sucesso, as desventuras amorosas do cãozinho Valente, que já tiveram seu quarto volume publicado, agora pela Panini Comics.

Lu também já ilustrou várias obras conhecidas da literatura infanto-juvenil (dentre elas, Mariana – Menina e Mulher, de Pedro Bandeira) e publicou de forma independente a coletânea Mixtape. Além de trabalharem juntos em Laços, lançaram no final de 2014 a coleção de cartões-postais Petit Gateau, que traz lindos desenhos de ambos. Em breve poderemos nos deliciar com Laços 2, que já está em processo de revisão.

Laços é uma história maravilhosa, que nos faz esquecer da carranca do dia-a-dia e nos transporta para tempos mais felizes, onde nosso único desejo era escapar das broncas dos nossos pais e tirar notas boas para fugir da recuperação. Também nos faz ter certeza de que os verdadeiros laços afetivos que construímos ao longo de nossas vidas são indissolúveis e que, independente do que aconteça ao longo do caminho, o que é verdadeiro permanece intocado.

Laços-01

 

JWave Capa  Turma da Monica Post site

Ouça também o podcast da Turma da Mônica: Laços realizado pelo JWave

JWave Quadrinhos Astronauta Post

Leia também o review de Astronauta

About Luana Tucci de Lima

Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

View all posts by Luana Tucci de Lima