JQ Capa Post 07

Como lidar com as mudanças que sofremos durante a adolescência, se ao mesmo tempo é preciso superar o fato de que você é diferente de todos à sua volta? Esse é o dilema de Klaus, um garoto de 14 anos que é o protagonista-título deste quadrinho nacional.

Pense nas versões Disney de Tarzan, com sua amorosa família de macacos ou em Mogli, criado por lobos e amigo da pantera Baguera e do urso Balu. Klaus, assim como eles, é criado por animais (um casal de tigres-de-bengala), porém ainda não se deu conta de um detalhe muito importante: ele é humano.

Os adultos ao seu redor, seus pais e professores, não mencionam a ele a verdade mais do que óbvia. Os colegas de escola são cruéis e o torturam tanto física quanto psicologicamente, o que torna a vida do garoto um verdadeiro inferno.

Diferente de Tarzan e Mogli, Klaus parece não se importar se é aceito ou não. O que ele simplesmente quer é entender sua vida: se ele realmente é um “tigre com desvio de genes” como afirmam seus pais, por que seus colegas não param de maltratá-lo? Por que seus pais não o escutam, não tentam entender o porquê dele não querer ir para a escola? Por que os professores e funcionários são tão omissos? Esses questionamentos, tão comuns (infelizmente) nas cabeças de crianças e adolescentes por todo o mundo, também estão presentes na cabeça do nosso protagonista, que tem a resposta para tudo bem diante de si, mas por conveniência não a enxerga.

Um dia, durante a aula, sua professora fala sobre civilizações desconhecidas. Dentre elas, uma em especial chama a atenção de Klaus: a humana. Pela primeira vez, o garoto questiona sua própria verdade e, depois de um resto de dia escolar particularmente difícil, recebe uma ajuda inesperada que também serve como ponto de partida para aceitar a verdade. Agora, ele deverá lidar com ela reunindo toda a coragem e determinação possíveis para buscar suas respostas e seguir em frente.

O autor

Felipe Nunes, o autor, é mais um talento promissor do quadrinho nacional. Ele já colaborou com as revistas Recreio, Mundo Estranho, MAD (entre outras), além de ter publicado de forma independente os quadrinhos SOS (2011) e Orome vol. 1(2013). “Klaus” é sua primeira graphic novel, premiada em 2014 com o HQmix de Novo Talento Desenhista. Seu traço dá conta do recado, fazendo com que o leitor perceba bem as nuances emocionais dos personagens. É uma HQ refinada e emocionante, que instiga a vontade de ler uma continuação. Além disso, conta com uma importante introdução de Fábio Moon (10 Pãezinhos, Daytripper) e com um belo trabalho de edição.

Onde comprar

“Klaus” pode ser encontrado em lojas especializadas, livrarias e no site da Balão Editorial, cujo link está aqui: http://www.balaoeditorial.com.br/klaus.html. Não deixem de conferir.

CapaKlaus

About Luana Tucci de Lima

Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

View all posts by Luana Tucci de Lima