Review | Mauricio de Sousa – Biografia em Quadrinhos

JMangá Mauricio

Na semana em que o criador da Turma da Mônica e fonte de inspiração de muita gente faz 80 anos, o JWave faz uma homenagem singela em forma de resenha. Contamos tudo sobre a republicação de Mauricio de Sousa – Biografia em Quadrinhos.

A publicação

Em setembro de 2007, a editora Panini lançou a primeira edição deste título. A capa trazia a turminha observando Mauricio desenhando a si mesmo olhando um espelho, com seu sorriso tão característico e marca registrada.

Oito anos depois, a Panini republica o gibi com uma verdadeira repaginada na capa, que traz três momentos de Mauricio: ainda criança, já com o lápis na mão e expressão que demonstra sua curiosidade interminável; em sua fase jovem, caracterizado como repórter policial à la Dick Tracy e com uma expressão de atenção absoluta e nos dias atuais, como o proprietário da lanchonete que é o cenário da capa e com um sorriso que une todos os seus momentos ali retratados.

3221785

Resumindo, mas nem tanto

A história se passa em uma festa de gala, na qual o homenageado é o Mauricio e seus personagens, os apresentadores, que são escolhidos a cada momento, como se cada fase da vida de seu criador fosse um capítulo da história. Somos transportados ao tapete vermelho, no qual personagens antigos e atuais aparecem em seus melhores trajes. Além deles, outros personagens igualmente famosos e queridos de todos nós vêm prestigiar a festa: Asterix, Obelix, Mickey, Garfield, Recruta Zero, Spirit, Snoopy e Hagar.

A biografia propriamente dita começa com Maria Cebolinha contando sobre o nascimento de Mauricio. Mônica, Anjinho e Jotalhão alternam suas participações, falando sobre a fase criança de Mauricio: seus pais artistas, sua infância tranquila em Mogi das Cruzes e a benéfica influência de sua avó, dona Benedita (que inspirou a vó Dita de Chico Bento), em sua vida.

Depois disso, o Louco nos mostra as influências dos gibis na vida de Mauricio: títulos clássicos como Flash Gordon, Príncipe Valente, Tarzan, Flash Gordon, entre tantos outros. Ele também apresenta personagens conhecidos que serviram de inspiração para suas próprias criações, como Pinduca e Brucutu. Chico Bento ilustra a infância do mestre no interior de São Paulo e Bidu e Mingau falam sobre seus bichinhos de estimação, dentre eles o Cuíca, cachorrinho que serviu como modelo para a criação de Bidu.

Capitão Picolé e Astronauta contam sobre o difícil começo na Folha da Manhã e Penadinho conta como foi sua breve atuação como repórter policial. Tina nos introduz aos anos 60 e Cebolinha finalmente revela os bastidores da criação da Mônica.

Horácio fala sobre a expansão de Mauricio para o mundo, Cascão e Magali sobre as conquistas dos anos 80, como a encenação de Romeu e Julieta com Cebolinha e Mônica como personagens principais no teatro Tuca, e a ida da turminha para as telas de Cinema com clássicos como “A Princesa e o Robô” e, nos anos 90, a abertura do Parque da Mônica no shopping Eldorado.

Marina, Nimbus e Do Contra não ficam de fora; falam sobre seus personagens, o estouro do 3D Virtual e dão a deixa para que Mônica volte e nos fale sobre as atuais conquistas de Mauricio, numa parte exclusiva para esta republicação. Denise e Xaveco também dão sua contribuição, ajudando a abordar fatos como a exposição Mônica em Quadrões, a volta da turminha ao cinema, a criação de novos personagens, a criação da turma jovem em estilo mangá e os novos projetos, como o MSP 50, Ouro da Casa e as tão amadas Graphics MSP.

mauricio_sousa_1

Sobre a obra

Esta republicação é um verdadeiro presente para os fãs, pois além de trazer detalhes muito bacanas sobre a vida de Mauricio, não deixa de ter o bom humor tão característico das histórias clássicas e sua intertextualidade sem fim. A edição está extremamente bem feita, digna de ser chamada de comemorativa. Ela traz uma divertida entrevista do editor Sidney Gusman com Mauricio e uma instrutiva sessão com Notas e Curiosidades sobre a história.

As contra-capas estão “encapadas” com historinhas clássicas da Turma da Mônica de várias épocas. Além disso, temos logo no começo uma página dupla que traz a capa da primeira publicação da obra, direto de 2007.

Opinião

Não é exagero ou redundância ressaltar a importância que Mauricio de Sousa tem como formador de opiniões e inspiração para tantas pessoas, artistas ou não. É uma alegria imensa ver que, aos 80 anos, este mestre de sonhos continua cheio de surpresas e de vontade de nos trazer experiências novas, usando o que já conhecemos tão bem ao longo destes mais de 50 anos de carreira.

A Biografia em Quadrinhos é apenas uma amostra de tanta coisa interessante que saiu neste ano para homenageá-lo e vem para somar à biblioteca dos fãs e colecionadores, insaciáveis por tanto conteúdo. Sendo assim, só nos resta desejar um Feliz Aniversário, Maurício! Que venham mais 80!

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.