Vivendo no Japão #1: Hajimemashite! Ou eu deveria dizer “Tadaima!”?

(“Hajimemashite” é um primeiro cumprimento ao conhecer uma pessoa, semelhante a “Prazer em conhecê-lo”. “Tadaima” é o cumprimento usado ao voltar de algum lugar, tem um sentido de “Estou de volta!”)

DSC_1263Olá pessoal! Aqui é o Daisuke, do blog Daisuke in Kyoto… Exceto que eu quase não uso mais o nome Daisuke, e que não estou mais em Kyoto, e que eu não atualizo meu blog há mais de um ano. Então, vamos começar de novo:

Eu sou Rafael, estudante de mestrado em Literatura Comparada, com foco em cultura de massa (mangá, light novel, animê, etc) pela Universidade de Kyushu, localizada em Fukuoka. Sou otaku convicto (no sentido ocidental, nada perto do nível hardcore japonês) e amante incondicional de Pokémon, Harry Potter, Fullmetal Alchemist e música pop (especialmente jpop). Há um tempo fiz algumas traduções de notícias do site animean.jp aqui no Jwave a convite de Juba e agora estou de volta para manter uma coluna relatando sobre minhas experiências como estudante estrangeiro no Japão. Desde já eu peço para quem tiver interesse e curiosidade, deixe perguntas aqui para que num futuro próximo eu faça um Q&A.

Neste primeiro texto eu vou apresentar um pouquinho sobre o que eu faço e como vim parar aqui. Eu sou paulista, cursei Letras com habilitação em japonês pela Universidade de São Paulo de 2009 a 2014. Sempre fui aficionado por animê desde minha infância, e na adolescência comecei a colecionar mangás, conheci o submundo dos fansubs e mergulhei na atmosfera do jpop. Naturalmente quando ingressei na faculdade de Letras, com a possibilidade de cursar japonês fiquei bastante interessado e na metade do meu primeiro ano comecei a estudar língua japonesa no Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (a.k.a. FFLCH). No começo do segundo ano ranqueei para a habilitação de japonês e o resto é história.

Desde o início dos meus estudos meus objetivos eram fazer Iniciação Científica e conseguir um intercâmbio pro Japão. Foi então que em 2011 eu criei vergonha na cara e comecei a minha pesquisa (sobre traduções de mangás no Brasil), e em 2012 eu consegui uma bolsa de intercâmbio pelo Consulado do Japão em São Paulo para estudar Língua e Cultura Japonesa por 1 ano.  Esta é uma bolsa exclusiva para estudantes de graduação em Língua Japonesa. Foi nesse período que eu comecei o meu blog Daisuke in Kyoto.

Após o término do intercâmbio eu voltei para o Brasil para concluir minha graduação, mas já tendo em vista pleitear a bolsa de intercâmbio de pós-graduação, também distribuída pelo consulado (está não tem restrição quanto à área de especialização – quem tiver interesse procure sobre bolsas MEXT no site do consulado, ou acesse o grupo de bolsistas MEXT no facebook, onde há grande interação para sanar dúvidas). Após um intenso processo seletivo, recebi a minha aprovação, e dois meses após me formar, embarquei de volta para o Japão.

Agora estou no meu primeiro ano como pesquisador na Universidade de Kyushu, fui aprovado na prova de mestrado em agosto, que devo ingressar em abril de 2016. Entre uma aula e uma pesquisa eu passo meu tempo garimpando mangás, livros, CDs e DVDs em lojas de segunda mão, ou lutando contra meu impulso consumista em lojas de produtos de animê, ou lojas especializadas, como o Pokémon Center, a Jump Shop e a One Piece Store. Portanto, aqui nesta coluna quero trazer estes dois lados da experiência: o que vivo dentro e fora da Universidade. Já adianto que a maioria das coisas que eu escrever não passam de impressões e opiniões minhas, que gostaria de debater com vocês.

Aguardo o feedback para saber por onde ir, mas por enquanto tenho planos de escrever sobre o sistema de clubes das universidades, sobre as relações entre japoneses e estrangeiros e também um tour detalhado pelas melhores lojas e passeios para o público otaku em Fukuoka, e por que não no restante do Japão? Além disso, tentarei fazer coberturas de shows e eventos que eu for, como o famigerado Comiket, tudo do ponto de vista de um pesquisador de cultura popular. Peguem suas mochilas, câmeras e blocos de notas, e venham comigo nesta jornada em busca do One Piece (ou talvez não).

File_000 (1)

PS.
Resolvi plagiar o Superfruit, e acrescentar ao final da minha coluna, minha “weekly obsession”. Esta semana, eu estou obcecado por este boné limitado feito especialmente em comemoração ao aniversário do Trafalgar Law, de One Piece (que foi um dia depois do meu). Além do boné, comprei também esta bandana multiuso e ganhei um abafador de orelhas de presente de  aniversário. (Numa futura postagem vou mostrar minha coleção de objetos relacionados ao Law, porque eu sou fissurado por ele)

15-10-16-20-23-40-540_deco

 

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Rafael Vinícius Martins
Rafael Vinícius Martinshttps://daisukeinkyoto.wordpress.com/
Jovem otaku/geek/nerd, mestrando em Literatura Comparada na Universidade de Kyushu, tendo como foco culturas de massa (animê, mangá, light novel). Membro do clube de acapella HarmoQ, e viciado em livrarias e lojas de produtos de animê. Facebook: https://www.facebook.com/daisuke.h0j0 Instagram: @daisuke_h0j0

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.