JBook Review #09: De Volta para o Futuro – Os Bastidores da Trilogia

JBook Capa Post

Uma das franquias mais amadas do cinema completou 30 anos em 2015, mas não é apenas um aniversário; 2015 também é o ano em que Martin Mc Fly, protagonista da trilogia “De Volta para o Futuro”, desembarca no futuro (mais precisamente em 21 de outubro de 2015). Para celebrar esta data de forma apropriada e deixar os fãs tão malucos quanto o adorável Doc Brown, a editora Dark Side Books lançou um livro obrigatório para os fãs da trilogia: “De Volta para o Futuro – Os Bastidores da Trilogia” (We Don’t Need Roads: the making of The Back to the Future Trilogy, no original).

O autor

Cassen Gaines é um fã como muitos, porém com um diferencial: não ficou satisfeito só assistindo dezenas de vezes a trilogia. Desde que a viu pela primeira vez quando saiu mais cedo da aula por conta de uma febre e foi apresentado aos filmes em VHS pela sua tia, sua mente ansiava por saber cada vez mais sobre a história que o fascinou.

3ui2vqimi9tlcg4lw2388acun.1000x566x1

Mas… Por que um livro sobre a trilogia?

Quando a série se aproximava do trigésimo aniversário e não havia indício de que ganharia um guia definitivo, Gaines arregaçou as mangas e foi atrás da realização do seu sonho de fã: entrevistaria a maior quantidade de pessoas envolvidas com a trilogia e que o ajudassem a desconstruir histórias fantasiosas sobre alguns fatos ocorridos durante a produção dos filmes.

de-volta-para-o-futuro-capa-darkside-books-bastidores-dissecando-03

A história por detrás da história

Gaines abraçou a missão auto-imposta de bom grado e devo dizer que ele conseguiu: além de conseguir entrevistas muito relevantes e reveladoras com atores, diretores, produtores, bandas e com a maior quantidade possível de pessoas envolvidas com a produção, o autor ainda vai mais longe. O livro é uma verdadeira pesquisa não só sobre a história da trilogia como também do cinema, revisitando curiosidades impressionantes.

Em nenhum momento Gaines bajula os fãs, mostrando apenas as “flores”, pelo contrário; ele mostra que o caminho para que os filmes povoassem a imaginação das pessoas por três décadas (e contando) foi bem espinhoso, passando por episódios como as muitas rejeições sofridas por Robert Zemeckis e Bob Gale até a Universal aceitar fazer o filme; a escolha de Eric Stoltz para viver o protagonista Martin McFly e o modo como este infelizmente não se adaptou, sendo substituído assim que a primeira escolha, o então queridinho da América Michael J. Fox ficou disponível; a frustração da equipe como um todo quando Crispin Glover não quis participar dos outros filmes da trilogia por questões financeiras, o que obrigou os diretores a escolherem um ator parecido e isso ter causado problemas posteriores; o acidente quase fatal da dublê Cheryl William, que também causou um processo judicial, o motivo pelo qual o velocímetro deveria marcar 88 milhas (essa foi uma grande surpresa para mim), entre outras peculiaridades que só uma fuçada bem completa nos bastidores poderia trazer aos fãs.

"Back to the Future II" (1989)

A edição

A edição brasileira de “De Volta…” ficou muito bem feita. O livro está recheado de referências, imagens não só da trilogia como também de filmes contemporâneos a ela e nota-se que a tradução foi feito de forma bem cuidadosa, levando em consideração as duas dublagens do filme no Brasil. Só deu vontade de ver mais material colorido além das contra-capas, mas não sabemos o que foi disponibilizado para o autor.

Opinião

Pra ser sincera, nunca fui entusiasta desta franquia em específico, mas devo dizer que, mesmo assim, o livro foi um deleite. A cada página lida, um verdadeiro resgate da época e, porque não, uma nostalgia bem vinda daquele tempo em que nossa única preocupação era tirar notas boas e ser obediente. Nunca é demais reforçar, mas o livro está muito bem feito e é o tipo de presente que deixaria muitos geeks felizes neste Natal. Se puderem, não deixem de dar uma conferida. É mágico, ou deveria dizer, ciência pura?

Agradecemos imensamente ao pessoal da Darkside Books, que gentilmente nos encaminhou o exemplar para análise.

01-juliana-fiorese15

Relacionados

spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.