Review | Socrates in Love

JMangá 56 post

Desta vez o JWave traz para vocês não um lançamento, mas sim a reimpressão de um dos mangás one-shot mais emocionantes já publicados no Brasil: Socrates in Love.

Fazendo a felicidade de muitos fãs que já não encontravam mais o exemplar nas lojas especializadas sem pagar um preço um tanto quanto abusivo, a editora JBC surpreende relançando esse título antigo, que figurou nas bancas brasileiras pela primeira vez em 2007, época em que mangás de apenas um volume ainda eram novidade.

Em ritmo de recordação e suor escorrendo dos olhos, o Jwave embarca com vocês nesta linda história de amor.

sekai_ai_001

A história

Sakutarô Matsumoto é um jovem estudante que, provavelmente, passaria batido pelo amor se não fosse o furacão que passou em sua vida chamado Aki Hirose. A bela garota era representante de classe junto com ele e, com seu jeito sincero e meigo, acabou por despertar o amor no jovem coração do rapaz.

Este, por sua vez, não acreditava muito que isso pudesse estar acontecendo com ele, mas com os sábios conselhos de seu avô e um empurrãozinho de um colega de classe, conseguiu finalmente declarar-se à garota, que o aceitou de bom grado. A partir daí, eles começam uma linda história que é ameaçada por um detalhe pequeno, porém grave: Aki fica doente e, o que parecia uma simples enfermidade, revela-se como uma leucemia e isso pode mudar o que eles esperam para o futuro. Agora, eles devem lidar com sentimentos um tanto quanto incomuns para adolescentes, como a sensação de perda iminente, dor, seriedade diante da vida e desilusão, ao mesmo tempo em que lutam para proteger o amor que sentem enquanto lutam contra o inevitável.

socrates

Novel x Mangá

O mangá de Socrates in Love foi baseado na novel de mesmo nome de autoria do escritor Kyoichi Katayama. No Japão o nome original seria “Sekai no Chushin de Ai wo Sakebu” (algo como “Gritar pelo Amor no Centro do Mundo, numa tradução livre). Na edição brasileira foi mantido o nome idealizado pelo autor, “Socrates in Love”, uma vez que a ideia para o título surgiu quando este viu em um livro filosófico a frase “O amor é uma forma de violência que obriga as pessoas a pensarem”. O livro virou best-seller em seu país de origem e nos EUA, graças à sua trama cativante e verdadeira.

Os desenhos da versão mangá ficaram por conta de Kazumi Kazui, que conseguiu dar à obra um tom ainda mais intimista e real, a ponto dela mesma se emocionar enquanto desenhava da metade para o final do roteiro.

Sekai-no-Chuushin-de-Ai-wo-Sakebu-2004-Japanese

Versões Live-Action

A obra teve versões em filme e dorama. No filme, a versão jovem de Sakutarô ganhou vida através de Mirai Moriyama (20th Century Boys), a versão adulta ficou a cargo de Takao Oosawa (Strawberry Night) e a doce Aki foi interpretada por Masami Nagasawa (Propose Daisakusen).

Já o dorama contou com as participações de Takayuki Yamada (Densha Otoko) como o Saku adolescente, Naoto Ogata (Space Battleship Yamato) como o Saku adulto e Haruka Ayase (Kyou wa Kaisha Yasumimasu) como Aki. O dorama foi muito bem recebido pelo público e recebeu os prêmios de melhor dorama, ator, atriz coadjuvante, ator revelação, roteirista, diretor, música tema, elenco e abertura (ufa!).

sekachu040910_215

Opinião

Independente da mídia escolhida, Socrates in Love é uma obra linda. Sakutarô personifica todos aqueles que não conseguem aceitar que o ser amado irá se afastar de você não por opção, mas porque a vida tem dessas coisas. Impossível não amar Aki e seu sorriso que lava até mesmo as nossas angústias e nos ensina que são as pequenas coisas da vida que têm real valor.

Os personagens coadjuvantes são igualmente carismáticos e fazem com que nos solidarizemos com sua dor: o avô de Sakutarô, que amou por mais de 40 anos a mesma mulher com quem não pode ficar, mas ainda assim, respeita a memória da falecida esposa; a mãe de Aki, que se esforça para parecer forte e bem diante da fragilidade de sua filha e o impagável colega de classe do casal, Ooki, com sua solidariedade natural.

Enfim, o mangá nos mostra que a vida é curta demais para nos importarmos com coisas banais. Se gosta de alguém, grite a plenos pulmões; se está triste com algo, não fuja das pessoas que te querem bem, desabafe. A gente nunca sabe quando vai olhar pro lado e se arrepender porque não fizemos o que deveríamos ter feito e a vida não nos permitirá olhar para trás. Pode não dar tempo de consertar o passado. Vivam plenamente, assim como Aki.

Nossos sinceros agradecimentos à editora JBC, que nos mandou o exemplar para análise, e para a nossa doce amiga Karen Kazumi Hayashida, que está sempre me dando uma mãozinha no quesito dorama.

Relacionados

Solo Leveling | Desfecho da temporada será exibido neste sábado (30)

Preparem-se para o aguardado desfecho da temporada de Solo...

Guiguzi Desembarca no Honor of Kings

Guiguzi, o mais recente acréscimo ao rol de heróis...

The Elder Scrolls Online | DLC Scions of Ithelia chega aos consoles

Aventureiros de Tamriel, preparem-se para mergulhar nas profundezas das...
spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

1 COMENTÁRIO

  1. Aweeeee!!!

    Que notícia mais feliz essa da reimpressão!
    Dá ultima vez que comprei paguei o dobro do preço de capa, e digo da última vez pois vira e mexe acabo adquirindo um novo exemplar pra presentear alguém.

    Adoro a história de Socrates in Love por fugir um pouco do “Final feliz” e também por ter sido meu primeiro contato com volumes únicos xD
    (re)leio todo ano, ao menos uma vez, desde 2009. E não me canso da história ou da arte.
    E graças a coluna também deu vontade de ver as versões em live-action.

    Tenho o livro best-seller ( um grito de amor no centro do mundo) e por pouco não iniciei a leitura essa semana. Agora vou ler com certeza, estou com mais tempo livre. Pude até acessar o Jwave. xP

    Continue com a coluna está muito divertida.
    Abração e Sucesso a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.