JMangá DODO

Depois de uma incrível estreia nas graphic novels com “Klaus”, Felipe Nunes está de volta com uma nova história para contar, o álbum independente ”Dodô”. Apenas pela capa, já dá para perceber que ao se abrir uma porta há muito fechada, podemos nos surpreender de muitas formas com seu conteúdo.

DodôNunes

A história

A protagonista, Laila, é uma garotinha de seis anos com atribulações um pouco além de sua idade. Sua mãe trabalha fora e não arranja tempo para lhe dar a atenção necessária. Ela fica largada em casa com a empregada quase o dia todo, pois também não frequenta a escola. Sendo assim, só lhe resta observar o parque em frente à sua casa e deixar sua imaginação rolar solta. Numa dessas explorações à distância, ela avista um pássaro meio esquisito. Isso muda um pouco sua rotina monótona e, de certa forma, seu mundo.

O animal, de um jeito muito peculiar, também se interessa pela garota e resolve entrar na casa dela. Essa atitude inesperada rende à Laila problemas típicos de crianças, como esconder do adulto que toma conta de você a existência de um bichinho de estimação. Com sua imaginação extremamente fértil e sua curiosidade aguçada, ela resolve adentrar um cômodo proibido de sua casa para procurar um livro que poderia dar mais pistas sobre a espécie de seu novo amigo emplumado, mas isso só lhe rende um banho de poeira milenar e uma bronca épica de sua mãe.

Laila se esforça, mas não consegue entender a relação esquisita de seus pais, a neurose inacabável de sua mãe, o porquê de não poder frequentar a escola com seus amigos e, sobretudo, a si mesma. Ao fazer do pássaro seu amigo, ela consegue externar um pouco do vazio que sente. Graças a um pequeno acidente doméstico (envolvendo doses cavalares de açúcar em forma de um apetitoso bolo de cenoura, uma criança desesperada e um pássaro em modo berserker), a garotinha é obrigada a encarar seu passado, presente e futuro de forma inesperada, entretanto bem-vinda. A partir daí, tudo poderá mudar.

dodo-felipe-nunes-preview-00

Opinião

Dodô é uma obra que nos faz refletir, para variar, sobre escolhas. As escolhas que os adultos fazem por nós quando somos crianças e as que nós mesmos fazemos, desconhecendo algumas verdades. Também é uma história sobre descobertas e até mesmo sobre perda. O traço é bem expressivo e a trama envolvente, dando espaço para uma continuação, quem sabe.

A equipe do JWave apoia o quadrinho nacional e esteve no lançamento de Dodô lá na Gibiteria. Já garantimos nosso exemplar, e vocês?

20151105_151110 FB_IMG_1445721305263

About Luana Tucci de Lima

Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

View all posts by Luana Tucci de Lima