Review | Turma da Mônica Lições

monica

Uma escolha impensada pode trazer consequências mas, ao mesmo tempo, ensinará uma lição inesquecível. Esse é o pano de fundo de Lições, a oitava Graphic MSP e a segunda da coleção trazendo Vitor e Lu Cafaggi como autores.

Tudo começa quando, por motivos diferentes para cada um, a turminha esquece de fazer a lição de casa. Com medo de nunca mais sair da escola se forem descobertos, Cebolinha propõe aos amigos que fujam da escola para não ter que confrontar a professora. O problema é que ao pular o muro, Mônica se desequilibra e o rei dos planos infalíveis não consegue segurá-la. O saldo disso é um braço engessado, uma semana de suspensão para cada um e, como se a situação já não estivesse feia o bastante, os pais de Mônica decidem transferi-la de escola.

Separada dos amigos, nossa dentucinha e sabichona agora terá que tentar fazer novos amigos, tornar-se mais feminina e lidar com as lembranças, que mais doem do que consolam. Já Magali, Cebolinha e Cascão terão que adaptar-se às novas atividades propostas por seus pais, o que pode parecer meio problemático sem uma pitada de criatividade e a certeza de que tudo irá se ajeitar no final.

Previews_Turma_da_Monica_Licoes_07

Opinião
Os irmãos Cafaggi conseguiram se superar mais uma vez. É possível notar que no período transcorrido entre Laços e Lições, a turminha amadureceu um pouco, pois já se passou mais de um ano desde o resgate de Floquinho. A turminha mais nova desenhada pela Lu (que povoa as lembranças especialmente da Mônica) está ainda mais fofa, pois as lembranças daquilo que nos faz muita falta nada mais é do que saudade, e a saudade embeleza as lembranças. Vitor também fez sua parte com louvor, pois além do amadurecimento já mencionado, ele teve o cuidado de fazer com que os personagens que apareciam pela primeira vez acompanhassem essa evolução, o que resultou numa história ainda mais redondinha.

A continuação de Laços está lotada de referências com gosto de infância, como o Yakult na mesa do Cebolinha, a referência aos valentões de “De Volta Para o Futuro” e às musiquinhas do disco da Turma da Mônica, lançado nos anos 80. Além disso, o carro abandonado que aparece em Lições também apareceu em Laços e em Bidu – Caminhos. O final da história surpreende e facilmente abre possibilidade para um terceiro volume, que fecharia o ciclo. Os “extras”, parecidos com as cenas pós-créditos dos filmes da Marvel, deram um toque ainda mais especial à conclusão.

Lições cumpriu seu objetivo não apenas como entretenimento, mas também no sentido literal de seu título: as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas são trampolins para o nosso futuro. Só depende da gente mesmo se as lembranças decorrentes dessas escolhas serão potencializadas pela saudade e, portanto, belas, ou se serão mergulhadas na tristeza, tornando-se amargas. De qualquer forma, qualquer que seja o gosto da lição aprendida, com certeza ela terá sido de grande ajuda para dar aquele passo importante ao seu crescimento interior.

1505568_824697797598742_3467807581061380087_n

Relacionados

UNICODE | Debuta no Mundo do K-POP com o Conceito Revolucionário de K-City Pop

O aguardado quinteto feminino japonês, UNICODE, finalmente fez sua...

Honor of Kings | Anuncia Eventos Especiais para Abril

A comunidade gamer está em polvorosa com as novidades...

ONE PIECE ODYSSEY | Chega ao Nintendo Switch em 26 de Julho

Preparem seus chapéus de palha e levantem as âncoras,...
spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.