Vivendo no Japão #05: Um Otaku em Fukuoka

DSC_1380

Yo! Como prometido na semana passada, estou de volta esta semana com a segunda parte das minhas narrativas sobre ser um Otaku no Japão. Se você perdeu o texto da semana passada, confere aqui, porque tem uma visão mais geral sobre os lugares que visitei em Tokyo, Osaka, Kyoto e arredores. E depois de conhecer todos esses lugares, confesso que fiquei um pouco receoso quando ficou decidido que eu viria para Fukuoka, que fica bastante afastado do eixo  ̶R̶i̶o̶-̶S̶ã̶o̶ ̶P̶a̶u̶l̶o̶  Tokyo-Osaka. Porém, meu receio não poderia ter sido mais incorreto.

Primeiro, ouvi dizer que há algum tempo, Fukuoka era uma cidade teste de Marketing (e na verdade todas as pessoas que mencionaram esse fato disseram não saber se isso acabou ou ainda funciona). O que isso significa? Que Fukuoka era uma das primeiras, senão a primeira cidade a receber novas redes de lojas ou novas estratégias de marketing, como forma de averiguar se o mercado está quente para aquele determinado negócio. Isso significa que a cidade é muito rica em comércio e você pode encontrar de tudo aqui. Obviamente que isso no centro da cidade, não no meio das montanhas onde o campus de Ito (onde moro) fica situado.

Bem, Fukuoka não tem sua própria versão de Akihabara (como a Nipponbashi de Osaka), também não é um destino tão popular para os personagens de mangá, tal qual Kyoto, e não é terra natal de um Osamu Tezuka. Ainda assim, Fukuoka fica próximo de Nagasaki, e é lá que fica ancorado o navio da tripulação dos Chapéu de Palha (YEAHHHHHHHH! Não fui lá ainda, mas está nos meus planos para muito breve). Além disso, o centro de Fukuoka, onde fica a principal concentração de áreas de comércio e lazer, é bastante variado, “extenso” e ao mesmo tempo “compacto”. (COMO ASSIM?!) Eu diria que é extenso porque basicamente há uma faixa por onde esses locais se espalham, que passa por cerca de 4 estações de metrô, partindo de Hakata (a principal estação da cidade) até Tenjin (a área do fervo). E compacto, porque você pode facilmente caminhar entre estas duas estações (que possuem outras duas entre elas), em cerca de vinte minutos a passos rápidos.  Vamos parar de enrolação e falar de todos os lugares que um bom otaku deve conhecer (ou como eu chamo: “sábado nosso de cada semana”).

File_001

Pokémon Center: Como de praxe, meu primeiro passei na cidade não poderia terminar sem uma passada pelo Pokémon Center. Localizado no oitavo andar da estação de Hakata, é uma parada obrigatória e rotineira, já que sempre há novos produtos, além da distribuição de pokémons para os jogos da geração atual. Tendo em mente a imagem nostalgica do PokéCenter de Osaka, eu confesso que achei bem pequena a loja de Fukuoka à primeira vista, mas recentemente fiz uma viagem para Osaka, e ao passar na loa de lá senti que minha memória estava uma pouco afetada pela nostalgia e ela não era tão impressionante quanto eu me lembrava, ela é maior sim, mas também tem uma espaçamento muito maior entre as prateleiras, o que, no final das contas significa que seu acervo não é assim tão maior que o daqui. Visitar o PokéCenter de final de semana é garantia de receber alguns olhares estranhos, visto que você vai ser um dos poucos adultos que não está acompanhando seu filho. Lá você encontra desde pelúcias, chaveiros, capinhas de celular e card games, a tolhas, peças de vestuário, material escolar e doces, tudo estampado por Pikachu e cia.

File_002

Partindo da estação você pode dar uma passada pela enorme Yodobashi Camera (uma rede de lojas de departamento que existe espalhada por todo o Japão, que vende todos os tipos de eletrônicos e eletrodomésticos, além de ter uma linda seção de games e brinquedos, onde você pode comprar aquele seu Gundam montável por um décimo do preço que ele é vendido no Brasil), pode também dar uma parada no Book Off (outra rede de lojas que se encontra em todo o país, esta de produtos de segunda mão… melhor opção para você comprar as coleções de todos os seus mangás favoritos por 100yen cada, ou ainda comprar jogos, cds, dvds e até roupas e brinquedos, por preços bem atraentes – e vale ainda dizer que segunda-mão no Japão merece o uso do termo “semi-novo”), e após uns 7 minutos de caminhada você estará no save point da jornada: Canal City.

DSC_1390

Canal City é um imenso shopping center (um dos poucos que tem uma estrutura similar ao que chamamos de shopping center no Brasil) com lojas de todos os tipos, desde redes de roupa popular, até lojas de grife. No meio da construção passa um rio (é daí que vem o nome Canal), e esta área sempre está enfeitada de acordo com a estação (como agora no Natal), ou com algum tema especial (como dinossauros na época de divulgação de Jurassic World). O que realmente importa é que nos confins desse shopping incrível se esconde a maravilhosa Jump Shop. Simplesmente uma loja temática dos mangás pertencentes ao selo Jump (isso inclui Shonen Jump, V Jump, Young Jump, Jump SQ etc). A variedade de produtos segue a mesma linha do Pokemon Center, mas aqui, ao invés do Pikachu você terá Naruto, Dragon Ball, One Piece, Hunter x Hunter, assim como recentes sucessos como One Punch Man, Tokyo Ghoul, Haikyu, etc.

DSC_1382

E falando em One Piece, como vocês já estão cansados de saber, em uns 10 minutos de caminhada a partir de Canal City, finalmente chegamos em Tenjin, onde acima de tudo fica a Mugiwara Store! Localizada no sétimo andar do prédio Parco, aqui os atendentes estão vestidos de Marines, e suas compras são calculadas em Berrys *-*. A loja tem um estoque tão variado quanto o Pokémon Center, e aqui é possível encontrar produtos exclusivos de nossos piratas preferidos. Além disso, a loja tem um sistema de fidelidade, onde a cada 500 yen gastos (cerca de 5 dólares), você ganha um carimbo, e a cada 10 carimbos você recebe um pequeno cartaz de procurado de personagem, seguindo a ordem do sistema (que começa pelo Luffy, vai pela tripulação dos chapéu de palha, e depois entra nos coadjuvantes). A loja também oferece diversos brindes, tem algumas exibições bacanas (no momento a estátua do Sabo), e promove eventos, como a feira de exclusivos do Trafalgar Law, em comemoração ao mês de seu aniversário, em outubro.

File_000(2)

Após gastar suas Berrys todas com os tesouros da Mugiwara Store, você ainda precisa resistir à tentação das lojas que ficam na frente. Animega é uma loja de animês, que possui uma área sazonal, ou seja, as principais prateleiras variam seu conteúdo de acordo com o período. Há alguns meses a loja era toda preenchida por Naruto, devido ao lançamento do filme de Boruto, mas agora é algum tipo de animê de baseball. To na expectativa de acabar logo essa fase. Nesta loja também já ganhei diversos pôsteres e adesivos de brinde pelos meus gastos. E ao lado temos Village Vanguard, uma das minhas lojas preferidas da vida! Ela não é bem focada no publico otaku, é mais uma loja de variedades e importados. Ela possui diversas “áreas” com um tipo diferente de produtos. Por exemplo há prateleiras de mangás separadas por gêneros, prateleiras de produtos relacionados ao estúdio Ghibli, prateleira de Sailor Moon, outra de Dr. Slump, uma de Card Captor Sakura, e outras como Comics americanos, Disney, Super Mario, Yaoi e acessórios de moda, mochilas, óculos de sol. Enfim, qualquer coisa que você possa querer, talvez tenha aqui. É uma loja incrível para entender um pouco a moda urbana japonesa. Há também uma na Yodobashi Camera de Hakata, e uma na estação perto da minha casa (SOS!).

Se chegar 10 horas da manhã em Hakata, e procurar não perder noção do tempo em todos esses lugares descritos até aqui, ainda dá tempo de explorar Tenjin e visitar lojas como Mandarake, um acervo infinito de coleções de mangás, dvds, jogos e brinquedos, incluindo várias raridades; Tora no Ana, uma das principais redes de lojas otaku, aqui é seu destino se quer comprar doujinshis (fanzines); Animate, rede de lojas de goods oficiais de praticamente todos os animês da temporada, além de outros que continuam fazendo sucesso, mesmo não estando mais em exibição (Essa eu visitei muito em Kyoto, Osaka e Tokyo), vale dizer, que, pela minha impressão, a maioria das animates que já visitei parecem ter um forte apelo para o público feminino, com vários fanservices para fujoshi; Yellow Submarine, se você curte RPG e TCG, aqui é seu paraíso; etc. Não posso finalizar esse texto sem mencionar minha amada Tsutaya, uma rede que mescla livraria e locadora, onde você encontra livros e mangás novos ou de segunda mão, assim como CDs e DVDs em preços bem bacanas. Por ser também locadora, eles tem uma prateleira fixa de mangás que eram locáveis, mas que não tem mais utilidade, então eles revendem a preço de banana. Foi lá também que comecei minha incrível coleção de CDs, graças a uma promoção monstruosa onde, caso você compre mais de 3 CDs da prateleira de até 500 yen, você pega 50% de desconto e todos eles. Ou seja, menos de 3 dólares por CD. E já comprei CDs duplos, CD-DVD, DVD duplo por esse preço (sem contar que tem muitos CDs de 100-200yen nessa prateleira).

Pronto, agora estamos pobres, bora fazer igual o Onoda de Towamushi Pedal, e voltar pra casa de bike, pedalar por 1 hora e meia, porque gastamos até o dinheiro da condução. Mas ao menos estamos voltando pra casa com sacolas cheias de alegria e amor!

PS. Minha obsessão essa semana é perigosa. Então existe essa rede de restaurante chamada Sweets Paradise (já sabe onde quero chegar?). Pois bem, neste lugar fascinante você paga 1500 yen por um buffet à vontade de doces. Claro que também tem algumas opções de comida para você forrar o estômago e justificar que fez uma refeição antes de se empaturrar de bolos, tortas, mousses e tudo mais o que sua imaginação permitir. Bem, o nome é auto-explicativo, se você gosta de doces você vai se sentir no paraíso (e se for diabético, talvez você termine a noite no paraíso). Uma ótima pedida pra quem está querendo ganhar peso (QUEM?!). Bem, não bastava eu descobrir que existe um restaurante desse no acima mencionado Parco (eu já havia ido em um dessa rede em Kyoto), quando chegamos lá, a decoração do momento é toda especial de Shingeki no Kyojin *-*. Não preciso explicar mais nada né?

DSC_1403

 

Relacionados

spot_imgspot_img
Rafael Vinícius Martins
Rafael Vinícius Martinshttps://daisukeinkyoto.wordpress.com/
Jovem otaku/geek/nerd, mestrando em Literatura Comparada na Universidade de Kyushu, tendo como foco culturas de massa (animê, mangá, light novel). Membro do clube de acapella HarmoQ, e viciado em livrarias e lojas de produtos de animê. Facebook: https://www.facebook.com/daisuke.h0j0 Instagram: @daisuke_h0j0

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.