Review | Gurren Lagann (Completo)

JMangá POST 2016 62

Há muitos e muitos anos, a humanidade foi obrigada a viver nos subterrâneos. Subir para a superfície significava a morte e, por isso, os poucos que se atreviam eram considerados rebeldes e nunca mais se ouvia falar deles… Até que um desmiolado acendeu uma chama num pacífico escavador e isso deu início à retomada da superfície. Estamos falando da adaptação para mangá de Kotaro Mori para Gurren Lagann, anime clássico idealizado pelo estúdio Gainax. A edição brasileira ficou por conta da editora Sampa e o décimo e último volume chegou às bancas e lojas especializadas neste dezembro. Agora, o JWave tem o prazer de contar a vocês tudo sobre essa obra divertida, afinal, quem vocês pensam que somos? 😉

gurren-lagann-2

A história

Simon não conhece nada do mundo além da vila subterrânea onde nasceu e cresceu. Seu melhor amigo é Kamina, um rapaz que faz as vezes de irmão mais velho de todos e que alimenta o sonho de, um dia, reencontrar seu pai que prometeu esperá-lo na superfície.

Em uma das escavações para abrir caminhos para a vila expandir-se, Simon encontra uma mini broca, que instintivamente sente que é um tesouro que deve guardar com carinho. Além da broca, Simon também se depara com uma escultura estranha de rosto e, graças à essa descoberta, encontra Yoko, uma garota bonita (e claro, pra que usar roupa nessa vida) e boa de briga, que explica para Simon e Kamina que os humanos vivem nos subterrâneos por causa dos homens-fera, que comandam os Gamens, uma espécie de robô. Eles são liderados por Lord Genome, que insiste que a humanidade deve ficar exatamente onde está.

Além disso, Yoko explica que o tal rosto que o Simon encontrou também é um Gamen e este, por sua vez, sente que sua mini broca é a chave para controlá-lo. Kamina dá ao robô de Simon o nome de Lagann e rouba um do inimigo pra ele, mudando arbitrariamente o nome para Gurren. A junção dos dois forma o incrível e invencível Gurren Lagann, que tudo pode com a força de vontade dos dois amigos e a inabalável fé de Kamina em Simon.

Com a preciosa ajuda de Yoko, eles conseguem sair do subterrâneo e formam a Brigada Gurren, que ganha adeptos à cada dia graças ao infindável carisma de Kamina. Infelizmente, em uma batalha épica contra um inimigo honrado, Kamina morre e Simon é obrigado a evoluir, não só como combatente e piloto do Gurren Lagann, mas também como ser humano.

Depois de muita luta e da chegada de Nia, a filha abandonada pelo Lord Genome, a Brigada Gurren derrota todos os inimigos e faz com que a paz reine na superfície, permitindo também que a humanidade volte para o lugar onde pertence.

Sete anos se passam e um novo e derradeiro inimigo surge. Mais uma vez, Simon terá que comandar o Gurren Lagann para proteger não só seus amigos e as pessoas do planeta, como também para recuperar o sorriso da mulher que ama. E esse será o maior desafio que ele irá enfrentar.

gurren-lagann

Opinião

Gurren Lagann é o shonen por excelência. A trama é basicamente inspirada nas “costas de um homem”, o que rende momentos que vão do humor mais caricato ao drama mais profundo.

Apesar de ser uma história com muitos personagens, todos eles têm seu papel definido na trama. Existem as garotas gostosas e boas de briga, os rapazes com a crença inabalável na amizade, os vilões que não são tão vilões assim, robôs legais pra caramba e batalhas cheias de nomes de golpes muito criativos.

A evolução do protagonista é visível, mas não só a dele. Todos os personagens do jeitinho que são fazem a Brigada Gurren serem o que ela é: um grupo de pessoas para os quais a palavra impossível não existe e que irão resolver os problemas sempre do mesmo jeito, ou seja, na base da porrada e confiando sempre suas costas uns aos outros.

finaliza-la-publicacion-del-manga-de-tengen-toppa-gurren-lagann

Agradecemos à editora Sampa que, gentilmente, nos enviou a coleção para análise.

Relacionados

spot_imgspot_img
Luana Tucci de Lima
Luana Tucci de Lima
Fã incondicional de CLAMP, Nobuhiro Watsuki e Yuu Watase. Adora mangás Yaoi , Turma da Mônica e... mordomos de óculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.