cultura japonesa5 post
Para quem já foi ao Japão ou sonha ir pra lá, é uma das cadeias mais famosas da terra do sol nascente. Sendo a segunda rede mais famosa no Japão, a MOS BURGER, perdendo apenas para McDonalds.

MOS Burger pode ser chamado em inglês de fast-food restaurant chain, ou simples de fast-casual. Esse tipo de cozinha foi criado no Japão, contrariando o tradicional Fast Food desenvolvido pelas redes americanas. Ele consiste no lanche feito na medida pra você, portanto não uma refeição padrão e rápida como suas concorrentes americanas, valorizando o sabor da comida.
Não pense que essa rede se limita apenas ao Japão, muito pelo contrario, seguindo o caminho de sucesso, a rede cresceu chegando a todo leste asiático. Tendo lojas em Taiwan, Singapore, China, Hong Kong, Tailândia e Indonésia. Em 2005, a franquia chegou aos Estados Unidos, mais precisamente no Havaí.
Origem

Fundado em 1972, MOS Burger, sendo seu escritório central na região de Shinjuku, em Tóquio. Atualmente a rede tem 1.327 lojas e utilizam dois slogans “Hamburger is my life” (Hamburger é a minha vida) e “Japanese Fine Burger and Coffee.” (Fino hamburger japonês e Café).

As primeiras experiências como loja, começaram em março de 1972, sendo que apenas em julho a empresa MOS Food Services, Inc havia sido criada. O MOS de MOS Burger tem as iniciais de “Mountain Ocean Sun” (Montanha, Oceano e Sol).
Uma das marcas registradas da lanchonete veio em 1973, com Teriyaki Burger. Para que não sabe, Teriyaki é um método japonês de cozinhar carne e peixe que são postos a marinar em molho de soja e vinho de arroz e depois são grelhados na brasa. Assim nasceu um dos hambúrgueres tipicamente japoneses, que chamou atenção da concorrência. Para se ter uma idéia, até o Mc Donalds tem sua versão, batizada de Mega Teriyaki Burger.

Em 1984, a rede fez a versão Teriyaki de frango, batizando de Teriyaki Chicken Burger. Sempre reforçando e criando lanches para o público nipônico.

Um dos grandes sucessos da MOS Burger, veio em 1987 com o MOS Rice Burger, onde é trocado a carne por um hambúrguer de arroz. Tendo uma massa especial que mistura arroz, cevada e milhote, o MOS Rice Burger foi um dos grandes sucessos.

Recentemente, mais precisamente em 2005, a MOS Burger inovou mais uma vez, lançando o Takumi Burger. Custando mil ienes (aproximadamente 22 reais), o lanche vem com um bife da Tazmania com wasabi e outros ingredientes exóticos. É com certeza um lanche refinado e cultuado para aqueles que preferem a fast-casual ao fast food.

A rede é conhecida por ser mais cara que a do Mc Donalds, porém a própria rede faz uso dessa imagem pra se valer que não é uma rede de fast food, e graças a esse posicionamento da marca, a rede conseguiu seu espaço e sucesso no Japão.
No Brasil

Infelizmente a MOS Burger ainda não tem planos de lançar lojas em território brasileiro. Sendo uma franquia pop, ela está presente no universo pop japonês, estando sempre presente em obras de animê e mangá.

Como a rede ainda se concentra no leste asiático, diria que está muito longe de se ver um MOS Burger brasileiro. Porém, fica anotado, caso viajar ao Japão, não deixe de passar em uma das lojas da rede.

About Giuliano Peccilli

Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

View all posts by Giuliano Peccilli